BlogBlogs.Com.Br

Reforma Ortográfica

Auto Date Sexta-feira, 05/10/2007 às 14:12, por Rafael

O que é?

O Acordo Ortográfico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) visa padronizar a ortografia do português nos oito países que possuem essa língua como pelo menos uma das oficiais. Os países membros da CPLP são: Brasil, Portugal, Timor Leste, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Clique aqui para ler o Acordo em .pdf e ver o que mudará na ortografia oficial.

Por que padronizar?

A padronização da ortografia supostamente favoreceria a Promoção da Língua Portuguesa no mundo. Facilitaria seu estudo e seu uso por estrangeiros em qualquer um dos oito países de língua portuguesa. Traria, de certa forma, uma identidade lingüística lusófona a esses países e a seus falantes.

Sai ou não sai?

A primeira tentativa de acordo foi em 1990. Até hoje, os países ainda não efetivaram as mudanças. Um Protocolo Modificativo foi redigido para que o acordo pudesse ser aprovado contendo a retificação de apenas 3 países da CPLP.

O Acordo já está ratificado, mas falta ainda que cada país ratifique seu protocolo modificativo. No Brasil, o Acordo está para entrar em vigor a partir de 2008.

Período de transição

É claro que não deveremos mudar nossa escrita da noite para o dia. Está previsto um período de transição para que as pessoas se acostumem com a nova ortografia e as editoras possam atualizar suas publicações.

Nas escolas

Luís Fonseca, secretário-executivo CPLP, diz que nos primeiros anos não haverá reprovações nas escolas por problemas de hifenização ou acentuação (em relação às novas regras). Ainda mais porque apenas 1,5% das palavras, no máximo, sofrerão alguma modificação com o Acordo.

Leia mais:

52 Respostas para “Reforma Ortográfica”

  1. #1 Thais:
    09/10/07 às 00:09

    Observamos no texto algumas vantagens trazidas pela padronização da ortografia, mas percebemos também que este é um processo complicado, uma vez que há muitos países envolvidos. Gostaria de saber as falhas deste projeto. Ou seja, há motivos para uma não padronização agora através deste acordo?

  2. #2 Ana Betriz:
    24/10/07 às 16:33

    não concordo com essa reforma, acho ela completamente desnecessaria e cara!

  3. #3 NAO VOU SITA:
    29/10/07 às 09:43

    Sabendo que muitos alunos tem alguas problemas
    em cassa com os pais os familiares , esses professores tem mania de encher o saco dos alunos emtao eles deveriao

  4. #4 Pedro Henrique de oliveira:
    29/10/07 às 09:45

    eu nao vou fala nada
    EM TAO UM ANO DE SILENCIO

  5. #5 Diego Carlos:
    03/11/07 às 09:35

    Muito bom o texto…!!! Acho que a única desvantagem dessa reforma é não abranger tudo de uma vez, já que é carinha…

  6. #6 Debora Ribeiro de Moraes:
    04/11/07 às 16:10

    Seu espaço está muito bacana. Visite o meu.

  7. #7 Dolls:
    08/11/07 às 07:00

    É que a reforma é muito cara mas dá para encarar

  8. #8 guta:
    08/11/07 às 07:10

    acho que é muito mais facil de aprender o potuguês assim

  9. #9 SC:
    17/11/07 às 09:42

    Como a criança vai entender o som das palavras Guilherme, lingüiça e outras com QU e GU que não tem o trema, mas tem a pronúncia diferente?

