BlogBlogs.Com.Br

Planejamento de Aula

Várias escolas possuem diferentes modos de organizar o conteúdo didático. Muitas delas preferem trabalhar com métodos prontos, como as conhecidas “apostilas”. Outras preferem escolher separadamente o livro que será usado como base para cada matéria. O que é certo, é que nem sempre esses materiais podem suprir todas as necessidades do professor.

Cada classe possui uma personalidade, diferentes níveis de entendimento sobre certos assuntos, e alunos com dificuldades diversas. Sendo assim, o professor deve estar apto a formular um Plano de Aula satisfatório sempre que for necessário. À frente da classe, ele tem de ser capaz de perceber o que mais precisa ser trabalhado de forma diferente, nem que isso signifique fugir um pouco da programação do material “pré-formulado” dado pela escola.

Estrutura do plano

O profissional usufrui de uma grande liberdade na hora de montar um plano de aula. Contudo, há certos itens básicos que devem ser observados e merecem ser seguidos. Montamos, resumidamente aqui, um esquema dividido em quatro etapas:

    1. Escolher o tema da aula. Pois é a partir dele que todo o plano será elaborado.
    2. Definir o objetivo e as competências que deverão ser desenvolvidas nos alunos.
    3. Pesquisar os materiais que serão utilizados: livros, filmes, músicas, sites, sucata, tinta etc. Dependendo do nível da classe, uma bibliografia poderá auxiliar os alunos.
    4. Criar estratégias de como e quando cada material e/ou as informações serão apresentadas ou utilizadas, para que o objetivo - no item 2 – seja alcançado com sucesso. A estratégia deve ser elaborada de forma a manter a atenção e a motivação dos alunos durante toda a aula. Provocar debates e questionamentos para o bom desenvolvimento do tema e, se possível, aproximar os alunos de forma prática e interativa ao que está sendo estudado.

Os temas

Os Planos de Aula são úteis para todos os níveis – todas as idades – e sua prática deve fazer parte do dia-a-dia do professor. A idéia de um bom tema pode surgir, por exemplo, de uma conversa entre professor e alunos. Uma pequena dúvida pode se transformar em uma grande aula, caso o professor saiba aproveitá-la. Enfim, a título de ilustração, um filme brasileiro em evidência, como “O ano em que meus pais sairam de férias”, de Cao Hamburguer, um dos finalistas para a indicação ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro, pode servir para se discutir um trecho da História do Brasil em aula.

Muitos sites se propõem a disponibilizar Planos de Aula já prontos, com bibliografia e tudo! Vale a pena conferir, tanto para utilizá-los quanto para aprender como se faz. O portal Vivência Pedagógica, por exemplo, oferece vários endereços eletrônicos de revistas e outros portais que possuem Planos de Aula para serem lidos livremente.

Mais!

Veja alguns planos de aula, pedagógicos, curriculares, temas diversos e outros links interessantes:

Agora é sua vez! Dê sua idéia de tema, ou conte-nos como foi uma aula que você planejou: como escolheu o assunto, fez a pesquisa e o envolvimento que seus alunos tiveram com a aula.

161 Respostas para “Planejamento de Aula”

  1. #1 wolney:
    22/01/08 às 11:18

    André e Rafael, gostei do post de vocês e do Blog. Parabéns.

    Fiz um link de voces no meu blog aqui:
    http://www.soprando.net/dialogando

    Abraço!

  2. #2 Karina Yamamoto:
    06/02/08 às 08:40

    Caros,

    navegando pela internet encontrei o blog de vocês. Fiquei muito bem impressionada. Sobre esse tópico, sugiro ainda a leitura da reportagem de capa de NOVA ESCOLA de janeiro/fevereiro sobre CURRÍCULO. http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0209/aberto/mt_267749.shtml

    Abraço aos blogueiros,

    Karina

  3. #3 Flávia Ribeiro Vicente Silva:
    22/03/08 às 21:04

    No momento preciso de um plano de aula da 1 serie na materia de ciencias: assunto partes da planta.

  4. #4 carolina:
    25/04/08 às 01:39

    vcs já calcularam o tempo que o professor gasta para fazer um plano de aula com todos esses quesitos? e para cinco aulas, ou seis em um dia
    gostaria realmente de saber.

  5. #5 carolina:
    25/04/08 às 01:42

    acho que isso realmente deveria ser levado em conta.
    além de quanto empo irá gastar para as correções das avaliações.

  6. #6 carolina:
    25/04/08 às 01:43

    o professor está cansado e sobrecarregado por tantas obrigações e cobranças e sempre inventam mais e mais… e ninguém o ajuda eficazmente…

  7. #7 Mário Luiz:
    25/05/08 às 17:53

    Nós iniciantes precisamos de locais de pesquisa com boa orientação, e vocês são assim. Obrigado, tudo isso por uma educação melhor.

