BlogBlogs.Com.Br

Violência e drogas nas escolas

“A atenção precisa ser diferenciada para aquele adolescente tido como indisciplinado ou que tem dificuldade de aprendizagem. Ao invés de rotular e propor a expulsão, o colégio deve investir pedagogicamente no aluno”, acredita Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Procurador de Justiça.
Fonte: (Tribuna do Paraná, p.5; O Estado do Paraná, p.8; Joyce Carvalho – 18/10)

A violência na escola é assunto antigo das conversas sobre educação. Em 2000, a UDEMO realizou uma pesquisa com quase 500 escolas públicas de todo o estado de São Paulo, 44% afirmaram que a violência aumentara em relação aos anos anteriores.

É importante ressaltar que a violência escolar não vem desacompanhada de outros fatores. Não é algo que surge e termina dentro da sala de aula. É apenas uma das facetas dos variados tipos de violência que acercam o jovem diariamente: a violência familiar, social, estatal, verbal, física, comportamental, entre tantas outras. O aluno influenciado por tipos de violência em casa ou na rua é meio de transporte para que esta violência adentre as escolas.

O assunto é vasto e merece muitas discussões e reflexões. Contudo, para o professor, além de combater as causas, é de imediata importância também entender e tentar controlar suas conseqüências. Para isso, muitas possíveis soluções estão sendo apontadas a fim de que esse sério problema seja resolvido. Uma das ações que melhores resultados tem mostrado é a boa gestão da escola. Ou seja, a vontade dos diretores e dos professores de mudar o quadro depredado da escola. Bons exemplos encontramos em escolas como a da Vila Prete e a Professor José Negri, ambas no estado de São Paulo. Essas escolas conseguiram ótimas notas em exames nacionais, e o segredo está na boa gestão.

Uma gestão de qualidade inclui projetos que tragam os professores, pais e voluntários para perto dos alunos, dentro da escola. Projetos como atividades internas nos períodos em que não se tenham aulas, aos fins de semana etc, assim como o conhecido Amigos da Escola, ou mesmo outros de iniciativa própria nas comunidades.

O importante é acreditar no aluno. Não se pode desistir daquele aluno que não consegue aprender e tem dificuldades dentro e fora da escola, sentindo-se intimidado com a frustração, ele pode reagir com violência. A professora Mabel Victorino, 30 anos, deixa isso claro quando fala sobre o assunto,

“A gente tem de usar todas as formas possíveis para fazer o aluno aprender… Se não dá de um jeito, aprende de outro.”

A vontade de se empenhar na pacificação da escola já é bem antiga, em 1999, uma reportagem da ISTOÉ que tratava da violência escolar coloca um comentário do pedagogo Roberto Leme, presidente da UDEMO na época,

“Sem conseguir sobressair, os jovens se juntam em grupos e partem para a violência”, explicitando a importância das atividades extracurriculares na rotina do jovem.

As Drogas

Um dos principais motivos da violência escolar está no uso e no tráfico de drogas (ilícitas ou não). Muitos alunos usam e comercializam drogas dentro e nas proximidades da escola. Isso também atrai maus elementos para os arredores das instituições. Na mesma pesquisa da UDEMO,

“27% das escolas pesquisadas relataram que alunos portavam e consumiam bebidas alcoólicas durante as aulas. 19% das escolas foram invadidas por estranhos, com objetivo de furto, roubo, estupro, tráfico, de drogas. 18% acusaram porte ilegal de armas, por parte dos alunos.”

A solicitação de um bom policiamento às autoridades, como se já não fosse um dever, pode ajudar. Às vezes, apenas a presença de uma viatura da Guarda Municipal já é o suficiente para intimidar possíveis problemas nas saídas das escolas e o comércio de drogas – pelo menos em frente aos portões.

Um levantamento publicado pelo jornal argentino Clarín, no ano passado, mostra que o Brasil é o 3º em uso de cocaína na América do Sul,

“1,7% dos brasileiros matriculados no ensino médio já consumiram a droga.”

O Brasil perde apenas para a Argentina e para o Chile. Isso pode nos dar uma idéia de como o problema é grande.

Sem contar o uso de bebidas alcoólicas e de cigarro comum. A criança com muito tempo livre ocioso acaba por assistir a muitos programas violentos e que incentivam o uso de álcool, por exemplo. Aída Maria Monteiro Silvia trata, em seu texto, A Violência na Escola: A Percepção dos Alunos e Professores (link para o arquivo em .pdf), entre outras coisas, a influência que a programação pouco educativa da televisão causa às crianças.

Campanhas e projetos que dão seminários sobre o uso e o efeito das drogas no organismo podem ajudar no combate a esse uso indevido na rua e nas salas de aula.

351 Respostas para “Violência e drogas nas escolas”

  1. #1 Gabriel Perissé:
    04/02/07 às 10:47

    Prezado André, obrigado pela visita ao meu blog — http://www.oprofessordofuturo.blogger.com.br/ —, e pelo visto a semelhante entre os títulos de blog vai mais longe.

    Forte abraço,

    Gabriel

  2. [...] Pode parecer redundante falar sobre violência, crime e escola novamente, assunto que já foi previamente abordado no texto “Violência e drogas nas escolas”, também de minha autoria. Contudo, este é um assunto que volta a bater na mente dos cidadãos de bem. [...]

  3. #3 elessandra jacomini da silva:
    03/04/07 às 15:40

    oi gostaria de poder saber mais sobre drogas na escola, pois estou cursando a faculdade de serviço social e pretendo me especializar na aréa da educação. conto com a sua ajuda. obrigado

  4. #4 fabíola:
    19/04/07 às 14:47

    Irei apresentar um trabalho sobre drogas e violência nas escolas, e gostaria muito de saber mais sobre o tema citado.

  5. #5 Helton:
    19/04/07 às 16:42

    Gostaria de ter informação, como elaborar um projeto sobre drogas em minha escola, sou professor em Figueirão MS

  6. #6 Ana Carolina:
    23/04/07 às 09:43

    bom…eu estou fazendo um trabalho sobre este tema na faculdade e queria perguntar pra vcs se esta associaçao so fuciona no estado de sao paulo???
    voces nao tem medo de acontecer alguma coisa com voces??
    queriam q vcs mandassem informaçoes sobre este assunto para meu e-mail…

  7. #7 Profeta Amaraji:
    11/05/07 às 09:06

    Gostaria de receber mais informações de como trabalhar com o tema das drogas na escola. Agradeço aos que me ajudarem.

  8. #8 mario cesar:
    12/05/07 às 22:38

    vou apresentar um trabalho relacionado a esse tema queria saber mais sobre o tema.

  9. #9 cleber:
    15/05/07 às 15:27

    eu estou fazendo um trabalho de escola sobre violência escolar mande um e-mail para mim e indique a melhor pesquisa

  10. #10 JANAINA:
    18/05/07 às 10:16

    olá como viram meu nome é JANAINA, eu estou fazendo meu projeto de monografia e vou falar sobre esse tema DROGAS E VIOLENCIA DENTRO DA ESCOLA, mas eu quero visar mais o lado da aprendizagen e gostaria caso fosse possivel que alguem me indicasse algum escritor. livro algum teorico vlw ja fico grata desde ja.

  11. #11 zilma mozer:
    18/05/07 às 13:28

    estou desenvolvendo artigo para pós graduação e gostaria de saber mais sobre a relação da escola (Direção e Professores) com o problema.

    frata

  12. #12 Rosa:
    21/05/07 às 21:17

    Olá, estou fazendo um projeto de pesquisa sobre a violência na escola. Sou pedagoga, estou cursando psicopedagogia e num futuro próximo gostaria de desenvolver esse projeto numa escola de ensino infantil ao fundamental. Gostaria de receber sugestões de leituras sobre o assunto. Como psicopedagoga, como deve ser minha intervenção na busca de uma solução para esse problema tão grave? Por favor, me ajudem!

  13. #13 tatiane:
    15/06/07 às 15:48

    sou acadêmica de srviço social e gostaria de saber sobre projetos sociais emescolas,relacionados ás drogas ou esportes

  14. #14 Yara Ingred:
    19/06/07 às 09:05

    Realmente a violencia está querendo tomar d conta das escolas, por isso deveria haver mais projetos tanto para romper o cotidiano nas escolas quanto para motivar os alunos a não se envolver com as drogas.

  15. #15 EJD:
    21/06/07 às 08:21

    Nossa escola é em um bairro carente, a violência é muito grande os alunos faltam com o respeito com o diretor, com o professor, funcionarios. Chingam palavroes horriveis, à varias agressoes na hora do recreio… é como plantar no deserto, parece que nao temos saida.

  16. #16 Ana Cristina:
    08/07/07 às 20:53

    Olá sou estudante de psicanálise, estou escrevendo sobre violencia na escola, um disturbio mental? gostaria que me indicassem alguns livros.

    Obrigada.

  17. #17 Paulo Roberto:
    24/07/07 às 20:56

    Meu filho esta fazendo um trabalho sobre violência entre os jovens, associado ao uso de drogas. Ele esta cursnado a 7ª série, gostaria se possível receber algumas matérias que pudessem alimentar o tema a ser abordado, obrigado.

  18. #18 tereza nadja:
    02/08/07 às 19:00

    Eu queria saber seu nome para poder terminar minha pesquisa sobre droga. Obrigada antecipadamente.

  19. #19 GABRIELA:
    03/08/07 às 17:59

    estou no ultimo ano do magisterio e é muito importante esse tipo sites e reportagens na nossa formação de professores mesmo de 1ª a 4ª que é o meu caso. por a agressividade pode começar no jardim de infancia.

  20. #20 Mariluce:
    07/08/07 às 19:22

    bom…sou estudante de pedagogia e estou fazendo um trabalho sobre o tema violência nas escolas e gostaria que mandassem informaçoes sobre este assunto para meu e-mail…

  21. #21 luan josé de oliveira fortuna:
    14/08/07 às 19:23

    eu irei fazer um trabalho sobre violência na escola!
    estou cursando a 8ª série do ensino fundamental
    gostaria que vcs me dessem algumas idéias!

  22. #22 Gabrielle Seixas Neves:
    20/08/07 às 14:57

    Bom!estou fazendo um trabalho sobre,violencia nas escolas e gostaria de saber mais sobre esse assunto!
    Estou cursando o 3 ano do ensino medio!

  23. #23 Ednei Venancio:
    20/08/07 às 18:33

    Boa Noite, estou realizando uma pesquisa para trabalho de faculdade “Fundamentos da Educação” e gostaria de + informações sobre o assunto “Violencia na Escola”
    Obrigado. Ednei Venancio.

  24. #24 Katia:
    22/08/07 às 20:53

    olá, estou fazendo uma pesquisa sobre o tema violencia na escola, e gostaria de receber mais informações sobre trabalhos e bibliografias que possam me auxiliar nesta pesquisa.Conto com a ajuda de todos!

  25. #25 meriele:
    05/09/07 às 10:43

    as vezes pensamos que se nao resolvermos nossos assuntos achamos que é melhor resouver na briga mas isso ta errado porque temos que conversar e nao briga para resouver.

  26. #26 Shirley Gonçalves lobato:
    17/09/07 às 17:21

    Estarei apresentando um Laborátorio academico, sobre violencia nas escolas, gostaria que me mandasse material pra eu estudar e apresentar, obrigada.

  27. #27 ana maria:
    20/09/07 às 16:38

    Confirmo com que lí . Muitos alunos comercializam drogas na escola, acredito que isso tem que ter um fim….

  28. #28 Ana Rita:
    02/10/07 às 16:05

    OI eu ando nao 2 ciculo e tenho de fazer um traballho sobre a violência nas escolas e queriavos pedir ajuda para o meu traballho.tenho que entregar ate ao dia 31 de outobro de 2006

  29. #29 Érika Essinger:
    07/10/07 às 22:58

    Olá, sou estudante do quarto período de letras e estou pagando Projeto Pedagógico, nossa segunda prova este semestre é apresentar um projeto pedagógico para ser apresentada aos responsáveis pelo Liceu de Artes de Ofícios de PE sobre prevenção de drogas na escola, gostaria que, se possível, você pudesse me enviar material extra sobre o assunto a fim do trabalho ter um pouco mais de embasamento teórico. Grata. Érika Essinger

  30. #30 Laryssa Jandisnay Ferreira Rosa:
    22/10/07 às 12:54

    gostei da maneira q falaram sobre a violencia, foi de uma maneira muito tranquila, e q faz agente entender td q ta escrito!!!