  10. #10 Costa:
    18/11/07 às 11:44

    POSSO ATÉ SER UM SONHADOR, MAS NÃO SOU O ÚNICO.( John Lennon)

    Acredito que nosso idioma deve ser um dos mais difíceis de aprendizagem do planeta. a exemplo do: (árabe, chinês, japonês alemão etc etc) Como é complicado para uma criança e/ou um estrageiro aprender a língua portuguesa. É possível que seja, junto a outros fatores, os motivos de tantos analfabetos neste pais e fatalmente é, o impecílio maior do baixo rendimento escolar, uma vez que o aluno para discernir com convicção, precisa ler e interpretar com fidedignidade um testo de qualquer área ou matéria. Não estou me referindo aqui, ao aluno bem acompanhado, que teve uma boa escola particular. Falo da massa populacional que estuda na escola pública. Os poucos que chegam a uma universidade, mal sabem ler e escrever. E o pior. Aceitamos com naturalidade que seja assim.
    Como leigo, sonho um dia com uma reforma ligüistica bem mais ampla do que a minúscula reforma anunciada. Só que, para que isso aconteça, precisaremos de quebrar paradigmas tradicinais (homens inteligentes, corajosos e verdadeiramente brasileiros), assim como alguns heróis do passado.
    Quer sonhar comigo?
    IDIOMA LUZOBRAZILEIRO
    Imagine escrever
    CASA (antigo) QAZA (atual)
    EXERCITO( antigo) EZERCITO(atual)
    ESCOLA(antigo) ESQOLA(atal)
    GUILHERME (antigo (GILHERME (atual) etc, etc
    Imagine se escrevessemos como falamos? Não seria mais fácl?
    Observe que a letra C, precisa da cedilha para ser a letra C, antes de algumas vogais, usamos dois SS para substituir o C em outros casos, usamos o S para substituir o Z, em outras situações usamos também o X para substituir o Z em outras etc etc. Utilizamos regras mil para aplicarmos “PORQUE” com e sem circunflexo, junto, separado, perguntando, respondendo.
    Essas são algumas das centenas de regras notadamente desnecessárias que complicam a vida dos brasileiros nas escolas brasileiras.
    Entendo que tudo isto pode ser simplificado sem perdermos a essência do idioma.
    Posso ser um sonhador. Mas, posso não ser o único.

  11. #11 Isabel:
    26/11/07 às 10:14

    Eu acho que a ortografia, é muito umportante para a educação……

  12. #12 DESCONHECIDO:
    26/11/07 às 10:23

    EU ACHO QUE OS JOVENS ESTAO DESTRUINDO O QUE E DELES…
    OS POLICIAIS
    TE QUE TER CONCIENCIA E NÃO DIEXAR ESSAS PASSOAS OU SEJA VANDALOS LEVAR PRISÃO SE FOR DE MENOR DE IDADE

    BJS DESCONHECIDO

  13. #13 ni................:
    26/11/07 às 10:23

    eu acho q a ortografia é muito inportante no aprendizado de todos.

  14. #14 camila de lima ribeiro:
    26/11/07 às 10:29

    legal esse texto

  15. #15 Beto:
    24/12/07 às 19:23

    O idioma português deve ser unificado para melhor intercâmbio cultural e educacional entre os países lusófonos, trazendo entendimento mútuo e livre circulação de impressos e livros em nossos países.

  16. #16 Gabriela Martins:
    24/01/08 às 01:45

    Olá.
    Minha opinião sobre as peculiaridades do português que, na visão de muitos, o torna mais difícil, é de que cada idioma tem sua particularidade e a gramática está aí para ser estudada e preservada. O português, quando bem usado, é uma língua maravilhosa!

    Estou procurando resposta para a seguinte questão:
    A Reforma Ortográfica não entrou de fato em vigor no início do ano de 2008? Pois pretendo prestar alguns concursos e quando se fala em ortografia vigente eu fico em dúvida. =(

    Obrigada.

  17. #17 Daisy:
    28/01/08 às 16:50

    Eu acho muito errado mudar a ortografia, uma vez que quando eu estava na escola, cada erro de acentuação ou de ortografia, era tirado 0,5 ponto. E reprovava. Hoje os alunos não podem nem repetir de ano. Acho isto um erro muito pesado, pois este é o grande motivo de vermos grande absurdos nos vestibulares.