  8. #8 Denise:
    28/05/08 às 21:42

    Gostei, é muito importante ter um Site para nos ajudar…
    Obrigada.

  9. #9 cinthia patricia:
    18/06/08 às 11:33

    eu gostaria de saber 1 tema bom de ciencias para a 1- serie

  10. [...] Em homenagem as olimpíadas, o Futuro Professor (FP) irá postar um série de posts que trataram de como esse evento pode ser utilizado em sala de aula. Preparar aulas temáticas é ótimo para explorar a interdisciplinariedade. Trabalhar com um país é uma fonte inesgotável de inspirações para se criar atividades de diversos níveis, para Ensino Fundamental e Médio. O FP já tratou de plano de aula no artigo Planejamento de Aula. [...]

  11. #11 rhuan:
    23/10/08 às 16:46

    olimpiada curiosidade e fato historico

  12. #12 Artur de jesus Santos:
    03/11/08 às 19:36

    bacana as ideias

  13. #13 micael:
    08/11/08 às 12:44

    eu quero q mi deam aula

  14. #14 erita:
    12/11/08 às 16:11

    tenho dificuldade de planejar aula atitudinais por isso estou pesquisando aqui

  15. #15 leila:
    13/11/08 às 13:09

    gostaria de saber sobre o desenvolvimento na escola com a ação pedagogica(objetivos da atividades na organização para estagio

  16. #16 paulino:
    05/12/08 às 09:22

    Acho que se o objetivo desta proposta é informar entao deveriam, explicar o significado de cada habilidade.

  17. #17 Rafael:
    05/12/08 às 10:59

    Gostaria de agradecer os comentários dos leitores. Apesar das dififculdades em manter o site e buscar novos assuntos, estamos sempre tentando fazer o nosso melhor.

    Quanto ao comentário do Paulino, assumo que não compreendi direito o que foi dito. De qual habilidade você está falando? Isso foi uma pedido para tratarmos dessas habilidades [quais]? Ou foi um comentário sobre outro comentário?

    Eu perguntaria por e-mail, mas você não deixou o endereço aqui. De qualquer forma, se voltar a ler, esclareça minha dúvida. Se pudermos tratar do assunto, com certeza o faremos.

    Temas

    Não só nos comentários, mas também nos e-mails, sempre nos falam que é difícil montar planos de aula, ainda mais para várias aulas ao dia.

    Assim que possível, tratarei das apostilas que trazem todo o conteúdo didático oficial. Podemos discutir se elas atendem ou não às necessidades dos alunos.

    Se quiseram já nos mandar mensagens sobre isso, artigos etc. Ficaremos gratos.

    Ainda não tenho data para a publicação desse artigo, mas buscarei fazê-lo ainda durante as férias.

    Muito obrigado pelas leituras,

    Abraços!

  18. #18 eliliane:
    11/12/08 às 14:50

    socorro! estou alfabetizado adutos de varios vives escolar, como faso um plano que vai abrangir todos. adorei vcs. espero resposta urgente .

  19. #19 jhonatan m.o:
    12/01/09 às 16:59

    O artigo é de muita eficácia, porém se descobre muito mais com o corpo discente(classe).Pois cada classe possui suas determinadas necessidades e formas de aprendizado. (cursando letras)

  20. #20 Eliane Voga:
    01/02/09 às 20:11

    É a primeira vez que irei trabalhar com educação infantil e gostaria se possível, sugestões de planos de aulas para poder melhorar ,ou ainda, ajudar-me na elaboração de meus planejamentos.
    Obrigada.

  21. #21 edna:
    03/03/09 às 19:29

    Gostaria de receber idéias sobre planejamento de aula para a 2ª série do ensino fundamental sobre o tema: Matéria:bruta e viva/características e semelhanças – ciências. Estou com dificuldades, por favor me ajudem.Obrigada!!

  22. [...] na Educação ainda são controversas. Contudo, sabe-se que o Wiki pode auxiliar na elaboração de planos de aula ou prolongar a discussão dos assuntos debatidos em [...]

  23. #23 Alô Escola » Futuro Professor:
    02/04/09 às 20:01

    [...] dos assuntos mais frequentes nos e-mails que recebemos diariamente é o plano de aula. O site Alô Escola pode ser um grande auxiliar no desenvolvimento de um bom plano de aula para sua [...]

  24. #24 eunicelia lima barbosa:
    13/04/09 às 12:57

    Quero saber como faço um planejamento do 1ª a 5ª ano. obrigada

  25. #25 Sandra Batista:
    16/04/09 às 23:32

    gostaria de receber os planejamentos das aulas de ciencias do ensino fundamental de 6º ao 9º ano. por favor. obrigada.