  31. #31 Micheli de Albuquerque:
    26/10/07 às 12:44

    Oi eu sou estudante do Colegio estadual Divina Olimpio Miranda ou melhor ou CEDOM, estou agora junto com todos os alunos da minha sala fazendo um pesquisa sobre violencia, e queri dizer que achei o site muito bom, pois relata sobre a Violencia na escola, sobre as drogas, que e um assunto muito comum hoje em dia,quero dizer que gostei muito da manaira que voces ralataram sobre o assunto discultido.

  32. #32 Jéssica:
    26/10/07 às 12:45

    Realmente a violência nas escolas deve ser melhor trabalhada, a violência em si é um fator que gera muita discursão não se sabe ao certo o que gera a violência, porque são muitos os fatores que a geram como relacionamentos familiares, discriminações, problemas sociais como a desigualdade social, etc.

  33. #33 Carloman Porto:
    26/10/07 às 12:46

    os duas vezes ao ano. Sou professor do Colégio Divina Olimpio Miranda e sempre que tem abertura para este tema comento com meus alunos inclusive hoje eles estão opinando sobre este assunto aqui no laboratório de informática.

  34. #34 Fernanda,Claudia,Kelly:
    26/10/07 às 12:50

    Estamos fazendo uma pesquisa escolar sobre drogas nas escolas e chegamos a conclusão de que em nosso meio escolar não encontramos muitos problemas sobre o assunto citado.Drogas, um assunto muito comentado, mais pouco solucionado. Precisamos mais policiamento nas escolas para assim acabar com esse tipo de movimento que tem acabado com muitos jovens brasileiros.

  35. #35 breno:
    26/10/07 às 12:50

    A violencia nesse pais ta muito deficil para as autoridades cuidar tanto faz nas escolas como no mundo se nos se consientisarmos nos todos poderemos ter um mundo melhor
    QUEREMOS PAZZZZZZZZ!!!!

  36. #36 brunna dos santos gomes:
    26/10/07 às 12:52

    eu acho normal porque a maioria das pessoas usam.Não sou contra nem a favor.

  37. #37 Thuane Medeiros Cabral.:
    26/10/07 às 12:52

    Eu sou aluna do Colégio Estadual Divina Olimpio Miranda 2ºano. Cidade Ocidental (GO). A violência e drogas nas escolas não tem acontecido muito na minha escola, tipo o uso de drogas na minha escola não entra, mais o uso do cigarro sim muitas vezes pegamos alunos fumando dentro da escola escondido do Diretor. No COLÉGIO não aconteci brigas e muito dificil mais machucar pessoas com palavras, ensultos tem muito , que e uma coisa pior do que uma brigar. Uma briga agente esqueci mais palavras permaneci nos nossos pensamentos para sempre. Eu acho que se todos os alunos se Conscientizarem e verem que escola e lugar de estudar não de trafico de drogas e violências , e um lugar onde esta o nosso futuro.Obrigado

  38. #38 joycilene sampaio milck:
    26/10/07 às 13:00

    Hoje no mundo em que vivemos deveria ter mais segurança nas escolas,pois a maior convivência desses adolescentes são dentro das escolas,e também vai a conciência de cada um deles.
    As drogas é muito comum entre esses jovens só vai nessa quem não tem conciência e tem problemas na cabeça.

  39. #39 dailane e antonio:
    26/10/07 às 13:06

    na minha opinião a violencia nas escolas esta relacionado a problemas famíliares, e a má,formação escolar dos país .
    esso é o inicio de tudo ,pois com a má formação dera ambientes desagradaveis como favelas e dificuldades financeiras.

  40. #40 jéssica:
    26/10/07 às 13:07

    A VIOLENCIA NAS ESCOLAS ESTA CADA VEZ MAIOR E É PREUCUPANTE COMO O PROPRIO NOME DIZ A VIOLELNCIA E DROGAS NA ESCOLA É UMA DROGA.
    CEDOM

  41. #41 Dhellys Tatiane:
    26/10/07 às 13:09

    Acredito que todas as pessoas que usam não adimitem que são viciados mas quando a pessoa encontra um amparo ela se salva desse vicio orrorozo.

  42. #42 helen cristina:
    26/10/07 às 13:25

    somos alunos do colegio divino olimpio miranda e entedemos que a violencia nao começa nas escolas vem de dentro de casa pelo pai que é agressivo.
    existe varios tipos de violencia verbal física,social…e muitas das vezes a violencia influenciada na rua.
    É importante que os professores ajudem os alunos que entedam, mas nao é preciso o apoio so da escola mas também dos familiares.
    nayara gatinha
    Lohanna rebelde
    felipe guitarra
    helen calvin

  43. #43 Julyanne e Manny:
    26/10/07 às 13:29

    Somos alunas do Cedom e gostariamos de dar nossa opinião sobre o texto que foi bem elaborado pelo autor…
    Realmente a violencia está querendo tomar conta das escolas, por isso deveria haver mais projetos tanto para romper o cotidiano nas escolas quanto para motivar os alunos a não se envolver com as drogas.
    bjinhos a´ todos,amamos chocolate………..

  44. #44 Filipe Jansen:
    26/10/07 às 13:31

    a violecia que existe hoje em dia nas ruas
    tem influenciado muito nas escolas
    atrapalhando o desempenho escolar dos alunos

  45. #45 italo:
    26/10/07 às 13:32

    alunos do cedom: todos sabemos que o indice de violência no nosso
    pais é muito alto, mas o que poucos sabem é que
    os maiores indicios registrados são nas escolas, e
    são praticados pelos proprios alunos e ninguém
    toma atitudes a respeito, fazendo com que o indice
    aumente mais e mais a cada dia.jonkes, italo

  46. #46 Julyanne e Manny:
    26/10/07 às 13:33

    Amamos Chocolate e não DROGAS………..
    ame vc tbm chocolate e não DROGAS……..

  47. #47 Fhernanda Kássya:
    26/10/07 às 13:33

    sou aluna do cedom estou aqui para dar minha opiniao sobre o texto acima.
    a violencia nas escolas podem ser evitadas, so basta todos quererem.
    Nayane, alba, julyanne e manny amo todas vcs…
    bjussssssss

  48. #48 Julyanne e Manny:
    26/10/07 às 13:35

    FHE tbm amamos vc mas prefirimos chocolate…………..

  49. #49 jéssica porto e leudenir:
    26/10/07 às 13:35

    Hoje todos nós sabemos que alto índice de violência nas escolas é causado quase sempre por adolescentes que passam por trastornos famíliares . Não se sabe ao certo o que gera a violência por que são vários fatores que influenciam , pedimos paz e justiça.

  50. #50 cicera nayane:
    26/10/07 às 13:38

    sou aluna do cedom eu odeio drogas nem mesmo poderia usar por que estou gravida tabem eu acho um a bisurdo que usa essa merda te amo fernanda ,alba,juju,manny.

  51. #51 kemia,suelen e jéssica cunha:
    26/10/07 às 13:41

    nos concordamos com a proposta do site,somos alunas do cedom, e acreditamos que uma boa gestão nos colégios baseados em projetos e o poder de acreditar nos alunos pode ser uma solução para a violência nas escolas.Também concordamos que um dos principais motivos da violência nas escolas estar no uso de drogas,dentro e nas proximidades do colégio e que um bom políciamento pode ajudar apenas a presença intimida

  52. #52 Julyanne e Manny:
    26/10/07 às 13:43

    as amizades influenciam no uso de drogas………
    tome cuidado com quem vc anda…………..
    naum ande com a fernanda……….

  53. #53 angelica e lourene:
    26/10/07 às 13:53

    Nós somos estudantes do Colégio Estadual Divina Olimpio Miranda Cidade Ocidental Goiás, e estamos juntos com nossos colegas de classe no laboratório visitando este site, achamos ele muito importante para studar, pois trata-se de dois temas bem polêmicos que é a violência e drogas nas escola e um dos motivos da violência sta no uso dessas drogas.

  54. #54 hellen gomes ,wesley carlo:
    26/10/07 às 14:31

    A atencao sobre isto e muito presisa
    po que pode a contecer varias violencias contra os proferssores

  55. #55 gabriel:
    26/10/07 às 14:33

    Eu acho que nestas escolas não tem seguransa.
    os professores devia ajudar eles no texto fala que
    os alunos tem porte ilegal de armas e tambem droga, eu so não entemdo la nesta escola não tem
    policia nesta escola quando os professores não chaman a policia e as drogas que os alunos consumen em sala de aula sara que os professores não conseguem ver isto e tambem a bebida alcoólicas em sala de aula eles deviam chamar a policia e prendelos esse e mel comentario.

  56. #56 raul soares dos santos:
    26/10/07 às 14:34

    É importante ressaltar que a violência escolar não vem desacompanhada de outros fatores.É apenas uma das facetas dos variados tipos de violência que acercam o jovem diariamente: a violência familiar, social, estatal, verbal, física, comportamental, entre tantas outras etc…

  57. #57 Beatriz eduarda:
    26/10/07 às 14:38

    de acordo com a minha opinião a violencia escolar está no uso e no trafico de drogas
    porisso não use
    DROGAS

  58. #58 poliana nonato de oliveira:
    26/10/07 às 14:38

    sou estudante do colegio estadual divina olimpio miranda cidade ocidental goias.bom a violencia edrogasna escola estao muito dificio de controlar pois isso que esta no sait e bom para nos estudar

  59. #59 DEBORAH é KAROLINA:
    26/10/07 às 15:15

    como seria as escolas sem droga é violencias…
    já deu pra vc imaginar…..

  60. #60 Keven:
    26/10/07 às 15:20

    Para mim as drogas são como uma porta,para entrar é facil mas para sair é muito complicado.
    Como eu sou jovem não tenho interesse em nehum tipo de drogas,mas em algumas escolas passam droga isso é muito errado porque a escola é um local de estudos.

  61. #61 Tobias:
    26/10/07 às 15:24

    Aqui no meu colegío há um aluno de outra sala que fuma despreocupadamente , como no texto com certesa ele não deve ter o mínimo de acompanhamento psicologico de seus pais ou até mesmo da escola , que não toma nem uma providencia …

  62. #62 lucas:
    26/10/07 às 15:25

    eu acho que os alunos ou professores que comete agreçoes nas escolas deve ser punido por que isso não e coisa que se fassa no colegio eu sei que estol sendo idiota mas em sertos pontos tenque ser
    + como seria as escolas sem drogas ? não sei por que nunca estudei em uma que não tenha drogas……

  63. #63 bruno:
    26/10/07 às 15:27

    aqui no cedom dez de quando eu comecei a estudar aqui eu nunca vi nem uma violencia mas ja vi a quelas menininhas brigando discutindo aqui

  64. #64 Tobias:
    26/10/07 às 15:27

    As drgas são uma saída de se fugir da realidade só que a realidade é que eles não intendem que essa não é a saída mais procurar ajuda proficional !!!

  65. #65 suenne radaelli:
    26/10/07 às 15:30

    E importante q o colégio ter + cuidado .porque as escola estão com muita violência não só isso mas outras coisa etc…

  66. #66 gabriel:
    26/10/07 às 15:31

    na minha opnião eu acho que as pessoas que fasem esse tipo de coisas deveria ser banido do colegio ou seja cerveja

  67. #67 Rayane:
    26/10/07 às 15:35

    Aviolencia na escola,A violência na escola é assunto antigo das conversas sobre educação,um dos muitos motivos da violencia nas escolas e uso de drogas .

