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  • Larissa Gonçalves

Como promover o ensino de alunos com deficiência auditiva

Como promover o ensino de alunos com deficiência auditiva

A inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar é fundamental para garantir o seu pleno desenvolvimento e aprendizado. Professores, pais e responsáveis por instituições de ensino podem desempenhar um papel crucial nesse processo, criando um ambiente acolhedor e propício à aprendizagem de todos os alunos.


Este artigo apresenta dicas valiosas e estratégias eficazes para o ensino de alunos com deficiência auditiva, abordando desde a criação de um ambiente inclusivo até a utilização de recursos pedagógicos específicos.


Compreendendo a diversidade


Antes de adentrarmos nas práticas pedagógicas, é fundamental compreender a diversidade da deficiência auditiva. O termo abrange um espectro amplo de perdas auditivas, desde leves até profundas, que podem ser congênitas ou adquiridas em qualquer momento da vida.


É importante ressaltar que a surdez é uma cultura e identidade, com sua própria língua, valores e costumes. A Língua Brasileira de Sinais (Libras), por exemplo, é a língua natural da comunidade surda brasileira, sendo fundamental para a sua comunicação e expressão cultural.


  • Posicionamento: posicione-se sempre de frente para o aluno durante as aulas e atividades, evitando falar de costas ou com o rosto coberto.

  • Contato visual: mantenha contato visual constante, certificando-se de que ele esteja compreendendo o que você está dizendo.

  • Clareza na fala: fale de maneira clara, pausada e com articulação adequada, evitando falar rápido demais ou em tom muito baixo.

  • Recursos visuais: utilize recursos visuais como cartazes, slides, imagens e vídeos para complementar suas explicações e facilitar a compreensão.

  • Escrita no quadro: mantenha o quadro sempre escrito de forma legível e evite escrever ao mesmo tempo que fala.

  • Atenção à iluminação: certifique-se de que a sala de aula esteja bem iluminada, evitando sombras no seu rosto que dificultem a leitura labial.

  • Amplificadores de som: utilize amplificadores de som para garantir que o aluno tenha acesso à sua voz e à de outros colegas.

  • Legendas: ofereça legendas em tempo real para vídeos e apresentações, utilizando ferramentas como legendas automáticas ou intérpretes de Libras.

  • Softwares: explore softwares de comunicação que auxiliem na interação entre o professor e o aluno, como chats online.

  • Incentive a participação: incentive a participação ativa em sala de aula, criando um ambiente acolhedor e seguro para que ele se sinta à vontade para fazer perguntas e expressar suas ideias.

  • Trabalho em equipe: promova atividades em grupo que incentivem a colaboração entre os alunos, com e sem deficiência auditiva.


É fundamental que o professor busque adquirir conhecimento da linguagem em Libras para se comunicar com o aluno de forma eficaz e criar um vínculo de confiança. Além disso, a presença de um intérprete em sala de aula pode ser crucial para garantir a acessibilidade da comunicação e facilitar o processo de aprendizagem.


O ensino de alunos com deficiência auditiva exige dedicação, planejamento e a busca constante de novos conhecimentos e estratégias, mas é importante ressaltar que a formação continuada do professor é fundamental para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos.

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