  26. #26 clarice lopes:
    26/04/09 às 14:45

    Gostaria de receber plano de aula sobre o planeta terra(vamos cuidar do nosso planeta) para ensino fundamental I, obrigada

  27. [...] especial sobre o Dia das Mães. O professor pode pensar em como utilizar os materias para um plano de aula. O professor em formação que se interessar pelo assunto, pode saber mais ao ler alguns artigos [...]

  28. #28 danieli:
    20/05/09 às 19:23

    boa noite… gostaria de uma ajuda pois tenho dificuldade em fazer um planejamento na creche onde trabalho, gastaria de uma ajuda em planejamento com crianças de 2 anos … Obrigada.

  29. #29 jonatan teixeira pinheiro portugal pereira:
    21/05/09 às 19:23

    eu sou normalista e gostaria de saber como montar um plano de aula. ou seja, eu gostaria muito de saber como monta um plano de aula, o plano de curso e o plano semanal.
    eu sei que no plano deve conter:OBJETIVO, ESTRATEGIAS, METODOLOGIA E AVALIAÇÃO.
    mais eu não sei como associar um plano para que ele fique bem elaborado….

  30. [...] Veja algumas informações sobre o curta, para seu plano de aula: [...]

  31. #31 patricia:
    27/05/09 às 21:33

    o plano de aula e muito complica do de fazer gostaria de uma ajuda.

  32. #32 Leticia Roberta de souza Medeiros:
    06/06/09 às 13:57

    Estou no curso normal, para ser futura Professora e achei muito legal as dicas de vocês ;D
    Estou aqui porquê presciso fazer um trabalho, presciso planejar uma aula e aki encontrei tudo que precisava ^^

  33. #33 Luciana:
    07/06/09 às 17:33

    Boa noite………
    Estou a procura de sites, que possam me ajudar a planejar uma aula para crianças de 02 à 03 anos de idade, esta é a primeira vez que trabalho com esta idade, e está sendo um grande desafio para mim.
    Li aos comentários anteriores e vi algumas pessoas que estão com a mesma dificuldade que eu, gostaria de aprender mais com vocês e dentro do possível poder ajudar também.
    Obrigada pela atenção.

  34. #34 Leticia Roberta de souza Medeiros:
    07/06/09 às 22:58

    Planejar uma aula nao é facil e todo professor sabe disso…
    Tenho 14 anos e estou conseguindo planejar minha primeira aula. Bom a matéria é ARTE, irei trabalhar com crianças do primeiro ciclo de escolaridade… È legal ser professor, pena que os politicos nao dão valor =/

  35. #35 bete lima:
    17/06/09 às 00:16

    Foi esclarecedor o tema pesquisado, o Planejamento de aula da secretaria de Educação-PE, ainda está mais difícil, mas, em compensação bem detalhado e trabalhoso, tudo bem! gosto de desafios. Agora a questão dos politicos valorizar ou não, é um problema que se arrasta há séculos, o próprio Isaac Newton dava aulas de reforço, prá complementar conhecimentos. Não adianta se lamentar, é só se especializar, o salário será outro, acredite.

  36. [...] projetos com conteúdos completos. O site é perfeito para ajudar o professor a elaborar um bom plano de aula. Ótimo para professores de História, Português, Geografia, Literatura e curiosos em geral. Sem [...]

  37. [...] o assunto. As atividades normlamente podem ser aplicadas em sala de aula, sendo incorporadas ao plano de aula, algumas outras sugerem que o professor discuta com colegas de trabalho. Acredito que, se bem [...]

  38. #38 sonia alves:
    24/08/09 às 00:54

    é minha primeira vez em sa de aula ,qual a materia que
    devo aplicar de inicio?

  39. #39 solange padilha:
    03/09/09 às 16:43

    gostaria que me ajudassem a fazer um plano de aula para uma turma de 2° serie sobre educação indigena.

  40. #40 Janete Falkenbach:
    25/09/09 às 11:17

    Gostaria de poder receber ajuda de vocês em como trabalhar “O corpo na Mídia” numa turma de 2ª série. Atenciosamente, agradeço com antecedência.Janete

  41. #41 poro:
    27/10/09 às 09:22

    oi gostaria de saber como montar uma escola

  42. #42 angelita t. p. oliveira:
    27/10/09 às 18:25

    gotaria de sugestão de atividades com o tema vestuário de hoje e antigamente para trabalhar com alunos do 1º ano faixa etária de 5 a 7 anos. obrigada

  43. #43 celia theodoro:
    28/10/09 às 01:15

    gostaria de saber com monta um plano de aula da3serie pois tenho dificuldade em montar materia ciencias obrigado

  44. #44 EMERSON CRISTIAN:
    02/11/09 às 17:25

    EU GOSTEI DO CONTEÚDO ME AJUDOU BASTANTE EM MINHA PESQUISA E COMO FUTURO PROFESSOR DE PORTUGUÊS GOSTEI MUITO DO SITE E BEM DIRETO E OBJETIVO
    OBRIGADO.