  68. #68 gil marconi:
    27/10/07 às 08:09

    eu vou apresentar a monografia sobre violencia na escola . se tiver algum material de violencia escolar me mande . obrigado

  69. #69 Higodrak:
    29/10/07 às 09:26

    É importante ressaltar que a violência escolar não vem desacompanhada de outros fatores. Não é algo que surge e termina dentro da sala de aula. É apenas uma das facetas dos variados tipos de violência que acercam o jovem diariamente: a violência familiar, social, estatal, verbal, física, comportamental, entre tantas outras. O aluno influenciado por tipos de violência em casa ou na rua é meio de transporte para que esta violência adentre as escolas.

  70. #70 THUANY MARIA:
    29/10/07 às 09:32

    Nós como alunos, devemos respeitar os nossos professores, mesmo que eles não nos respeite devemos fazer nossa parte… A volência tem aumentado muito, o que muito influi nessa violência é as drogas…

  71. #71 cristn:
    29/10/07 às 09:35

    nos devemos ter respeito para com vivermos com paz nas escolas os professores tem que com vesar mis com os alunos para saber o seu probrema si e na famila o na sociedade. ((cedom))((turma 9 ano “a”))

  72. #72 brenda:
    29/10/07 às 09:35

    Fugi da SKOLa e caí na BOHEMIA. vê se não me emBRAHMA e traz uma ANTARTICA

  73. #73 CAIQUE:
    29/10/07 às 09:36

    AS PESSOAS TEM TIDO MUITA DIFICULDADE COM ALGUNS ALUNOS, PRINCIPALMENTE OS DEPENDENTES DE DROGAS,…

  74. #74 brenda:
    29/10/07 às 09:36

    O Ministério da saúde adverte: Fumar e Beber fazem mau a saude. FODA-SE O MINISTÉRIO!

  75. #75 Taís Rodrigues:
    29/10/07 às 09:37

    Somos alunas do Colégio Estadual Divina Olimpio Miranda
    Nossa opinião é que A violência na escola é assunto antigo das conversas sobre educação.
    O importante é acreditar no aluno. Não se pode desistir daquele aluno que não consegue aprender e tem dificuldades dentro e fora da escola, sentindo-se intimidado com a frustração, ele pode reagir com violência.
    Ass:Taís,Dayane,Stephanne

  76. #76 Natasha Cardoso*The Style Perfect...*:
    29/10/07 às 09:39

    Na Minha Opniao Violencia E Um Tema Realmente Preocupante e Polemico , Pois Quando Nao Há Respeito , A Violencia Sempre Acontece…

    By: Natasha* , Jessica , Kamila , Priscilla…

  77. #77 Hudson,Cristina,Victor:
    29/10/07 às 09:40

    Estudamos no CEDOM na Cidade Ocidental-Go,entendemos que Um dos principais motivos da violência escolar está no uso e no tráfico de drogas (ilícitas ou não). Muitos alunos usam e comercializam drogas dentro e nas proximidades da escola. Isso também atrai maus elementos para os arredores das instituições.

  78. #78 TATIANE:
    29/10/07 às 09:41

    EU NÃO CONCORDO COM VIOLENCIA….

  79. #79 brenda:
    29/10/07 às 09:41

    As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas.

  80. #80 Miss N*C*...:
    29/10/07 às 09:42

    Brenda KbuloZa…*

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk

  81. #81 THUANY:
    29/10/07 às 09:44

    EU SOU ESTUDANTE DO COLÉGIO CEDOM DA CIDADE OCIDENTAL-GO, EU NÃO CONCORDO COM A VIOLENCIA QUE MUITOS ALUNOS OU ATE MESMO ALGUNS PROFESSORES COMETEM, DESSE JEITO NUNCA TEREMOS PAZ. E ONDE IREMOS PARAR ASSIM?

  82. #82 ADRIEL cidade ocidental é nois na fita mais a BRUNA , MARCELA e JAQUELINE:
    29/10/07 às 09:46

    primeramente vcs tem orar pra DEUS abençoar esta terra, participar de eventos culturais e dizer não as DROGAS, e ficar com DEUS .

  83. #83 Gabriela,Marcielle e Ramon.:
    29/10/07 às 09:48

    A nossa opinião sobre o assunto é muito superficial,mas podemos concluir que isso é um problema que envolve todas as escolas e que a única solução é criar um projeto que realmente aconteça de forma segura nas escolas e que realmente tenha resultado

  84. #84 KBULEITION:
    29/10/07 às 09:49

    CRISTINA TU É FEIA …

  85. #85 Miss N*C*...:
    29/10/07 às 09:50

    Violencia E Drogas…
    Carak Sinceramente Eu Acho q A Maconha Poderia Ser Legalizada…

    Assim O Trafico E A Violencia Diminuiriam no Minimo 79%…

    Um Voto Para Legalizar A Maconha…

    Bob Marley SEMPRE…

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKk

  86. #86 numero 33:
    29/10/07 às 09:51

    9 ano vai aprender escrever e todo mundo esta fedendo menos eu numero 33

  87. #87 Admiradora Secreta:
    29/10/07 às 09:52

    Ramon vc e lindo , te amo adimiradora secreta

  88. #88 numero 33:
    29/10/07 às 09:52

    natasha vai toma banho vc esta fedendo

  89. #89 Raquel e Rebeca:
    29/10/07 às 09:53

    A violência em sala de aula aumenta frequentimente ;começa na sala de aula e termina nas ruas,assim fica complicado verificar o que anda acontecendo com os alunos…É essa a verdade!

  90. #90 numero 33:
    29/10/07 às 09:54

    ramon tu é feito

  91. #91 Miss N*C*...:
    29/10/07 às 09:55

    N° 33 Vai se LASCAR PORRA…

    Para de Mexer Com Minha Brother…

  92. #92 rodrigues são paulo:
    29/10/07 às 09:57

    9 ano vcs são um banto de maconheiro

  93. #93 Rebeca:
    29/10/07 às 09:58

    …acho que o que está acontecendo é que as “más companhias”NÃO é bom para o desenvolvimento do aluno porque drogas gera violência e conflitos entre pessoas que muitas vezes não tem nada a ver com o assunto!

  94. #94 Rebeca:
    29/10/07 às 09:59

    …Rhaynara kd tu?

  95. #95 adriel cidade ocicental:
    29/10/07 às 10:00

    gente jesus ama vcs

  96. #96 Rhaynara:
    29/10/07 às 10:01

    …kd tu narracha?

  97. #97 Miss N*C*...:
    29/10/07 às 10:01

    *Nao tem nada a ver Mas Companias Nao Existem…

    Se Lasca Quem Quer …

    Cada Um Sabe O q Faz E Com Quem Anda…*

  98. #98 numero 33:
    29/10/07 às 10:02

    vai vc coisa feia

  99. #99 Rhaynara:
    29/10/07 às 10:02

    …Rebeca tua louca

  100. #100 Rhaynara:
    29/10/07 às 10:05

    …Tá doido sereia.tó brincando…

  101. #101 Nº 16:
    29/10/07 às 10:09

    Gente a muito tempo eu queria falar mais vou contar um segeredo muito ocuto e do meu intimo , sou gay mais nao tenho prerconceito eu amo todos vcs meninos

  102. #102 Miss N*C*...:
    29/10/07 às 10:09

    Esse Povo e Doidoooooo…

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  103. #103 Nº 08:
    29/10/07 às 10:12

    nao queria falar mais vou concordar com meu amigo 16 q errou o numero e 15 o Hudson eu vou falar eu sabia do segredo dele e concordo pq eu tb sou mais me aceitem do meu jeito gay do jeito q sou te amo principalmente os menininhos .

  104. #104 Miss N*C*...:
    29/10/07 às 10:13

    Nossa Esse Menino De Rosa e L.I.N.D.O…

  105. #105 Nº 08:
    29/10/07 às 10:17

    eu concordo eu como a biba mais linda do 9ºano A eu axo ele tao fofo rsrs

  106. #106 Ramon:
    29/10/07 às 10:19

    Natasha safadona rsrs

  107. #107 kamila:
    29/10/07 às 10:21

    dayane safadinha!Ramon lindo

  108. #108 bil:
    29/10/07 às 10:21

    Para entrar nessa é muito fácil…
    Agora para sair, quase impossível.

  109. #109 Leo:
    29/10/07 às 10:24

    Eai galera Blz !!!

    EU So o menINo de RoSa!!!1

    ai queM QuIzer Me add nO orkUt estejam avontade!!!

    Falow Galera !!!

    obrigado O ElogiO quem tenha mandado!!!

    fuiii

  110. #110 só pod qm tem glamour:
    29/10/07 às 10:25

    kamila katilanga… hahaha

  111. #111 cristina:
    29/10/07 às 10:25

    quem foi o retardado que colocou meu nome aqui vai se ver comigo pois vc vai morre…

  112. #112 numero 33:
    29/10/07 às 10:26

    vai dormi

  113. #113 Leo:
    29/10/07 às 10:27

    Galera essa sait e massa!!!

    rsrsr

    hahahahah

    Altas pessoas doidasssss

    srsrsrs

  114. #114 myly:
    29/10/07 às 10:27

    e vc sua pst cala sua boca vaca besta….

    sua bunda de geladinho….rsrsrsrsrs

  115. #115 Leo:
    29/10/07 às 10:28

    quem e kamila???

  116. #116 só pod qm tem glamour:
    29/10/07 às 10:28

    o menino de rosa tu é um puco convencido…haha brinkdera bj0

  117. #117 Lady* Natasha Cardoso*The Style Perfect...*:
    29/10/07 às 10:29

    Menino Lindo Esse LÉO do Laboratorio…

    Pena Q e Casado…

    Néh?

    KKKKKKKKKKKKkk

  118. #118 myly:
    29/10/07 às 10:30

    a kamila e a que ta de roxo!lindinho….

    beijinhos

  119. #119 Mário:
    29/10/07 às 10:30

    As drogas passam … mas ficam nas pessoas como dependência quem quiser ir por esse caminho esta livre para decidir as consequências a vida mostrará…

  120. #120 fede:
    29/10/07 às 10:30

    kamila fede

  121. #121 numero 33:
    29/10/07 às 10:31

    a não natasha vai deixa

  122. #122 só pod qm tem glamour:
    29/10/07 às 10:32

    é vc numero 24 que é uma bunda de tábua

  123. #123 numero 33:
    29/10/07 às 10:32

    mario vai para merda

  124. #124 numero 33:
    29/10/07 às 10:34

    vai todo mundo toma banho

  125. #125 Leo:
    29/10/07 às 10:35

    QuEM Disse Q EU SOu CasaDO eM????

    ai eu ñ SOU MetidO ñ EM!!!!

    Bjossss para as meninas

  126. #126 numero 33:
    29/10/07 às 10:37

    que fedo ,e kamila vc peito

  127. #127 felipe:
    29/10/07 às 12:37

    Bom para mim se as escolas fossem mais protegidas e se tivese guardas nelas eu acho que não averia problemas com isto.

  128. #128 felipe:
    29/10/07 às 12:38

    se tivese mais seguransa.

  129. #129 a j:
    29/10/07 às 12:42

    a luta contra a violencia nunca vai acabar
    em quanto a gerra continuar por isso devemos
    nos armar com a biblia

  130. #130 marlos daniel:
    29/10/07 às 12:43

    eu sou o marlos daniel do 9º c do cedom eu acho que que a violência nas escolas começam com brincadeieras de mal gosto, e eles acabam apelando e vira uma briga que nunca vai acabar.

  131. #131 mavella:
    29/10/07 às 12:43

    odeio essas meninas que quer ser o que nao pode

  132. #132 Raiane e Elda:
    29/10/07 às 12:45

    se tivesse mais policiamento nas ruas nao haveria tanta violencia e todos deveriam colaborar para q ñ haja mais violencia. por isso 9 ano “c” e da paz e da guerra!

    BJS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  133. #133 mavella:
    29/10/07 às 12:45

    Um dos principais motivos da violência escolar está no uso e no tráfico de drogas

  134. #134 leandro:
    29/10/07 às 12:46

    Essas violências so acontece por falta de segurança.

  135. #135 Raiane e Elda:
    29/10/07 às 12:46

    se tivesse mais policiamento nas ruas nao haveria tanta violencia e todos deveriam colaborar para q ñ haja mais VIOLENCIA por isso 9 ano “c” e da paz e da guerra!