  18. #18 Danielle:
    20/03/08 às 16:09

    Nao gostei nem um pouco, pois antigamente as pessoas ficavam em duvidas se era acentuados ou nao, agora nem precisa pensar em nada…So escrever que talvez esteja certo…rsrsrs

  19. #19 Danielle:
    20/03/08 às 16:11

    A taxa de analfabetos agora so vai abaixar, era isso que eles queriam ne verdade… Bjos para todos gurupienses…

  20. #20 Fiama:
    23/03/08 às 19:48

    Por mim, não mudaria nada.
    Tenho o português como uma incrivelmente expressiva e maravilhosa quando bem utilizada.
    Mas como as coisas não funcionam ‘por mim’ e somente ‘por mim’, há a vantagem de diminuição na taxa de analfabestimo, não é?

  21. #21 Fiama:
    23/03/08 às 19:50

    Perdoem-me a falta de atenção:
    ‘Tenho o português como uma lingua/idioma incrivelmente expressivo e maravilhoso quando bem utilizado (…)’

    … Em parte foi bom repetir : p
    É lindo, lindo, lindo!

  22. #22 nonnye siquiera de azevedo:
    31/03/08 às 15:40

    eu acho um absurdo ós nos ja sabemos isso…

  23. #23 rodrigo costa de sá:
    03/04/08 às 20:24

    gostaria me enviassem, a escrita falada de antigamente e a escrita falada de agora, até domingo.

  24. #24 Sivielson Alves:
    04/04/08 às 11:36

    Acho imprescindível que haja reforma nos diversos ramos do conhecimento. O avanço tecnológico nos incita a isso! Mas sempre no que concerne à facilitação do manuseio e uso de seu objeto. Esta reforma ortográfica só veio trazer algumas destas proposições, que há muito se almejava, à tona, como ocorreu a reformas anteriores no caso do obsoleto “pharmácia” para “farmácia” e agora em “vôo” para o simples “voo” ou em “quilo” para o notório “kilo”. Ou seja, de certa forma, a simplificação é visível mesmo em se tratando de pouco mais de 1% de sua ocorrência em nossa língua e o “simplificar”, no sentido geral de aplicação, é o objetivo primeiro do mundo moderno em que trabalho!

  25. #25 Sivielson Alves:
    04/04/08 às 11:50

    É imprescindível, também, que todo basileiro com espírito avançado de saber, de conhecer e de ler venha naturalmente a se inteirar desse assunto, para que tal não seja alvo infundamentado à causa da baixa ou alta taxa de anlfabetismo brasileiro, muito menos do elevado nível de reprovação nas escolas!

  26. #26 Boni:
    16/04/08 às 11:16

    Interessantes as considerações do “sonhador”.
    No entanto, Casa, poderia ser QAZA, como também KAZA. E o que dizer das falas regionais? Tente escrever como se fala no RS, no RJ no CE. E oque dizere de pronúncias individuais diversificadas?
    Leia um pouco sobre a ciência lingüística; você vai descobrir outras possibilidade, inclusive que, de acrodo com a sua proposta, nosso alfabeto teria mais de 50 letras.
    Continue “sonhando”, mas não sozinho.

  27. #27 Sivielson Alves:
    17/04/08 às 17:59

    Não entendi o que você pretendeu dizer. Me ocorreu que você interpretou mal minhas palavras. Expreesse-se melhor! Você é a favor ou contra a reforma ortográfica? Ah, e acredito eu, os idealizadores dessa reforma sabem tão bem de ciência linguistica quanto eu ou você!

  28. #28 Sivielson Alves:
    17/04/08 às 18:04

    Também:

    Já que se tocou no tema, gostaria de saber a definição de “Ciência Linguística” e “Gramática Normativa”.

  29. #29 RODRIGO:
    18/04/08 às 10:28

    Reforma muito importante para as os países com a esse dialeto, porém na sua implantação deve haver uma grande estutrura, um projeto muito bem elaborado, para que não seja mais uma regra que tenha milhões de excessões e acabe não virando nada !!!