  45. #45 Angela dos Santos Macedo:
    03/11/09 às 19:18

    Estou cursando o segundo simestre em pedagogia como não tenho o curso de magisterio esses sites é impotantissimo para tirar duvidas e na elaboração dos meus trabalhos acadêmicos

  46. #46 nataliana:
    12/11/09 às 09:54

    hum acho qdeveriamosdamais atençao a leitura pois émuito para nosso aprendizado bjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

  47. #47 nataliana:
    12/11/09 às 09:55

    ei galera veleuuuuuuuuuuuuu

  48. #48 ana claudia:
    15/11/09 às 16:20

    oi como vai eu estou com muita dificuldade de preparar minhas aula vcs podem me ajudar. obriga do pela atencao.

  49. #49 ana claudia:
    15/11/09 às 16:22

    minha sala e criancas de 2 anos eu trabalho num centro de educacao

  50. #50 aline:
    30/11/09 às 22:23

    ola meu nome e aline trablho com educaçao infantil queria que me manda -se dicas de um plnejamento de aula
    bjo

  51. #51 isabelle:
    10/12/09 às 20:55

    ola! meu nome é isabelle e trabalho com PLE (português lingua estrangeira). alguéem tem alguma sugestão de como trabalhar o tema ‘natal’ com adolescentes? é urgente!
    obrigada!

  52. #52 tHAIS:
    14/12/09 às 10:05

    sato nao odiei tedio

  53. #53 paula:
    14/12/09 às 10:10

    nao gotei chato so de eu ler medeu um tedio

  54. #54 Graziela Thais:
    11/01/10 às 15:55

    É bacana ter um site assim ,principalmente para quem tem dúvidas.

  55. #55 tatiane:
    20/01/10 às 19:30

    boa noite, preciso de um plano de aula para o tema: jovem aprendiz, oportunidades e desafios…. estou perdida…

  56. #56 flavia:
    30/01/10 às 11:14

    POR FAVOR ESTOU PRECISANDO DE UM PLANO DE AULA PARA O DIA DO BIBLIOTECARIO, TIRADENTES E TRABALHO OBRIGADA EMAIL flavia.barboza@hotmail.com

  57. sou prof de geografia e tive que pegar aulas de sociologia e estou um pouco perdida em o que trabalhar com esses alunos quais topicos serão mais relevantes para eles são alunos do primeiro,segundo e terceiro ano do enseino médio como fazer esse planejamento pois gostaria da ajuda de vocês queria sobressair bem.Conto com voces o mais breve possivel ok

  58. sou prof de geografia e tive que pegar aulas de sociologia e estou um pouco perdida em o que trabalhar com esses alunos ?quais topicos serão mais relevantes para eles ?são alunos do primeiro,segundo e terceiro ano do ensino médio como fazer esse planejamento? pois gostaria da ajuda de vocês queria sobressair bem.Conto com voces o mais breve possivel ok

  59. #59 vilma maruchi gonçalves:
    03/02/10 às 19:58

    sou professora formada em pedagogia so que sempre trabalheicom series mais avançada este ano peguei uma primeira fase que sao aluninhos de 6 anos porisso gostaria que me ajudace com um planejamento anual o que eu passo de portugues e matematica se me atender ficarei muito grata obrigada.

  60. #60 Baby Dias:
    12/02/10 às 09:41

    sou professora a mais de 15 anos e pela primeira vez vou trabalhar com uma turma de 3 anos sei que será um desafio para mim mais acridito que vai da tudo certo. gostaria de sugestões de planos de curso , plano de aula e de como deixar fazer de minha sala de aula um lugar acolhedor propício a aprendizagem

  61. #61 Cristalina:
    19/02/10 às 09:48

    Estou começando o estágio na turma da 6º série , língua portuguesa e gostaria de receber alguns planos de aulas divertidos para aplicar em sala de aula.Sendo que é a primeira vez que vou ensinar.

  62. #62 vitoria:
    28/02/10 às 13:54

    eu gostaria de saber o que é ciencia

  63. #63 Rodrigues:
    01/03/10 às 07:06

    este post está sensancional, parabens.