    BJS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  136. #136 dieferson:
    29/10/07 às 12:47

    A violencia na escola so acaba se os alunos querer.

  137. #137 sunamita:
    29/10/07 às 12:48

    A violencia na escola e´assunto muito antigo .E importante ressaltar que a violencia

  138. #138 rafael meireles:
    29/10/07 às 12:48

    Um dos principais motivos da violência escolar e a obrigação de professores que quer mandar nos alunos,
    sim pode mandar mais com respeito
    prof: não é pai
    ele apenas encina …

  139. #139 patricia:
    29/10/07 às 12:49

    a violência escolar não vem desacompanhada de outros fatores. Não é algo que surge e termina dentro da sala de aula.

  140. #140 CONFIDENTE:
    29/10/07 às 12:51

    raiane e elda vcs estao de demais
    hoje oq vces estao fazendo bjs bc…
    kkkkkkkkkkk

  141. #141 CONFIDENTE:
    29/10/07 às 12:54

    so para meninos votem na menina mais gata
    da sala :
    rakeline?
    raiane?
    rosangela?
    luana?
    sabrina?
    elda?

  142. #142 almira junia:
    29/10/07 às 12:56

    vote na menina mais gata…..

  143. #143 almir:
    29/10/07 às 12:56

    rosangela

  144. #144 bruno:
    29/10/07 às 14:08

    Violência nas escolas hoje em dia é muito comum por causas de fatores como as drogas e etc…
    Mas é um tipo de violência fácil de se combater.

  145. #145 Raul.C:
    29/10/07 às 14:09

    nós somos hoje o futuro do Brasil se gerarmos violência concerteza teremos um País violento
    e nossos professores no futuro também podem ser
    violentos, Pense: nossos atos de hoje pode ser
    o futuro de amanhã!

  146. #146 Tais e Fernando:
    29/10/07 às 14:13

    Eu acho que os alunos devem ser respeitado principalmente pelos professores pois se não tiver o respeito dos professores não terá respeito de mais ninguem

  147. #147 laurena:
    29/10/07 às 14:14

    Violência na escola começa por um bobagem,que depois gera até a morte.as drogas e a ferramenta de uso para gerar a violência,se não usar mos drogas não teremos motivo para causar a violência.

  148. #148 Mayara:
    29/10/07 às 14:15

    Oi …a violência na escola é assunto antigo das conversas sobre educação. Um dos principais motivos da violência escolar está no uso e no tráfico de drogas.
    a violencia tambem é um assunto vasto e merece muitas discussões e reflexões.É importante ressaltar que a violência escolar não vem desacompanhada de outros fatores.

  149. #149 renato e wesley:
    29/10/07 às 14:18

    A violência nas escolas hoje esta muito constante,e não e so nas escolas publicas mas tambem nas escolas particulares.
    Todos nos precisamos lutar contra a violência nas escolas.

  150. #150 Diomarcos S.:
    29/10/07 às 14:18

    E presciso aumentar a segurança nas escolas…
    (quem sabe um dia …kkkkkk)

  151. #151 dionata,juselia,marilene:
    29/10/07 às 14:20

    A violência na escola é assunto antigo dos principais motivos da violência escolar está no uso e no tráfico de drogas converssas sobre drogas na escola alunos nos entedemos q que a violencia nao começa nas escolas vem de dentro de casa pelo pai que é agressivo.
    existe varios tipos de violencia verbal física,social…e muitas das vezes a violencia influenciada na rua.
    É importante que os professores ajudem os alunos que entedam, mas nao é preciso o apoio so da escola mas também dos familiares ucasição.

  152. #152 luis e roberto:
    29/10/07 às 14:37

    nos entendemos que a violencia na escola e um problema que tem que ser resolvido com apoio dos pais e professores.

  153. #153 wanderson:
    30/10/07 às 15:15

    a droga e muito bom

  154. #154 Michele:
    08/11/07 às 17:19

    As escolas que sofrem com a violência e as drogas é preciso conscientizar seus alunos de maneira criativa e dinâmica, fazer com eles percebam o grande mal que estão para o corpo e a alma, e que nesse processo não apenas eles que sofrem , uma vez que existe a família , quem mais sofre.

  155. #155 Rutelene Paula de Souza:
    15/11/07 às 20:43

    trabalho com Educaçao Fisica, em uma escola muito violenta, dificultando o aprendizado das praticas corporais, queria um texto que eu pudesse trabalhar teoria e pratica, para alunos do ensino fundamental. Grata

  156. #156 Moacir:
    16/11/07 às 21:24

    è bom um site onde as pessoas possam manifestar ssuas emoçoes, só que esta pagina é para educaçao, isso mostra que: quem usa nao demonstra educaçao pessoal. Estou cursando pos graduçao em didatica do ensino superior e gostaria de receber mais inforçaoes sobre violencia na escola, ois este é meu tema da monografia

  157. #157 ariana:
    26/11/07 às 10:24

    as drogas e um ato de consolo e uma desculpa onde muita gente se entrega !!!! o ass: e ótimo

  158. #158 natalia de lima:
    26/11/07 às 10:33

    as escolas que sofrem violencia deve concientizar seus alunos pois eu acho que esse é um emportante de aprendizagtem

  159. #159 Carlos Henrique:
    03/12/07 às 08:42

    Os recreios devião ser de 2 em 2 salas de cada escola

  160. #160 socorro:
    11/12/07 às 18:30

    ñ sou dono do mundo mais sou filho do dono

  161. #161 ingride/barra-ba:
    13/12/07 às 11:54

    OI!!
    Eu, como aluna de escola púplica, e leitora assídua dos artigos que envolvem violncia em geral, adorei e parabenizo a UDEMO e a todos os en volvidos nesse artigo. parabens!!!
    eu, particularmente, ñ tenho muito o q reclamar d minha escola, pois moro no interior e ñ convivo c/ tanta violência, como os alunos das escolas de grandes cidades… fico triste, mas ao mesmo tempo feliz pq existem ainda pessoas q pelo menos tentam elaborar boas prapostas para diminuir essas tragédias, com muito otimismo e esperança depositados em nós, jovens!!!
    * ingride s.c., 17 anos.

  162. #162 jéssica:
    04/01/08 às 10:58

    Como tdx nóx xabemos a violência e a droga é um sério problema… Principalmente nas escolas…
    Claro k ninguém gosta de ser a victima…
    mtx dos cauxadores são pessoas com problemas…

  163. #163 Castro Verde:
    10/01/08 às 11:19

    A violênciA n a eskola é do piorio
    Mz os alunos nan dizem nd e dpx fikamos xateados né?
    Agora sem brinkar vamos fazer um trabalho sobre este tema. Por Favor metam mais informação sobre este tema neste blog e indiken outros sites k discutam este problema. Se nos kiserem ajudar konsultem este e mail: joaobaiao95@hotmail.com

  164. #164 anomino:
    10/01/08 às 11:59
  165. #165 CAROLINE RIBEIRO DA SILVA:
    20/01/08 às 11:26

    EATE COLEGIO ESTA COM UM DIRETO PIOR ELE DEIXA O PORTAO DA ESCOLA ABERTO E NAO VER QUEM ESTA ENTRANDO NO COLEGIO

  166. #166 lais:
    22/01/08 às 09:06

    grande coisa!!!

  167. #167 Evandro Soares Ribas:
    28/01/08 às 12:39

    olá
    Sou mágico Evandro Soares estou criando rotinas para serem desenvolvidas dentro do convivio escolar, gostaria de saber onde consigo mais material sobre este tema, livros, artigos, etc…
    Att. Evandro

  168. #168 Speedy:
    19/02/08 às 17:23

    Ainda bem k na minha escola/ colegio nunca me bateram!!!

    E nem vao exprimentarem senao eu ….. xamo o meu pai!!! lol

    o vosso blog ta fixe

  169. #169 Gabriela:
    25/02/08 às 18:41

    Foi muito interessante entrar nesse site; eu precisava de um tema sobre escolas como proposta de uma redação, e com isso tenho plena certeza de que conseguirei completa-la.

    Seria interessante se atualizassem e colocassem noticias novas para nós.

  170. #170 Carla:
    26/02/08 às 10:14

    eu acho que os alunos deviam ter mais mao nos alunos, porque depois quem sofre sao os professores

  171. #171 cati:
    26/02/08 às 23:57

    Em minha escola trabalhamos com uma proposta de tema gerador e a temática a ser desenvolvida neste primeiro trimestrre é o uso de álcool e drogas na adolescência. Gostaria de receber sugestões de trabalho sobre o assunto. Obrigado. Cati

  172. #172 Juliana Silva:
    05/03/08 às 17:50

    Ola sou Juliana e estou me formando como professora, e achei muito interessante e produtiva a sua pesquisa ou materia sobre esse tema.
    Esse mes irei apresentar um trabalho com o tema -Violencia na escola,e se estiver alguma materia sobre esse assunto e se vc puder mande essa materia pro meu site.
    Não repare a digitação pois meu teclado esta ruim!
    Obrigada pela atenção e uma boa tarde!

  173. #173 joao:
    12/03/08 às 09:05

    gostaria de saber mais sobre ela pois estou fazendo um trabalho

  174. #174 04juliana:
    14/03/08 às 09:06

    QUEREMOSN ACABAR COM ISSO
    VC TAMBEM QUER ACABAR COM A
    VIOLENCIA NAS ESCOLAS PUBLICAS

  175. #175 alguém:
    18/03/08 às 19:50

    me passa um texo dissertativo sobre violência na escola…
    me passa agora por que tenho que entregar amanhã.

    rápido, anda logol, me passa depressa, vai vai vai, correndo, tá demorando demais.

  176. #176 bruna:
    01/04/08 às 15:48

    oie eu e minhas colegas estamos fazendo uma
    pesquisa sobre a violência nas escolas tanto do RIO GRANDE DO SUL quanto do BRASIL queria saber mais sobre esses assuntos e dizer que podemos mudar esse mundo de drogas e violência

  177. #177 jose alves dos santos neto:
    07/04/08 às 10:44

    violencia nas escola w um ato sem sentido pois por que violencia se podemos ter educaçao e lazer

  178. #178 Ana Marina:
    10/04/08 às 12:29

    eu tenho umas perguntinhas a fazer ?

    Pk e ke ha tanta violência nas escolas publicas e privadas ? Ha alguma coisa a fazer para poderemos evitar a violência nas escolas ?

  179. #179 Ana Marina:
    10/04/08 às 12:33

    eu acho ke a violência era escusada …
    e isto so acontece porke os alunos mais velhos tem a mania ke sao melhores ke os outros a mim nunka me tocaram mas se tocarem apanham tambem nao se ficam a rir isso vos garanto
    muito obrigado ….
    e nao se deixem intimidar com os mais velhos temos de os enfrentar …… coragem

  180. #180 brenda rodrigues de jesus:
    16/04/08 às 17:25

    acho que as drogas e a violencia nas escolas esta um problema serio e acho que o governo deveria ver isto.

  181. #181 Priscila Canuto:
    17/04/08 às 09:07

    Acredito que a violência é realmente um mal que atormenta nossa sociedade ! E a violência escolar tá dentro desse contexto , acho bastante cabível e importante o texto !! tenho mt interesse em fazer meu mestrado abordando esse tema !!!

