BlogBlogs.Com.Br

Por que o desempenho de alunos que vêm da favela é mais baixo?

12 Respostas para “Por que o desempenho de alunos que vêm da favela é mais baixo?”

  1. #1 Debora:
    09/03/07 às 15:07

    Vai parecer lugar-comum minha resposta, mas acredito que seja por causa da violência.

  2. #2 Carlos:
    09/03/07 às 15:31

    posso estar viajando, mas acho q ta relacionado com o incentivo de subir na vida pelo trafico de drogas, pelo crime. as criancas perdem um pouco o incentivo pra estudar. e tem na net esse estudo? nao achei nada cm esse nome

  3. #3 Rafael:
    10/03/07 às 14:12

    Talvez por um certo “preconceito” por parte de todos. Eles já chegam à escola desacreditados. Os professores, já não tão animados, lhes dão menos crédito ainda. Talvez seja esse um dos maiores motivos.

    Ah, Débora, prepararemos um especial sobre educação e informática.

    Um abraço e continuem com os comentários.

    OBS: Carlos, o André possui sim o link do trabalho, e logo o postará por aqui. Porém, estamos vendo no que dará a discussão antes de mostrá-lo.

    Um abraço!

  4. #4 Sidney:
    12/03/07 às 01:40

    No meu entender, resultado da observação, o desempenho ocorre devido a alguns aspectos. Destaco alguns. Desnutrição, isto está ligado diretamente à capacidade de aprendizagem. Desmotivação, ninguém à sua volta procura se destacar no desempenho intelectual, isto o faz igualar-se aos seus pares, poucos conseguem ultrapassar e ajudar a comunidade. Depois vêm a própria exclusão da sociedade, por medo, preconceito, não oferecendo oportunidades às comunidades carentes, ajudando-a no seu desenvolvimento.

  5. #5 Debora:
    14/03/07 às 12:38

    Sidney, a desnutrição certamente não é um fator, como o André apresentou no texto, existem áreas mais pobres que apresentam desempenho melhor. E ainda por cima, crianças que sofrem de desnutrição morrem antes de atingir a idade escolar. Os outros fatores eu concordo.

    Meninos, achei muito legal esse formato de abrir o debate antes de soltar a conclusão.

  6. #6 Fábio Rocha:
    14/03/07 às 14:06

    Para mim a importância do estudo não foi “inserido” nos valores da comunidade, considerando esta como um território isolado, assim quem cresce neste local cresce com os valores criados nela, talvez (eu não sei) pode ser que o emprego informal seja mais importante do que se investir “o tempo” para o estudo assim aliada com o fator renda per capita que normalmente é baixa dificultando os estudos e uma infra-estrutura (escola) precária com professores desmotivados surge o resultado desta pesquisa, mas o importante disto tudo é dizer que são diversos fatores que pode ser os responsáveis por este resultado.

  7. #7 Sidney dos Anjos:
    14/03/07 às 23:04

    Debora, vejo a desnutrição como um fator que impede a absorção do conhecimento, por ter já, nos casos em que ocorreu a sobrevivência, comprometido substancialmente o seu intelecto, não o suficiente para comprometer sua existência, reduzi-la quem sabe, mas com certeza o seu potencial de aprendizado. Uma criança desnutrida, com fome, baixo nível vitamínico, não conseguirá reter informação e também perderá sua capacidade de aprendizado. A merenda escolar propicia o complemento, mesmo que insuficiente, para um apoio e garantir o minimo de chance da formação educacional.

  8. #8 André:
    16/03/07 às 17:36

    Sidney, creio que a Debora esteja se referindo ao fato de que o estudo aqui em discussão compara, também, estudantes de mesma faixa de renda que moram nas favelas e em bairros. Portanto, o principal aqui é o tal “efeito território” (na geografia, próximo ao conceito de espacialidade e na antropologia, territorialidade). Concordo contigo que uma boa alimentação, assim como outros fatores acerca da qualidade de vida da criança, são importantíssimos para o é um problema para o aprendizado, mas isso para alunos muito pobres em geral.
    Fábio Rocha concordo com essa idéia dos “valores”, como já argumentei acima.
    Débora, obrigado! Vamos tentar utilizar variados formatos aqui, visando maior participação e crescimento das discussões.
    Novamente, obrigado a todos!

  9. #9 Carolina Polezi:
    22/03/07 às 10:16

    Acho que a principal causa da falta de desempenho desses alunos é a desestrutura familiar. Já vi reportagens na qual diziam que crianças que recebiam muito amor e atenção dos pais tinham melhor desempenho no aprendizado.
    Mas também concordo com os que dizem que falta incentivo para o estudo, nesse meio a única forma de “subir na vida” é estar no meio do tráfico de drogas.

  10. [...] Logo trarei minhas considerações, como fiz anteriormente. Artigos relacionados: [...]

  11. #11 Wellington Soares:
    17/09/07 às 15:11

    Vejo como uma deficiência que é resultante da falta de aplicação das politicas publicas, seja ela educacional, saúde, urbana,economica.

Comente!

Levando em conta a proposta do site, os comentários devem ser utilizados para discussão e expressão de idéias e opiniões sobre o artigo "Por que o desempenho de alunos que vêm da favela é mais baixo?"

Estante de livros