  64. #64 Roberto:
    06/03/10 às 16:34

    Olá, gostaria de saber como desinvolver um plano de aula com:

    Objetivo geral
    Desenvolvimento
    Métodos
    Recursos
    Avaliação

    Obrigado!

  65. #65 Rosângela:
    15/03/10 às 23:34

    Olá, gostaria de saber quais estratégias usar com determinados conteúdos,por ex: calendário,sequência numérica, leitura e escrita de números,oprações fundamentais e situação- problema. Estou trabalho com 3º ano do ensino fundamental. Preciso o mais rápido possível.
    Obrigada!!!

  66. #66 Josiane S B:
    30/03/10 às 15:45

    Olá, estou prestes a dar aula de reforço pra alunos de 1º à8º série, estou arrecem no 1º semestre da faculdade não faço a mínima ideia de como fazer as aulas são de português e matemática. Se vcs poderem me dar uma luz de como fazer e conserguir uma estratégia de como diferenciar o ensino do aluno maior do aluno menor vou ficar muito grata.

  67. #67 Pri:
    04/04/10 às 17:55

    Gostaria de receber plano de aula sobre o planeta terra(vamos cuidar do nosso planeta) para educação infantil maternal, obrigada

  68. #68 dalvina:
    07/04/10 às 08:20

    olá,trabalho como professora de reforço ensino alunoa com dificuldades de leitura , compreensão do texto e produção de textos , gostaria de receber sugestões de atividades para trabalhar com essas dificuldades.

  69. #69 Lucinete:
    18/04/10 às 10:41

    Estou precisando de dicas para ensinar Planejamento educacional em uma turma de Pedagogia. Lucinete professora universitária.

  70. #70 Lucinete:
    18/04/10 às 10:43

    Lucinete professora universitária. Gostaria de receber subsídeos pegagógicos para o ensino de planejamento Educacional em uma turma universitária de Pedagogia.

  71. #71 Rosilene:
    20/04/10 às 10:11

    Gostaria de receder um modelo de plano de aula na disciplina de biologia, ficarei muito grata.

  72. #72 Clodoaldo Dias Dantas:
    22/04/10 às 08:01

    A sugestão é boa e gostaria de receber no meu E-mail um plano de aula para o dias das mães . Ficarei muito grato pela atenção.

  73. #73 luci:
    02/05/10 às 15:09

    Gostaria que me mande um planejamento de aula com tema e objetivo de metodologia do ensino da lngua Portuguesa que ficarei muito grato Obrigada………………………..

  74. #74 cida follador:
    23/05/10 às 16:16

    Após 15 anos parada estou reiniciando .Preciso de ajuda.Estou com uma sala de 2ª fundamental.

  75. #75 Fabiana:
    30/05/10 às 21:52

    Por favor eu preciso urgente dr projeto para trabalhar turma do quinto ano.
    Objetivo: Desenvolver um projeto de ensino para trabalhar variação linguistica em uma turma do quinto ano do ensino de 9 anos ou 4 série do ensino fundamental, se for ensino se 8 anos.
    Orientações: Desenvolva um projeto de ensino de lingua portuguesa, envolvendo as diciplinas de geografia e artes. Direcione esse projeto para uma turma formada por alunos que utilizam a linguagem coloquial em seu dia a dia, devido ao fato de, nocontexto familiar, a norma padrão não ser utilizada.

  76. #76 rozinete duarte:
    08/06/10 às 09:31

    socorro! preciso de ajuda p plano de curso nas disciplinas de geografia, história e artes. sou professora do quarto ano do ens fund menor.obrigada!

  77. #77 JAMILY:
    10/06/10 às 15:15

    Estou presisando de um plano de aula do conteúdo Regulação de temperatura nos seres vivos da disciplina de Ciências Ens. Fund II

  78. #78 maria:
    26/06/10 às 17:05

    ola como vai ,gostaria muito de receber ajuda de voces para elaborar um bom plano de aula para educaçao infantil idade 5 anos ,e a primeira vez que trabalho com educaçao infantil,vou ficar muito feliz de receber ajuda de voces.desde ja agradeço por favor enviar pelo meu email.

  79. #79 maria elizabeth de abreu e moura:
    02/07/10 às 19:11

    Olá gente, que bom que vc’s podem nos ajudar, gostaria muito que me enviassem um plano de aula para crianças de 2 anos até 5 anos. Qual o rumo a seguir? “Sou marinheira de 1ª viagem”. Obrigada e deus abençõe a todos.