  182. #182 Antônio Nonato:
    26/04/08 às 22:00

    A violência e o uso de drogas entre os alunos, são muitas vezes, o reflexo de um contêxto familiar em que tais alunos vivem no seio de seu lar; isto é, a desestrutura familiar; como filhos sem pais presentes no dia a dia; pais sem um conhecimento mínimo para ensinar ao filho ou repassa-lo uma idéia do que é um “bom caráter”; sem falar que no mundo de hoje certos pais saem para trabalhar, e no dia a dia pouco contato tem com seus filhos, beneficiando para a semente da violência e da droga um terreno festil, onde principalmente essa semente é regada pela influência de certos filmes de violências, jogos eletrônicos violentos; duas coisas retrocitadas que sem o crivo dos pais; de poder definir o que é certo e o que é errado, tem feito de pequenos inocentes grandes mestres da delinquencia, que pelas crianças, jovens e adultos; o comportamento anormal é visto como normal e vice/versa. Lembro-me que quando criança, morava em um bairro de pereferia, meu pai e minha mãe, mal tinha a 4ª série do ensino fundamental; meu pai trabalhava de domingo a domingo para mim e meus quatro irmãos pelo menos almoçasse todos os dias; porém a presença da minha mãe em crivar as ações dos cinco filhos nos ajudaram bastante, ela todos os dias conversava com agente sobre o certo e errado segundo a sua concepção, e quando chegava-mos de algum lugar ela observava se não entrava-mos em nossa casa com alguma coisa diferente daquilo que não tinha-mos quando saimos. Deus nos livre! se chegassemos em casa com algo diferente ela queria saber se realmente alguem nos deu; ela corria atrás da verdade, e se por acaso fosse mentira eramos disciplinado; hoje eu tenho isso como exemplo de que muitas vezes o reflexo da violência e drogas dentro da escola ou em qualquer outro lugar tem influência, também de uma desistrutura familiar, através do descaso dos pais.

  183. #183 Nayanne:
    30/04/08 às 16:34

    Olá…
    Nessa samana, meu professor abordou esse assunto, violência…
    Mas ficou algo muito vago..
    Eu queria saber mais a respeito do assunto, com mais detalhes e características..

  184. #184 fabiana:
    05/05/08 às 17:05

    ola meu nome e fabiana e eu estou fazendo um projeto da violencia nas escolas e gostaria de receber mais enquetes dessa pagina e sou da setima serie e quero saber mais detalhes para eu fazer um projeto legal e interessante com esse assunto pois e interessante saber como andam a violencia na escola de todo o pais
    e isso sera interesante
    e esse e um problema serio
    e q todo o estado
    deveria ter a obrigaçao de ver e corrigir
    as escolas

  185. #185 fabiana:
    05/05/08 às 17:08

    eu gostaria de saber mais sobre este assunto
    poi e muito interesante pois
    e eu gostaria de saber mais sobre esse assunto
    para começar o meu projeto

  186. #186 jociena da silva:
    06/05/08 às 22:56

    eu sou aluna da escola cezer :
    na minha escola tem muitas pessoas q u drogas,
    e é muito deficio comviver com estas pessoas.
    muito obrigado.

  187. #187 Gustavo:
    11/05/08 às 11:41

    Muito enteressante!!!!!!!!!!!!
    Mais deveriam botar fatos mais novos.

  188. #188 Alanna:
    12/05/08 às 11:12

    Ola… gostaria de saber mais sobre violencia nas escolas, mais propriamente dentro da sala de aula. – O que causa a violência? – Será que só droga?

    aguardo resposta,

    muito obrigada!!

  189. #189 Tiago Nonis:
    12/05/08 às 20:54

    Em meu ponto de vista assim como falo em meu ttrabalho de conclusão de curo falando sobre a violência na sala de aula, na relação aluno professor, vendo em si que a violência vem sendo de caracteristica muito acima do normal nas escolas, mas paramos para ver de onde vem este tipo de comportamento, reparamos que este comportamento vem não vem de sua casa e nem de sua fámília mas vem de uma renda muito baixa assim fazendo com que os menores tem que roubarem e se mostrar nas escolas os mais poderossos que os companheiros, isso se chama impor respeito de todos os seus amigos. acho que devemos perstar mais atenção nas famílias e escolas e na violência que só vem almentando a cada dia que se passa em nossas vidas….

  190. #190 denise:
    13/05/08 às 10:36

    nayela vc é muito besta em gosta da avrill lavigne
    ela paresse uma bruxa
    ela é feia e besta
    nogenta!!!!!
    brincadeira
    kkkkkkkkk…

  191. #191 nayela:
    13/05/08 às 10:44

    denise deixe de ser fresca
    eu gosto da avrill pq todas as músicas
    são bonitas
    melhor q forro
    bjo0o0o linda

  192. #192 Valéria:
    18/05/08 às 12:53

    Estou fazendo um trabalho para faculdade sobre a violência com os professores, preciso saber dos índices do RS, do Brasil e do mundo.Concegue essas informaçãoes para mim?
    obrigada!!!

  193. #193 Lízia Dutra:
    22/05/08 às 14:43

    A violência surge em contextos e em situações bem conhecidos. Torna-se imperiosa uma intervenção educativa, não só dirigida aos jovens mas a todos os cidadãos, pois todos, enquanto sociedade global somos culpados e deveremos ser chamados a intervir para contribuirmos para uma sociedade mais justa e igualitária. De acordo com Arregi Goenaga (1998: 60), a violência afigura ser uma rede complexa que se pode sobrevir a partir da educação. Esta é importante pois ensina a criança a adquirir determinados valores tais como a compaixão e a dor alheia, bem como valorizar a vida não só a sua como a dos outros. Já Rousseau afirmava que os Homens não nascem naturalmente maus, a sociedade é que os transforma. De facto, nenhum ser humano nasce violento, ou criminoso, o seu destino não está traçado após a nascença. Os seus comportamentos são fruto do ambiente a que são expostos.
    Numa sociedade tecnológica, consumista e competitiva, que valoriza a aquisição de bens de qualquer forma, que só dá oportunidades aqueles que já possuem algo, o comportamento desses jovens poderá ser considerado como adaptativo. A este propósito o aludido “Jornal de Notícias” de 3 de Maio de 2004, relata o caso de um adolescente de 13 anos, que quando o jornalista lhe pergunta o porquê de tanta agressividade, o jovem responde simplesmente: ” É assim que a malta vive no bairro”. De facto, estes jovens não têm muitas opções, pois o meio onde se inserem, fornece-lhes a aprendizagem necessária para sobreviverem à sua maneira e assumirem atitudes que são observadas nos bairros onde vivem. É imperioso mudar o enfoque sobre a questão da marginalidade, e, consequentemente, sobre os direitos humanos. As medidas tutelares educativas só deverão ser tomadas se outras acções preventivas tiverem sido já executadas e tiverem falido. A solução última não passa somente pela colocação desses jovens em famílias de acolhimento ou lares, esperando que o sistema mude per si.. Não adianta tratar um sintoma sem primeiramente investigar a sua causa. É muito fácil rotular os actores de violência de desequilibrados, de maus, de desestruturados e não fazer nada para alterar estes comportamentos.
    Como já se focou anteriormente, a educação deverá registar-se imediatamente à nascença, baseada em valores, normas e modelos de conduta, que serão inculcados no sentido de formar a personalidade do indivíduo.
    Vários modelos de intervenção educativa foram aplicados de acordo com o grupo e o meio social envolvente. O citado autor, elucida que este é um campo de acção dos educadores sociais (1998: 62) e por essa razão enumera alguns aspectos que se prendem com o acto de educar como sejam os programas baseados no modelo de conhecimento e de conduta; programas de acções interventivas em relação ao meio (informação e formação sanitária, cívica, segurança, …); programa de educação para a saúde, para a paz, para a convivência, e o programa mais determinante seria a terapia grupal, onde famílias desajustadas poderiam conjuntamente desenvolver projectos de realização pessoal, familiar e mesmo de bairro por ordem a combater os problemas existentes. Nestes programas também estaria a escola, que concomitantemente com a família e as equipas de intervenção lutariam neste trabalho educativo com coerência e contundência. Uma parceria eficaz, desejável, mas talvez utópica.
    As equipas de intervenção e as autarquias deveriam fomentar a participação efectiva dos cidadãos como protagonistas do seu próprio bairro, ou seja cidadãos activos e implicados no seu próprio desenvolvimento. Porém, a realidade é que as equipas são constituídas por um número de técnicos insuficientes, que têm a seu cargo inúmeros processos de famílias problemáticas, tentando resolver os problemas com medidas paliativas, que a médio e longo prazo não vão surtir efeitos positivos. A título de exemplo, o Rendimento Mínimo de Inserção (anteriormente designado de Rendimento Mínimo Garantido) constitui uma medida paliativa, levando os cidadãos a uma subsidio-dependência, quando este tinha inicialmente pressupostos louváveis com vista à inserção na vida activa, através da formação e trabalho.

  194. #194 Breno de Souza Affonso:
    07/06/08 às 10:47

    Muito interresante,eu até estou fazendo um trabalho da escola sobre isso(Convivencia na escola)

  195. #195 kiki:
    15/06/08 às 12:40

    gostei muito!
    adorei!

  196. #196 sara duarte:
    15/06/08 às 12:42

    amei
    ta mt real

  197. #197 Viny Mriinho:
    19/06/08 às 09:30

    Firmee ;)

  198. #198 Thaise Daiane:
    08/08/08 às 16:08

    estou fazendo um trabalho de escola e este site me ajudo muito[:D]

    Beijoo atodos a vizitarem o site

  199. #199 Luiza de souza antonio:
    23/09/08 às 22:06

    A violencia nas escolaspublicas é bem grande
    e o site relata tudo como realmente acontece Sou estudante da 8° serie de uma escola publica (LAURO MULLER)Em florianopolis SC
    Aqui nos ultimos 2 meses teve um problemas com doi alunos da mesma sla sobre violencia mais não com colegas de classe mais sim com os professores e alunos de series como 2° e 3º .
    A violencia poderia mudar nas escolas se os diretores pegacem todos juntos num só objetivo e conversar com os pai sobre o assunto pois se o aluno é violento na escola em casa nao deve ser diferente
    e se o aluno etá ali não pra estudar e sim porque é obrigado acho que nao tem que atrapalhar quem realmente está para estudar
    se não quer estudar conversa com os diretores par conversar com os pai para resolver a situação assim nao atrapalhando os demais alunos .
    Acho tambem que o maior problema é os diretores terem receio de falar com os alunos talvez por MEDO mais se os diretores tem medo de alunos quando a violencia vai parar NUNCA Todos as escolas deveria ter um diretor com pulso firme
    para falar o que tem de ser dito
    Eu achei o site muito interessanto otimo. muito bom muito objetivo.
    Quem quiser add :
    luiza_s_a@hotmail.com

    BeijooS

  200. #200 Adriana:
    23/10/08 às 09:59

    fiz um trabalho sobre esse assunto e todos os professores adoraram muito obrigado por esse SITE por vocês tirem 10 VALEU.
    O que acho sobre isso é:
    O importante é acreditar no aluno. Não se pode desistir daquele aluno que não consegue aprender e tem dificuldades dentro e fora da escola, sentindo-se intimidado com a frustração, ele pode reagir com violência. A professora Mabel Victorino, 30 anos, deixa isso claro quando fala sobre o assunto,

    “A gente tem de usar todas as formas possíveis para fazer o aluno aprender… Se não dá de um jeito, aprende de outro.”

  201. #201 André:
    03/12/08 às 11:49

    Pessoal, muito obrigado pelos comentários! Quem tiver mais informações sobre o tema, entre em contato conosco, planejamos escrever mais sobre isso!

  202. #202 m. do socorro r. rios:
    26/02/09 às 21:24

    Concordo com o autor do texto sobre a violência nas escolas, pois trabalho em uma cidade do interior do Ceará e gostaria de obter informações, devido fazer um trabalho as quartas feiras na prça entre 19 e 24 horas. Tem sido muito bom, e em não contando com material é importante contar com a juda de vocês, aquem muito agradeço. Abraços.Socorro

  203. #203 sasuke:
    04/03/09 às 20:25

    esse povo sei n bando de gay pena q isso n pode ser usado + como insuto mas faser oq ne ¬¬

  204. #204 ana luisa:
    05/03/09 às 10:40

    Adoreii ….
    to fazenduu um trabalho sobre issto memuu ….
    agora eu queria mais saber + do assuntu ..
    podi ser
    obrigadoo !!!!!!!!

  205. #205 ana marcelle:
    24/03/09 às 13:23

    eu sou uma estudante e pra mim a violencia é resultado da criação e o modo de vivencia da criança.
    diga não a violencia.