  30. #30 Poliana Albuquerque:
    07/05/08 às 12:00

    Eu gostaria de saber se já está valendo as novas regras de acentuação de acordo com a reforma ortografica

  31. #31 flávia:
    14/05/08 às 16:05

    Ieu num sei mais falá.

  32. #32 Marcus:
    24/05/08 às 18:31

    Socorro, como é que alguém pode achar bom mudar a ortografia de uma língua que teve sua última reforma recentemente, em 1971? A ortografia não deveria ser um brinquedo para os acadêmicos ficarem brincando de alterar cada 30 ou 40 anos. Entrem numa biblioteca e pensem em todos esses livros, que de um dia pro outro (ou melhor, de um ano pro outro), estarão escritos em “português errado”!

    Na minha opinião, as reformas deveria se dar com intervalo próximo a 100 anos (ou maior), assim não teríamos casos de pessoas atravessando 3 ou 4 ortografias como podemos ter hoje… E deveriam ser feitas para remover complicações, não aumentá-las.

    É triste ver todo esse dinheiro gasto por mudanças inócuas ou complicadoras (como saber se o u é pronunciado ou não depois do G e do Q sem o trema? se “qisessem” reformar poderiam tirar o U mudo então!).

    Tive professores (não de português, mas de outras matérias) que não dominavam sequer a ortografia básica atual (coisas como a crase), até imagino os professores de português agora ensinando uma coisa e os de outras matérias dando ainda mais maus exemplos.

    A propósito: quem diz que o português é uma das línguas mais complicadas do mundo, não conhece muitas línguas não… Ou tem uma visão completamente distorcida (estuda a fundo nossa língua, mas estuda superficialmente as outras e acaba achando que as outras são mais simples… mas isso é apenas porque não chegou no nível avançado que já tem em português).

  33. #33 camila dayanne matias:
    27/05/08 às 16:56

    gostei da reforma!!!

  34. #34 luana araújo:
    27/05/08 às 17:00

    valeu pela reforma x)!!!

  35. #35 BRUNO:
    03/06/08 às 16:37

    AS MUNDANÇAS TEM QUE SER PRA MELHOR, NÃO PARA CONFUNDIR TODO MUNDO, ESPERO QUE SEJA MAIS BEM PENSADA ESSA ESSA IDEIA ,QUE NÃO VÁ COMPLICAR MAIS.

  36. #36 H. Cris:
    09/06/08 às 15:35

    A Reforma Ortográfica poderá até acontecer, mas terão que ver as pessoas que já se acostumaram com o antigo português e que isso não fará depois mal à elas.

  37. #37 Guilherme:
    10/06/08 às 13:52

    A Reforma Ortográfica, ajudará a unificar a escrita e padronizar a ortografia entre os oito países da CPLP mas, terá que haver um período de transição para a população brasileira adaptar à Reforma.

  38. #38 Lizzyen:
    11/06/08 às 13:01

    Essa mudança vai mudar muito nossas vidas

  39. #39 Amanda:
    11/06/08 às 13:03

    Mais sera obrigatorio

  40. #40 Thales:
    11/06/08 às 22:11

    Observando os comentários, concluí que os brasileiros estão precisando primeiro aprender a prória ortografia para depois pensar em reforma,pois não estão sabendo nem a atual o que dirá as modificações.

  41. #41 jaqueline:
    12/06/08 às 19:35

    isso é uma bosta quem foi o tonto q envento isso devia ta na cadeia um povo desse aff!!! sai fora o cabrao….. tem q ponhar fogo num povo desses meu deus tamanha burrice é essa….

  42. #42 Eu mesmo:
    14/06/08 às 23:47

    Só para constar, nosso país é o maior país a falar português, mas que fala o brasileiro!