  80. #80 renata rafaela:
    16/07/10 às 22:22

    eu queria saber se uma criança de 11 anos que esta no 7 ano poderia dar aula de reforço para crianças de 1 a 3 serie

  81. #81 Eli:
    09/08/10 às 15:13

    Nossa gente!…Não permito que um professor cometa erros tão grotescos assim. Por isso nossa classe está tão desvalorizada.Somos mestres pra muitas pessoas e de tal forma necessitamos nos apresentar.Se você é professor, cuide muito o que você escreve.As palavras “acredito e faço”,são escritas assim e não “acridito e faso.”Por favor, gente…vamos prestar mais atenção!…Aqui todo mundo lê.Bj à todos os bons professores…

  82. #82 sonia.paulino:
    15/08/10 às 14:45

    eu preciso muito aprender o planejamento duma aula do 1ª e 4ª ano por favor ajudem-me obrigada

  83. #83 ANA NUNES DA FONSECA:
    25/08/10 às 08:20

    Eu gostaria de obter ajuda para á elaboração de um planejamento do meu plano de aula pos na escola que trabaalho existe uma dificuldade muito grande as colega de trabalho são muito individualista tornando dificil o trabalho da equipe escola pos toda vez que agente pede ajuda ,au envez de ajuda elas critica dizendo você não se formou então devia saber montar seu plano estou pedindo por favor mim ajuda

  84. #84 Fulana:
    25/08/10 às 21:37

    Pessoa acima:
    É sério que vc é professora? Escrevendo dessa forma!?
    Ter dúvidas sobre plano de aula, ok, mas o português vai mal, hein?

  85. #85 Gica:
    27/08/10 às 14:47

    Oi!
    Estou precisando de ajuda, vou começar a dar aula de reforço em matemática da quinta à oitava série e gostaria de algumas dicas de planos de aula. Agradeço desde já.

  86. #86 Regina Sversuti:
    29/08/10 às 18:45

    Este site é ótimo . Sou pedagoga e acabando a pós em Pscopedagogia.Sempre trabalhei com o primário e esse ano estou trabalhando com a turma do sexto ao nono ano .Gostaria de um exemplo de um projeto de ortografia para trabalhar com eles .Obrigada.

  87. #87 cláudia medeiros:
    29/08/10 às 21:45

    estou completamente perdida em preparar uma aula , aliás, aula para uma semana, para crianças de dois e três anos, por favor ,você poderia me ajudar?

  88. #88 clebia cunha:
    09/10/10 às 19:20

    Tenho que dar uma aula em espanhol com os temas: el campamento ,en la tienda de comestibles e preciso de estrategias para usar nessas aulas. Por favor , me ajudem.

  89. #89 maria luiza:
    17/10/10 às 15:39

    Ola como vai ,gostaria muito de receber ajuda de voces para elaborar um bom plano de aula para educaçao infantil idade 4 e 5 anos ,e a primeira vez que trabalho com educaçao infantil,vou ficar muito feliz de receber ajuda de voces.desde ja agradeço por favor enviar pelo meu email.

  90. #90 valdirene:
    23/10/10 às 18:42

    ñ sei como fazer meu plano de aula pra minha primeira mine aula na facul.gostaria q me ajudasse ,meu tema é :P eriodos composto por coordenação.

    obg

  91. #91 mara:
    25/10/10 às 15:40

    Gostaria de saber como esta foto veio parar nesta pagina?

  92. #92 gloria:
    06/11/10 às 08:43

    Olá, gostaria tres plano de aula sobre animais(matematica,portugues,ciencias) com:

    Objetivo geral
    Desenvolvimento
    Métodos
    Recursos
    Avaliação

    Obrigado!

  93. #93 Ana:
    12/11/10 às 13:50

    eliliane: Acho que você tem que se alfabetizar primeiro amiga, Olha como você escreve!!!!!!!!

  94. #94 Ana:
    12/11/10 às 13:51

    Bons professores não existem mais!!!!!!! Só analfabetos funcionais!!!! Como nosso antigo presidente!!!!

  95. #95 Hana Rebeca S.Barbosa:
    18/11/10 às 16:15

    Achei a estrutura do site muito boa,
    Planejamento é um assunto sempre em questão e diversificar as formas de fazê-lo nos ajuda a adquirir melhores resultados.

  96. #96 Claudia Simone:
    02/01/11 às 06:05

    Olá, pessoal preciso da ajuda de vcs , para elaboração de um projeto com objetivo principal é apresentar uma proposta trabalhar a resolução de problemas em fisica. Desde de já agradeço.Aguardo

  97. #97 Magnolia:
    10/01/11 às 15:12

    Gostaria de receber planejamentos (plano de aula) de Lingua Portuguesa do 6 ao 9 ano ensino fundamental.Desde já agradeço e fico aguardando .E modelos de projeto para trabalhar com Portugues.Feliz 2011

  98. #98 Robson Santos:
    14/01/11 às 18:12

    No planejamento de aula não só o professor,mas toda a unidade escolar deve estar integrada nas propostas, abordagens e metodologia. Incluir oficinas de capacitação pedagógicas para os educadores e funcionários, c/ temas e ações transversais, tais como teatro de fantoches, contação de histórias e arte popular, seria uma excelente forma de introdução da grade curicular de forma indireta e lúdica.