  206. #206 Tekaas huhu:
    28/03/09 às 11:19

    Ow velhoo eu fumo mesmo na porta da escola dentro da escola e o banheiro da escoal e não dáh nada pra miim.! fumoo a MACONHA ainda por cimaa.! ♥

  207. #207 beatriz:
    31/03/09 às 12:10

    não use drogas porque as outras pessoas precissa mais repeito e com vivencia na cidades onde mora , na minha rua quase todo dos meu amigos usa drogas e eu fico ate sem jeito de sai com eles ate eles mesmo fala eu nao usa porque isso nao preta

  208. #208 matheus ja sofri bullyng e ainda sofro:
    04/04/09 às 19:26

    adorei o conteudo do site o seu conteudo vai virar uma palestra para meus colegos de escola obrigado por deixar o uso desse material aberto ao publico adorei mesmo

  209. #209 Manos:
    13/04/09 às 19:43

    Po cara nois fuma na escola e nao da nada enquanto os professor que vao se fude

  210. #210 renato:
    15/04/09 às 13:00

    por favor ter paz e fruto da justiça

  211. #211 rodrigo:
    17/04/09 às 09:52

    valeu eu precisava de fazer um trabalho sobre drogas nas escolas

  212. #212 Vinicius Arfelli:
    22/04/09 às 09:22

    EU ESTOU FAZENDO PROED ..ELES FARAM DE MUITAS VIOLENICA E ABUSO SEXUAL …OUTRAS COISA … ETC………….

  213. #214 bruna:
    26/04/09 às 18:52

    eu adorei achei tudo que eu queria

  214. #215 CHRISTIELLEN EDUARDA:
    30/04/09 às 09:02

    ADOREI FOI BEM UDIO
    ESTOU FAZENDO UM TRABALHO A PEDIDO DO MEU PROFESSOR DE ED. FISICA ME AJUDOU MUITO
    OOOBRIIIGAADAAAAAA!
    CHRIS

  215. #216 Dark Vamp:
    30/04/09 às 20:43

    olha eu não sei nada sobre violencia e muito memos drogras eu so quero fazer meu trabalho

  216. #217 88g@t@:
    11/05/09 às 14:34

    Esse seu site é um lixo!!!
    Se ñ tem criatividade nem faz um site!!!
    Pra ficar um lixo igual a esse é melhor nem fazer!!!
    Brincadeirinha!!!
    Olha eu achei esse site o maior barato!
    levando em conta a intenção de insentivar as crianças a ñ utilizar as drogas que fazem mal a saúde e muito mais…
    Sou Leticia e tenho 12 anos queria saber como recusar as drogas???
    Muito obrig.!!!

  217. #218 stefane kelly:
    11/05/09 às 20:00

    ola por nas maioris das vezes as violencia nas escola e
    provocados pelos alunos?

  218. #219 Luana Carleso:
    18/05/09 às 22:00

    eu sofro de violencia verbal

  219. #220 kelvin:
    20/05/09 às 09:55

    As drogas mata?

  220. #221 taay:
    20/05/09 às 20:56

    aa na boaa.. esaa de teer violencia nas escolas teen apenas uma resposta… Os nossos paais! É siim! see eles nao quiseseem qe seu filho virasse um margnal de fikar brigando nas escolas.. teria educadoo rigorosamente! ee bm nao deixaria seu filho com as más-influencias… e escolas qe só tem ganges e brigaas.. porq tem escolas qe só poor Deus.. eh soo brigaa!! valees

  221. #222 janaira:
    28/05/09 às 00:19

    eu concordo com o q o cara de cima ali falo
    meu nao devia axistir violencia na escola só en ksa pois um aluno q faz isso deve apanha q nem boi na rosa em ksa tenque espanca mesmu…
    sabe eu axo q essa é a unica maneira

  222. #223 talis:
    28/05/09 às 10:21

    mesmo espancar o menino ele fica mais violento como disse a Jainara violencia gera violencia entao nao espanque o menino entao de valores de vida!

  223. #224 mariana:
    28/05/09 às 14:46

    eu achei que este texto ensina muito!!!manero

  224. #225 deusiane:
    04/06/09 às 11:31

    oi eu tenho 16 anos e estou no primeiro ano do ensino medio e, e estou fazendo um trabalho sobre violência e drogas, eu queria sabre mais do assunto poder ser. obrigada!!!!!!!!!!!!!!

  225. #226 Rogeria:
    07/06/09 às 17:53

    Infelizmente parece que a questão das drogas nas escolas estaduais de São Pauo está sendo tratada como a questão do narcofráfico no início dos anos 80 no Estado do Rio de janeiro.
    Professores estão sendo refens dessa situação. Gestores fazem de conta que nada acontece e tudo vai tomando dimensão imensurável.
    O Governo, tadinho, parece que finge que nada acontece… nada vê… nada tem com isso!!!
    O professor fica ali, “no front”, à merce dos resultados, das consequencias de de uma escola que faz de conta de ensina e dos alunos que fazem de conta que aprendem.
    É issso ai… bicho!!!

  226. #227 Rafaelly:
    08/06/09 às 12:15

    OI sua aluna do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite.DO “9º”Gostei muito deste site “fala muito bem sobre a violÊncia edrogas nas escolas!
    Parabéns!

  227. #228 kaynã:
    18/06/09 às 10:14

    eu sou um aluno da escola ´Arquimimo mattos` eu briguei com um aluno
    e eu gostei muito da pesquisa parabéns pelo eselênte artigo

  228. #229 ANNY CILENE:
    25/06/09 às 15:01

    NAO USE DROGA PORQUE ISSO FAZ MUITO
    CTHAUL

  229. #230 Shirley Soares Lopes de Oliveira:
    25/06/09 às 19:44

    Gostaria muito de montar um projeto para trabalha na escola de violência e drogas, sou professora e estamos tendo muitos problemas, Nioaque MS

  230. #231 chapa:
    30/06/09 às 11:40

    eu apoio os mano drogado..pq eles sabem desfuta da vidaa :D

  231. #232 maria:
    05/07/09 às 16:12

    A droga deve mesmo ser combatida nas escolas! estou fazendo um trabalho sobre violência na escola e achei esse site otimo, pois encontrei muitas coisas que me ajudaram muito.

  232. #233 rene:
    14/07/09 às 15:15

    as drogas são uma coisa muito errata pois não usso tenho Deus no coracão

  233. #234 estefane:
    28/07/09 às 10:05

    a violencia e muita ne pq nao acaba

  234. #235 alessandra:
    05/08/09 às 09:39

    e importante esses saites para agente saber mais que as drogas fazem muito mal pra gente ……………..

  235. #236 ediclecia ellen:
    08/08/09 às 15:20

    violencia e drocas sao muntos ruin ne? tem muntos asautantes arus sao cheias de ladroes eu nao pençava ne um momento que o munto iria ser dese jeito eu tenho 10 anos mas nao queria que o mundo fosse asim………….

  236. #237 lucas:
    17/08/09 às 13:22

    nosssssa

  237. #238 Thais Gama:
    18/08/09 às 18:38

    Sou uma aluna de um colégio particular em Belém e estou na 7°série do ensino fudamental e minha feira da cultura vai retrartar sobre a violência na escola,e gostei muito obrigada :)

  238. #239 mirian:
    20/08/09 às 15:46

    todas estas pessoas estão de parabéns por se preocuparem e darem seus comentários

  239. #240 KNC #:
    25/08/09 às 15:17

    Gostei muito do material, me ajudou muito.

  240. #241 ana bruna-bruno:
    26/08/09 às 11:33

    EU ADOOOOOOOOOOOOREI!
    vo faze um trabalho sobre isso , e vai fica bem legal , esse assunto :D
    beeijos da ana bruna , e do meu amigo bruno :)

  241. #242 yasmin santos:
    28/08/09 às 08:52

    nada não

  242. #243 denise ferreira de paula:
    08/09/09 às 16:02

    eu gostei muito sobre a violência na escola eu agradeso pelo site no google

  243. #244 Wilian Lobo:
    16/09/09 às 10:43

    A mente humana é uma coisa extraordinário a ponto de conseguir realizar, inventar e construir coisas. Mais não conseguem usar as palavras para evitar e diminuir a violência . por quê ?

  244. #245 jefferson hercules:
    23/09/09 às 10:14

    a violencia e o que mais vemos nas ruas, mas nas escolase lugar de estudar NÃO DE violencia

  245. #246 jefferson hercules:
    23/09/09 às 10:16

    a violencia e o que mais vemos nas ruas, mas nas escolas e lugar de estudar NÃO DE violencia

  246. #247 vitoria correa:
    23/09/09 às 14:21

    estou fazendo o tema da escola mandem um arqiuvo para meu site.

  247. #248 Stella:
    30/09/09 às 20:32

    vlw! me ajudou no trabalho da escola! ;D

    ;**

  248. #249 gabriela:
    01/10/09 às 22:29

    estou fazendo um trabalho sobre isso na aula de historia

  249. #250 Leandro Rocha:
    09/10/09 às 09:13

    Os alunos devem ter a consciente de que a escola é lugar de aprender, de valor, de moral e não local de violência…

  250. #251 joabson:
    20/10/09 às 17:52

    drogas é ruim

  251. #252 Hillary:
    22/10/09 às 20:40

    eu estou fazendo um trabalho de escola e vou ter que copiar tudo isto, é tudo sobre violencia!favor se saber de um site que + ou – um relato sobre isto por me passar pelo meu e-mail

  252. #253 helen:
    28/10/09 às 08:50

    violencia nem pensar pra mim sai dessa

  253. #254 Márcia Regina Chacon:
    07/11/09 às 23:39

    Gostaria de saber mais sobre a relação da escola (Direção e Professores) com o problema.

  254. #255 sergio mendes:
    09/11/09 às 14:04

    e tudo metira tem q dar porradeiro mesmo

  255. #256 nayara:
    09/11/09 às 20:49

    gostei muito.

  256. #257 Natalia Bueno:
    11/11/09 às 16:40

    Gente gostaria de saber como elaborar um artigo de opnião sobre a escola, desde já agradeço os q poderem colaborar

  257. #258 mariana:
    15/11/09 às 09:49

    isso e um desahjthmf

  258. #259 camila aragão:
    19/11/09 às 13:50

    faloar sobre violencia escolar é muito lamentavel,muitos adolescentes ñ se vê como pessoa se ñ existir uma briga que o enclua.Isso é lamentavel ver cenas como essas sendo que todos eles tem estudo e fica com esses tipos de violenvia!

  259. #260 SKARLET OHANA M DE OLIVEIRA:
    20/11/09 às 16:53

    ADOREI OQUE FIZERAO COM AGAROTA DO VISTIDO PODIA FASER EN TODOS COLEGOS PROIBI VESTIDOS CURTOS

  260. #261 RAIANE M DE OLIVEIRA:
    20/11/09 às 16:58

    EO QEU NOIS TEM AVE COM ISO

  261. #262 Larissa Karen:
    30/11/09 às 08:23

    17OI eu me chamo Larissa e estou na minha escola agora são 9:17 e estou pesquisando sobre a violençia nas escolas aqui e MG betim bairro itacolomi e estou tentando fazer um resumo só que a chata da professora de informatica não me da a caneta amei da esse recados para vcs BJS!

  262. #263 Larissa Karen:
    30/11/09 às 18:39

    Oi sou eu de novo aque mando o penutimo recado agora estou na minha casa e são 19:39 e estou muito FELIZ de mandar esse recado para vcs
    bjs!
    Lala

  263. #264 julio:
    01/12/09 às 19:47

    eu acho tudo

  264. #265 claudya:
    02/12/09 às 08:55

    oi, meu nome é claudia,e estou fazendo pesquisas pra um trabalho sobre violência na escola,curso o 2 ano do ensino médio
    a violência é mesmo de fato um dos principais assuntos que vm sendo tratados em todos os pontos de vista da mídia jornais…..
    a crise de violência que atinge as escolas ñ é só um assunto que deve ser tratado pelos educadores e sim por todos aqueles que de alguma forma esta ligada a um ambiente escolar…Meu DEUS onde isso vai parar.nós somos o futuro do nosso país,se essa violência continuar o nosso futuro estara completamente comprometido

  265. #266 claudiany:
    02/12/09 às 09:29

    sou eu,claudiany como eu disse estou fazendo um trabalho sobre violência no ambiente escolar.moro em itaituba.bairro.floresta.essa foi uma das melhores fonte que eu encontrei pra elaboração do meu trabalho…tmbm pude aprender mais com esse site de pesquisas.
    o convívio com pessoas que ñ tm uma condultade educação pode sim influenciar e prejudikr a muitos jovens e alunos de uma determinada sociedade escolar.
    e isso acaba sendo intolerável em um estabelecimento onde a maioria ou todos os alunos são jovens e que já são capazes de responder pelos seus próprios atos.
    A voilência nas escolas ñ é um fenômeno novo,porém vem assumindoproporções tais que as escolas ñ sabm mais quais medidas tomar pra solucionar tais problemas que se agravam de maneira surpreedente

  266. #267 Daniela:
    03/12/09 às 12:53

    Estou terminando um curso oferecido pelo mec sobre drogas ; pesquisando para a finalização do projeto encontrei este site onde nos ajudará no término do nosso projeto.
    Buscando parcerias do bem podemos melhorar o uso indevido de drogas e violência.