    Por tanto, não obstante e sem mais delongas, não haveria de se mudar porra alguma nesta nossa língua tupiquim, patrimonio único a representar nossa contribuição nesta divercidade cultural de povos multiplos e suas multiplas raízes etmológicas.

    Os outros que se virem.

    Eu “canto” falo em Português errado
    acho que o imperfeito
    não participa do passado!
    Troco as pessoas, troco os pronomes.

    Acho que te amava,
    Agora acho que te odeio.
    Salve, salve-se quem puder
    Que país é esse?

    Cara! Cadê minha língua, cara…

  43. #43 Ju:
    17/06/08 às 10:14

    Acho q não seria necessario… mas quem decide sao vocês…e torço para que todos consigam se acostumar….porque eu vai ser dificil…na escola estamos discutindo esse assunto com os professores….então respeito a opiniao de cada um dos comentarios, mas eu concordo com a ‘reforma ortografica’…

    BjOsS…

  44. #44 Diego:
    29/06/08 às 19:32

    acho isso uma grande “burrada”, porque tá todo mundo jah acostumado a acentuar as palavras, essas regrinhas todas do português, agora vem com essa mudança? rsrs

  45. #45 Ewerton:
    29/06/08 às 19:38

    Concordo PLENAMENTE COM O DIEGO
    eu e eles SOMOS PROFESSORES DO MESMO COLEGIO e talz,
    tem muitos meninos BURROS na sala aki
    e talz que vao se dar BEM
    pois eles nao sabem NADA
    entaum vai APRENDER NADA tamben , e entaum NADA VAI FAZER DIFERENÇA pra eles entederam ?
    mais ja pros CDF
    ashdusahduas
    VAO SE FUDER _)_

    chupaa que e de UVA , EXPERIMENTE QUE E DE MENTA :D

  46. #46 Laarii:
    06/08/08 às 17:23

    Aff meeu eu acho isso muito desnecessário enquanto milhões de pessoas tão morrendo de fome e a violênciia do brasil ta nu ki tah esse povo fica se preocupando cum ortografiia ahn mi polpe ¬¬’ ii concordoo cum o Ewerton..os burro(incluindo euu) nuum vaii muda porra nenhuma vaun continuua errando du mesmo jeito

  47. #47 LAIS:
    15/08/08 às 09:59

    v6 sao uns
    IDIOTAS

  48. #48 Karen Fioli:
    15/08/08 às 10:24

    Sou extremamente contra esse acordo ortográfico. Acho que deveriam refletir melhor e voltarem atrás nessa descabida decisão. Idiotice seria persistir num erro tão grave como esse. CADA UM NO SEU QUADRADO.

  49. #49 gordinha:
    19/08/08 às 16:04

    bem não concordo com alguns comentarios que li
    porem concordo que essa reforma é uma grande BURRICE pois os alunos ja não aprendem como antigamente e agora com essa reforma vão passar de ano escrevendo “muinto”
    sem contar que a metade dos comentarios que li se for de for realmente de professores não sei como chegaram a dar aula escrevendo “inportante,unportante e tambén”

    sinceramente vc6 não tem capacidade para se tornarem professores se eu fosse vc6 desistiria em quanto é tempo….

    conselho de amigo……….

  50. #50 obrigatorio:
    04/09/08 às 09:01

    eh bom

  51. #51 Qualquer coisa:
    04/09/08 às 15:09

    uma coisa bem podre

  52. #52 hadassa:
    09/10/08 às 13:50

    não concordo com essa reforma ortográfica! agora vamos ter que começar a escrever diferente, é um saco! pior vai ser no vestibular! nas provas das faculdades (redação). a gente que estamos estudando ainda… é quem sofre mais.
    muito suspeito Lula ter assinado o acordo da reforma ortográfica, justamente no dia em que Machado de Assis completou 100 anos de sua morte…!

Comente!

Levando em conta a proposta do site, os comentários devem ser utilizados para discussão e expressão de idéias e opiniões sobre o artigo "Reforma Ortográfica"