  99. #99 Graziela:
    02/02/11 às 12:14

    sou professora de geografia e tive que pegar aulas de sociologia e estou um pouco perdida sobre o que trabalhar com esses alunos …quais topicos serão mais relevantes para eles ?são alunos do primeiro,segundo e terceiro ano do ensino médio, como fazer esse planejamento? pois gostaria da ajuda de vocês queria me sair bem.Conto com voces o mais breve possivel ok

  100. #100 Patricia:
    03/02/11 às 10:26

    Bom Dia!Gostaria de uma ajuda no plano de curso do segundo ano do ensino fundamental, antiga primeira serie, de todas as disciplina.
    Dsede de ja agradeço pela atençao.
    Patricia De Sa.

  101. #101 maria cleunice:
    11/02/11 às 22:25

    boa noite , gostaria de receber uma ajuda de voces preciso de um plano de aula pra semana toda nas areas de lingua portuguesa ,matemática geo-historia e ciencias e ficarei grata , se voces puderem me ajudar , obrigada

  102. #102 Gisele costa:
    12/02/11 às 12:22

    Voltei a dar aula a pouco tempo, gostaria que me lembrar-se como se faz um plano de aula, para a educação infantil. exe: objetivo, desenvolvimento são as partes que eu fico trapalhada.

  103. #103 Gisele costa:
    12/02/11 às 12:23

    Voltei a dar aula a pouco tempo, gostaria que me lembrar-se como se faz um plano de aula, para a educação infantil. exe: objetivo e desenvolvimento são as partes que eu fico trapalhada.

  104. #104 francimar duarte:
    18/02/11 às 19:55

    gostari de ajuda para um planejamento envolvendo a tematica buscando amigos eabraçando o planeta

  105. #105 nubia dos santos silva:
    19/02/11 às 18:13

    Eu estou dando aulas para uma turma mista,primeiro, segundo e terceiro ano, e estou com dificuldades na elaboração dos planos de Português e matemática.gostaria muito que me ajudassem enviando os planos para o meu mail,nbia99@yahoo.com.br

  106. #106 MARINALDA DANTAS BARBOSA MARINHO:
    22/02/11 às 16:34

    Estou dando aulas para 2ª série do 1º fundamental e estou com dificuldades na elobaração planejamento de aula. Gostaria que voces me ajudassem, enviando para o mail marinaldadantas_@hotmail.com

  107. #107 IEDA CRISTINA:
    23/02/11 às 11:57

    por favor tenho q fazer estagio e não sei como fazer plano de aula de aula
    preciso de 5 planos de aula do ensino fundamental 5 planos para educação infantil e nunca entrei em 1 sala de aula c puder me ajudar eu agradeço de coração

  108. #108 João Neto:
    02/03/11 às 00:56

    Ola! Gostei do Blog, é muito informativo.
    Sou professor de matemática, e a respeito de planejar aula, acho o seguinte:
    Acarreta muito o trabalho do professor, eu trabalho os assuntos expondo-os, e explicando de forma clara e eficaz, enfatizando as definições para que o entendimento seja mais facil.

  109. #109 HELEN APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS:
    02/03/11 às 22:51

    Oi estou trabalhando em um projetos com alunos do 1° ano do ensino fundamental, gostaria de algumas dicas, planos de aulas, de portugues, matematica e artes, me passe algumas sugestoes, pois estou com dificuldades em encontra, ou ate planos e projetos prontos. Desde ja agradeço e que Deus abençoe…

  110. #110 sarah:
    07/03/11 às 21:06

    tenho 09 anos e queria dar uma progamação pra minha prof de niver presiso de ideiassssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  111. #111 sarah:
    07/03/11 às 21:07

    me ajudem pfv

  112. #112 carmen ayala:
    08/03/11 às 10:22

    Gostaria que me ajudassem no planejamento para o quarto ano de escolaridade em todas as disciplinas, e se possível com temáticas que envolvessem sustentabilidade e meio ambiente.Obrigada.

  113. #113 Antonia Carvalho:
    08/03/11 às 12:52

    Eu estou em 1 escola pela primeira vez como professora,leciono para uma turma de segundo ano a apenas 2 semanas,entre meus alunos existem os alfabetizados e os pré silábicos, como não sei nem fazer o plano de aula para os já alfabetizados se torna ainda mais difícil eu ainda ter que preparar uma aula a mais como reforço aos que ainda não escrevem e nem lêem. Gostaria que me indicasse um site que tivesse aulas prontas para eu poder testar e poder prepara as minhas próprias aulas. Por favor me ajudem .