  267. #268 Deise Rodrigues:
    07/12/09 às 09:35

    Querida, pelo que vejo voce realmente se interessa por esse tema, e como estou fazendo um curso a distancia sobre esse tema, gostaria muito de saber se vc tem algum projeto nessa área. Se vc conhece algum local onde eu possa pesquisar para eu concluir meu projeto. Sou professora e coordenadora de uma escola de periferia, onde a violência está se tornando banal. Fico apreensiva pois nao há mais valores morais, sociais onde essas crianças podem se referenciar. Ainda me angustio muito sobre isso, portanto queremos um projeto que realmente possamos aplicar em nossa escola.
    Grata por alguem que ler também possa se interessar e mandar para mim.
    deisesantos42@yahoo.com

  268. #269 Deise Rodrigues:
    07/12/09 às 09:36

    meu email corretamente:

    deisesantos42@yahoo.com.br

  269. #270 jessica:
    09/12/09 às 16:33

    eu quero que mode a violencia das escolas que pricisão munda
    a minha e muito pio tem quase todos dia priga eu queria que
    cabaser com nas outras escola
    sor
    munte adolecentis
    deus atretita em vc
    pra todos as pessoas que gosta de
    ler beijos

  270. #271 André Pasti:
    25/12/09 às 14:06

    Daniela, se puder, nos envie material do curso através do “Fale conosco”!
    Muito obrigado e boas festas!

  271. #272 solange:
    10/02/10 às 10:48

    Não gosto de pensar que os pais estão perdendo os seus filhos para as drogas, mas infelismente a vida agitada, o corre corre do dia -a-dia está afastando pais e filhos. estou pesquisando o tema “Violência e drogas nas escolas” para fazer um trabalho da faculdade gostaria de saber um pouco mais.

  272. #273 laura:
    17/03/10 às 17:36

    bom o professor pediu para que eu pesquisase sobre as drogas nas escolas !!! e encontrei o que eu queria aqui nesse site !!!! valeu a todos que criaram ele !!!

  273. #274 laura:
    17/03/10 às 17:37

    achei legal o site !!!!

  274. #275 laura soterio:
    17/03/10 às 17:54

    bom acho que a violencia nas escolas poderia mudar !!! os prefeitos das nossas cidades podiam socializar as escolas de nenhuma forma prejudicar elas , apenas mudar a violencia e outros casos nas escolas !!!!!

  275. #276 mariana:
    24/03/10 às 08:41

    violência na escola é uma coisa que precisa ser discutida entre os pais e filhos

  276. #277 ronaldo:
    07/04/10 às 13:43

    olha sou professor e matei um aluno sai da cadia e vo esplodir escolas

  277. #278 ronaldo:
    07/04/10 às 13:45

    qur os pais sabem o que fazem vcs nao sao os pais dos garotos quem e pequeno merese uma surra dos grandes iso e a lei da vida iditos

  278. #279 jucimara:
    09/04/10 às 15:00

    os alunos que pratica a violencia na escola sabe o que esta fazendo ñ sao doidos e nem maluco

  279. #280 ana beatriz:
    14/04/10 às 14:35

    Quem usa droga, honra o Bob Marley!!!

  280. #281 VICTORIA:
    15/04/10 às 21:47

    VOU FAZER UMA PESQUSA SOBRE ISSO E FIQUEI SUPER INTERESSADA NESSE NEGOCIO … COMO PODE UMA PESSOA COLOCAR FILHO NO MUNDO E NAO SABER EDUCALO QUE HORROR UMA CRIANÇA FUMANDO DROGA AINDA COM CINCO ANOS NO MINIMO QUE PENA TENHO A MAIOR DO EU LAMENTOS POR TODOS

  281. #282 estudante:
    19/04/10 às 12:00

    gente estou precisando de um conteudo de violencia na escola e na rua por favor me ajudem

  282. #283 Luma:
    21/04/10 às 14:44

    eu estou fazendo um trabalho de sociologia sobre a violência na escola e quero uma ajuda?
    eu sei q as drogas são um motivo da violência, mas o motivo sobre todas essa violência é só das drogas? sim ou não
    eu sei q o motivo da violência nas escolas são as drogas mas é só as drogas ou a familia tipo tem algumas familia tem q ajuda mais não ajuda na verdade eu quero saber ser tem mais motivo da violência nas escola se não as drogas???

  283. #284 natalia:
    29/04/10 às 20:09

    eu acho que a violecia nas escolas não é cumpa do professo é cumpa dos alunos quei dei cabeça não briga no fuma drogas eu não bringo na escola por que eu acho que bringa não leva e lungar nenhu

  284. #285 natalia:
    29/04/10 às 20:11

    ei angu saides dises que os professores dei cumpa das violecia das drogas mas não é

  285. #286 Daura Moraes:
    30/04/10 às 16:18

    Oi, pessoal! Gostei muitissimo da matéria. Estou fazendo um pre projeto sobre drogas na escola e preciso de material. Se puderem me enviar algum. Grata

  286. #287 karol:
    16/05/10 às 16:12

    irei apresentar um trabalho na escola gostaria de
    aprender mais sobre o assunto

  287. #288 samella:
    25/05/10 às 17:12

    Que legol gostei muito

  288. #289 samella:
    25/05/10 às 17:13

    Acho muito serto com esas coisa

  289. #290 Naiara:
    27/05/10 às 12:04

    - Apresentei um trabalho na escola sobre violência e drogas, fiicou otimo, estou cada vez mais, interesada sobre esses assuntos .

  290. #291 bruno fs:
    27/05/10 às 17:49

    e muito bom nao fazer a violencia

  291. #292 bruno fs:
    27/05/10 às 17:50

    o que

  292. #293 bruno fs:
    27/05/10 às 17:50

    cu fedendo

  293. #294 Amadeu Epifânio:
    29/05/10 às 22:18

    A violência, como bem relatado no artigo, é reflexo de vários outros fatores, entre eles a negligência para com a vida dos filhos; a ausência não compensada com um diálogo amigável e exclarecedor; os conflitos decorrentes do lar ou de colegas ou namorados, não costumam ser absorvidos e se transformam em frustração e decepção de caráter nocivo, deixando os jovens vulneráveis à influência de drogas ou de álcool ou de comportamento rebelde e agressivo, perfil este provalvelmente sustentado pelas amizades (?) com quem convive. Não importa quanto, seu trabalho rouba a atenção que deveria dar à seus filhos. Nem que seja à noite ou de madrugada, acórde-o(a), beije-o(a), pergunte como foi seu dia e se acaso ele queira conversar sobre algo que o(a) incomoda. Você verá como pequenos gestos se transformam em resultados expressivos. Experimente ! Você já sabe o que tem a perder. Boa sorte.

  294. #295 gislaynne:
    01/06/10 às 10:40

    eu queeria saber as conclusoes sobre isso

  295. #296 cleide:
    10/06/10 às 10:24

    OI BOM DIA , EU SOU ALUNA DA CRUZ VERMELHA DAREI UM PALESTA E QUERIA SABER MAS SOBRE A ATUAÇÃO DO ESTADO E MUNICIPIO NAS VIOLECIA NAS ESCOLAS .O QUE O ESTADO OU MUNICIPIO TEM FEITO PARA MELHORAR ISSO . OBRIGADO

  296. #297 ROSA MARIA RODRIGUES:
    23/07/10 às 15:04

    oi gente, gostaria de saber sobre violencia na escola e para escola!

  297. #298 gabrieel e bigode e guilherme:
    28/07/10 às 07:58

    SAmos estudantes fumantes hehe <

  298. #299 gabrieel e bigode e guilherme:
    28/07/10 às 08:02

    Zuandooo , SAmos Estudantes respeitosos :X nao fumamos traficamos:D

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  299. #300 gabrieel e bigode e guilherme:
    28/07/10 às 08:03

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    zaos pessoal

  300. #301 flavio:
    02/08/10 às 11:21

    muito legal os comentarios contra a violencia isso foi uma aula de auto confiaça contra a violencia pra mim obrigado

  301. #302 felipa:
    04/08/10 às 11:39

    como posso apresentar uma aula bem criativa sobre violência anda solta nas escolas ?
    precisom da ajuda de vocês?!!!
    não sei como vou fazer isso?!!!

  302. #303 Albeniza:
    05/08/10 às 22:59

    Boa noite participante espero ajuda vcs Drogas violência caminha junto cadê os culpados, pais, professores, amigos, governandes ou policias onde esta verdadereira culpa! em todos. Nas vc jovem e adulto tem que olhar pelo lado bom que é JESUS saiba que ele morreu por nos que o maio culpado é o diabo que veio para matar rouba a vida das pessoas e atrair para o dinheiro e a cobiça, pais esquece dos filhos, muitos professores esquece do dever, os governandes criar leis para protege os proprios traficantes, eles ñ estão precupadoS, os policias só tirando aproveito dos traficante e matando enocente, porisso digo o caminho e Jesus, lembre droga e uma droga, JESUS E A SOLUÇÃO, ore pra ele conte sua historia e ñ desista seja bom faca o bem cada dia jesus lhi dara benção. beijos eu ti amo…..

  303. #304 anonimo:
    11/08/10 às 17:43

    eu gos to de ser comido tenho11anos

  304. #305 agatha:
    14/08/10 às 14:31

    mais que violenciaten que parar com isso

  305. #306 Mary May:
    15/08/10 às 15:48

    oi estou fasendo agora um trabalho sobre drogas ,bom eu vou apresentar e por isso quero fazer o melhor de mim para eu dar um show nesta apresentação para q os meus colegas gostem…
    por issoestou aqui, e enfim achei oq eu queria.
    beijosssssssssssssssssss…………
    e muito obrigado!

  306. #307 baby:
    25/08/10 às 10:05

    Oi,o que se deve fazer é profionalizar o aluno, que todo mundo não que ser doutor,então vamos fazer o seguinte:costureira,bordadeira, arrumadeira cozinheira,jardineiro,pedreiro,eletricista,motorista,babá,manicure,cabeleiro,padeiro e etc. É aquela história se a pessoa não faz nada até a maior idade não terá coragem de fazer mais e se entrega as drogas.

  307. #308 sara:
    03/09/10 às 08:59

    muito bom ficou muito bonito isso vai ensinar muitos adolecente
    a n~ prigar na escola!!!!!!!!!!

  308. #309 Maria Emilia:
    17/10/10 às 20:40

    As violencias qe esta acontecenu nas ecolas esta cada vez mais preocupantes qto para os pais, professores e até mesmo alunos ;

  309. #310 Felipe:
    18/10/10 às 14:14

    O Brasil é um pais onde a violência e as drogas estâo ganhando fama, mas tudo iso pode acabar .Santa Catarina é um estado que é lider em combate as drogas, pórque o Brasil nâo pode acabar com essssse vicio intriganta (CAPINZAL:santa catarina)

  310. #311 Felipe:
    18/10/10 às 14:20

    diga ñ as drogas mas diga sim a vida (CAPINZAL SANTA CARINA)escola de educaçâo basica MATER DOLORUM *seja alguem ,ñ vire uma droga*

  311. #312 Jose:
    03/11/10 às 06:47

    Qualquer substância utilizada em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc., desde um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação, é uma droga. O termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência como o cigarro, e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente.

  312. #313 nao revelo:
    03/11/10 às 15:16

    eu fumo e nunca matei ninguem doido.kkkkkkkkkk

  313. #314 kamilla:
    09/11/10 às 09:42

    fodam-se sua drogas que quiser

  314. #315 ELIANE:
    12/11/10 às 13:34

    MUTHU LOOCO EM UQ Q E ISSO EM

  315. #316 xxt:
    13/11/10 às 18:03

    foda-se essa porra toda

  316. #317 Railda:
    20/11/10 às 11:34

    Olá professor, sou aluna do curso de pedagogia e como eu e minhas colegas estamos desenvolvendo o tcc, andei lendo o texto citado acima e gostei bastante . parabéns as escolas necessitam muito de docentes como você.

  317. #318 andreza:
    03/02/11 às 16:14

    Estou fazendo um artigo sobre violência na escola,e gostaria de expressar os meus agradecimentos pela colaboração que este site me proporcionou,pois ampliei as minhas ideias e diante de algumas informações já obtidas posso dizer que definir as causas da violência é fácil,complicado é encontrar soluções para o problema.Entretanto,é de suma importância conversar sobre o assunto e conseguir que os jovens exponham os seus pensamentos sobre tal assunto.

  318. #319 Elenilda:
    25/03/11 às 15:04

    olá meu nome é Elenilda , eu estou fazendo meu projeto de monografia e vou falar sobre esse tema DROGAS DENTRO DA ESCOLA, mas eu quero visar mais o lado da aprendizagen e gostaria caso fosse possivel que alguem me indicasse algum escritor. livro algum teorico vlw ja fico grata desde ja.

  319. #320 julia:
    27/03/11 às 16:29

    oi me chamo Julia,e gostaria muito d ser uma blogueira,a principio não tinha algo em mente pra escrever ou denúnciar mais vendo situação do meu país em decorrer do auto consumo d drogas,resolvi questionar este assunto.
    espero que eu consiga alcançar meu objetivo passando informações para as pessoas que se iteressarem pelo assunto!

  320. #321 Júnior:
    30/03/11 às 11:51

    Olá me , chamo Júnior e , gostaria de ser um blogueiro , com vocês até porque nosso pais está numa situação meio complicada , com muitas violência , as crianças menores , eu não tinha muito o que falar , mas vendo como o nosso pais está decadente , vejo que nós brasileiros não temos opção se não enfrentarmos isso juntos ,

    obrigado

  321. #322 Diogo bruno:
    30/03/11 às 15:56

    Olá meu , nome é Diogo bruno , minha opinião a isso é que boa parte da culpa quem tem são os pais que não souberam educar seus filhos da maneira correta , assim filhos ficam, agressivos até mesmo dentro de casa mesmo com os pais , então pra mim temos muito é que preserva a nossa família pai e mãe. tem que preserva , pela educação de seus filhos tanto em casa como na escola , não sabia muito o que falar mas quando vi cenas em que crianças , se droga , adolescentes , brigas crianças com pensamento de vira criminosos aí sim temos que dar um jeito nisso , nosso brasil tem que tomar , uma postura diferente sobre essas coisas aí ,

    Meu muito obrigado

    Diogo Bruno

  322. #323 Mauricio:
    14/04/11 às 09:45

    ola! sou Maurício estou fazendo um TC, sobre drogas. Tema:
    : “EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS E COMO PREVENIR NA ESCOLA”,
    se algum colega obter informações, por favor, passa para o meu e-mail.
    ou trabalho sobre o tema. falou…..

  323. #324 Dilma Nascimento:
    21/04/11 às 18:30

    Olá! Eu me chamo Dilma, sou pedagoga e trabalho na rede pública de ensino e assim como o Maurício estou fazendo um TCC, sobre drogas. Tema: “DROGAS NA ESCOLA. COMO PREVENIR?”, se alguém tem ou obter informações ou trabalho sobre o tema, por favor, passa para o meu e-mail. Fico muito agradecida. Pois as informações que obtiver prometo que enviarei caso alguém precise. OK… .

  324. #325 ronildo:
    26/04/11 às 10:39

    as pessos tem que parar de usa drogas por que ta matando??????????? paz nas escolas

  325. #326 thathinha:
    27/04/11 às 18:04

    tinha que ter mais sobre o assuto

  326. #327 roberto:
    28/04/11 às 13:39

    As escolas quase não são mais seguras cuidados com seus filhos vc vê em casa mas na rua

  327. #328 guilhherme:
    09/05/11 às 09:25

    sou estudante ja pasei por isso usava muitos tipos de droga sai da minha outra escola e parei de usar. a maconha eu fumava todo dia agora nao fumo mas nada por causa q estava fazendo minha mae sofrer de mais e isso galera famos combater a violencia na escola

  328. #329 Natalia de jesus lima:
    28/05/11 às 16:11

    Eu tenho que fazer uma redaçao, sabre as drogas ai queria saber um pouco mas…

  329. #330 jussara:
    31/05/11 às 15:15

    eu achei enteressante o modo como vocês falam sobre esse assunto.

  330. #331 isabella:
    01/06/11 às 09:46

    eu acho que se os professores influenciarem os alunos a não usar drogas é um otimo plano ate porque os alunos são influenciados pelas coisas ruim bem rapido, e as coisas boas leva um bom tempo para isso devemos ter paciencia e tambem sermos bem pacientes com os alunos. leva tempo para ajudar uma pessoa mas se influenciar-mos uma poderemos ajudar milhares e milhares de crianças no mundo ajude ao proximo algum dia você tambem sera ajudado!!uma campanha contra as drogas e as violencias no mundo!!AJUDE !

  331. #332 roberta:
    02/06/11 às 14:16

    violeçia nas escolas isso pra mim é bullying, e a respeito das drogas para q se envonver nisso??!as drogas nao levam para nenhum caminho gente,vamos respeitar mais e vamos tentar melhorar o planeta…………….obrigada…….
    bjssssssssssss

  332. #333 vitória:
    02/06/11 às 18:12

    estou fasendo um trabalho na escola sobre as drogas goias sem drogas
    vitoria
    beijãooooooooooooooooooo
    beijos gatos

  333. #334 Patricia:
    04/06/11 às 12:21

    Oi! muito interressante esse assunto, parabéns pelo texto, esse assunto esta sendo bastante abordado na minha escola, se puder publicar mais textos sobre o assunto!!! bjos!!

  334. #335 neydde:
    11/06/11 às 11:30

    Este assunto é muito importante e esta publicação ficou ótima
    PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  335. #336 neydde:
    11/06/11 às 11:33

    Quem tem filhos deve sempre conversar sobre esse assunto é dever dos pais e direito da criança e adolescente!!!!!!!!

  336. #337 silvia campos:
    12/07/11 às 12:43

    Olá,estou fazendo um trabalho de escola sobre violencia escolar mande um e-mail para mim e indique a melhor pesquisa

  337. #338 val:
    02/08/11 às 12:12

    Eu so noiado e fumo droga com muito orgulho

  338. #339 Jorge:
    02/08/11 às 12:19

    A snia na anda d 4 e e muito legal e a dora nao e diabo loiro porra nenhuma

  339. #340 Edyleuza:
    23/08/11 às 09:45

    Olá gostaria de ter mais informação sobre este assunto, pois estou querendo fazer minha monografia sobre este tema. (drogas nas escolas)

    Obrigada

  340. #341 NILDA:
    27/08/11 às 18:30

    Olá, desde quando meus filhos eram cças e até hoje falo abertamente com eles sobre drogas e violência, mostrando o danos que ambos fazem na vida das pessoas.
    Estou me especializando em Gestão Social, Politicas Públicas, Redes e Defesas de Direito, e uma coisa que está me chamando atenção é a violencia cada vez mais nas escolas . Por isso estou pensando em fazer meu projeto de pesquisa sobre esse tema e assim a monografia. Sou assistente social, trabalho na saúde (hospital público estadual), e gostaria que me indicassem livros, revistas, sites… obrigada

  341. #342 andrea:
    30/08/11 às 23:54

    olá ,eu sou estudante de pedagogia e estou na fase de pesquisa para o projeto de tcc.O tema Violencia na escola me desperta muito interesse,por favor ,teria como me mandar indicaçoes de livros e pesquisas cientificas que aborda o tema?
    obrigada.

  342. #343 thais:
    09/09/11 às 13:29

    oi meu nome é thais e quero saber mais sobrea a violencia na escola sp for fossivel

  343. #344 marysa:
    20/09/11 às 08:55

    eu acho que esse assunto aborda o tema.

  344. #345 grazielly:
    10/10/11 às 16:01

    eu acho muito triste essas pessoas não tem nem vergonha di fica fazendo isto

  345. #346 olga:
    10/10/11 às 16:02

    sim, e para eles não fazer isso

  346. #347 Anonimyzer:
    11/10/11 às 13:03

    Mas o que mudou tanto a educação das nossas crianças?? O que aconteceu para certos valores mudarem tão rápido?? O Estatuto da Criança e do Adolescente que impede que uma criança pague por um crime qualquer?

    Eu creio que não, pois o ECA já existia em épocas em que toda esta violência escolar era bem menor. Existiam brigas entre crianças, mas não eram tão sangrentas quanto são hoje. Não existia o fato de um adolescente MATAR o outro por espancamento a golpes de jiu-jitsu porque o outro tirou 10 na prova em que ele tirou 2,5 e nem um garoto de 16 anos arrancar a socos de jiu-jitsu os dentes de um de 12 ou deixá-lo quase cego a golpes de muhay-thay dizendo que o de 12 olhou e ele não gostou. Não existiam agressões verbais contra professores , que dirá os covardes espancamentos, por motivos banais, como o aluno que foi posto pra fora da sala e espancou o professor de português a golpes de jiu-jitsu, ou o aluno que tirou nota baixa e deu uma surra na professora de ciências até quase matá-la.

    Infelizmente, hoje em dia existem mestres de certas artes marciais (jiu-jitsu / muhay-thay) que incentivam os jovens à agressão pela agressão, pelo orgulho de ser “o bom de porrada”, contra garotos menores e mais fracos e/ou contra professores se valendo da vantagem legal de serem “de menor”. Os mestres de jiu-jitsu e muhay-thay são os maiores incentivadores do bulling nas escolas e das agressões físicas contra professores.

    Os mestres destas artes marciais, onde a disciplina que outras artes marciais têm é simplesmente ignorada, não perdem nada com isso, porque não botam a cara na hora do “vamos ver”, portanto ficam no anonimato, sem que ninguém saiba quem realmente está por trás de toda a violência escolar.

    Por isso, enquanto existirem estas verdadeiras escolas do crime, da covardia, do desrespeito pelos professores dos colégios e do bulling contra criancinhas indefesas, a violência escolar só tende a crescer cada vez mais.

    E como eu disse antes, não adianta culpar o ECA, pois ele já existia muito antes da violência escolar, que na verdade é incentivada por sujeitos que nem botam a cara nos colégios, mas ficam escondidos nas academias de jiu-jitsu e de muhay-thay.

  347. #348 gabriel:
    13/10/11 às 15:17

    eu acho que deveria ter policiais na saída de escolas todos os dias,porque tendo policia, não teria essas brigas depois da aula.

  348. #349 ivan:
    27/10/11 às 07:12

    eu tenho certeza, se colocar policiais nas portas das escolas a criminalidade diminui

  349. #350 Mariana:
    04/01/12 às 14:26

    Gostei muito do artigo. Acredito que as escolas deveriam criar projetos contra as drogas juntamente com os alunos.
    Podemos ver um bom exemplo nesse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=j61IUfUZAlI foi um projeto desenvolvido em escola pública, acho que conscientiza bastante.

  350. #351 aparecida cardoso:
    23/01/12 às 12:17

    Realmente bastante interessante o texto.

Comente!

Levando em conta a proposta do site, os comentários devem ser utilizados para discussão e expressão de idéias e opiniões sobre o artigo "Violência e drogas nas escolas"

Estante de livros