  114. #114 JONATHAN SOUZA:
    08/03/11 às 23:59

    Boa noite,por favor,gostei muito das explicações e gostaria de saber se vocês poderia me mandar alguns planejamento de aula da 1° séria a 4° série,para que fique mais esclarecido…Desde ja agradeço a todos e obrigado…

    Atenciosamente .
    Jonathan Souza Costa.

  115. #115 Sheila:
    11/03/11 às 11:07

    Bom dia, por favor, gostei muito das explicações e gostaria de saber se vocês poderiam me enviar alguns planejamentos de aula para educação infantil pois sou professora e estou cursando a especialização em educação infantil pela universidade federal do ceará e mediante os estudos sobre os referenciais curiculares para educação infantil desejo mudar minha prática pedagógia e não estou sabendo inserir os conteúdos didáticos no que informa o art. 9º e de acordo com os incisos. ficaria muito grata pois sei que através da contribuição de voês eu poderia muito também comtribuir com o meu município.

  116. #116 Aparecida:
    22/03/11 às 16:16

    Minha filha está fazendo 3º período de Pedagogia e foi chamada para fazer estágio em uma escolinha com alunos de 4 anos. Estou tentando ajudá-la a conseguir planos de aula e brincadeiras. Resolvi ler os comentários e estou decepcionada com o portugues dos professores e alunos. Quanta barbaridade! Como conseguiram se formar? Como poderão passar o portugues para os alunos se eles não sabem nem escrever? Eu não sou professora e sei falar e escrever corretamente. Será que o diploma deles foi comprado?

  117. #117 Irandi Alves:
    22/03/11 às 22:30

    Estou precisando de um plano de aula da 1 a 4 serie do ensino fundamental para uma apresentação na faculdade. Até sexta meio dia.É possível vocês me enviar um imail.

  118. #118 Irandi Alves:
    22/03/11 às 22:31

    Obs: até quinta feira meio dia

  119. #119 vitoria:
    23/03/11 às 12:51

    oi,,, AMEIIIIIII

  120. #120 vitoria:
    23/03/11 às 12:53

    EI , EU SOU DE ITAGUAÇÚ DA BAHIA ALOU MANDA UM BEIJO PARA KK, CARNAVAL O MAIOR CARNAVAL DO BRASIL VAI SER O DAQUI NO DIA 1,2,3 DE ABRIL WSHOUU..

  121. #121 BRUNA GOMES SOARES RANGEL:
    24/03/11 às 18:30

    Bom sou de campos dos goytacazes e estou cursando 1° periodo de pedagogia na (universo)universidade salgado de oliveira.E meu primeiro trabalho é fazer um plano de aula,e estou com um pouco de dificuldade,pois nunca dei aula na minha vida.Mais esse site foi a melhor coisa que já enventaram,pois esta me ajudando muito.OBRIGADA PELA AJUDA.

  122. #122 CARLA CRISTINA DE SOUZA VIEIRA:
    25/03/11 às 17:44

    EU ADOREI ESSE ARTIGO VAI ME AJUDAR MUITO PORQUE EU PRETENDO SER UMA FUTURA PROFESSORA E ESSE ARTIGO ME ENSINOU A MONTAR MEU PRÓPRIO PLANEJAMENTO DE AULA.

  123. #123 Silvia:
    28/03/11 às 00:58

    Olá aceito planos de aula para primeiro ano do ensino fundamental.
    Principalmente para Páscoa, Dia do Trabalho, Festas Juninas, meios de transporte e meios de comunicação.

    Pode enviar para masquecoisa.tiago@gmail.com

    Grata.

  124. #124 ALANEA CRISTINA DA C BANDEIRA:
    03/04/11 às 09:43

    gostaria de receber em meu e-mail um modelo de plano de aula anual e bimeestral, da disciplina de ciências do atual sétimo ano, bem enriquecido…. obg

  125. #125 ALANEA CRISTINA DA C BANDEIRA:
    03/04/11 às 09:44

    e dinanmicas que eu possa fazer com meus alunos sem sair da disciplina

  126. #126 rejane santos:
    04/04/11 às 20:23

    gostaria de , como elabora um plano com o tema violencia,para alunos de 7 a 10 anos

  127. #127 simone tenório luna:
    26/04/11 às 16:05

    oi adora as matérias da revista pois é um a grande companheira na minha pratica pedagogica!

  128. #128 simone tenório luna:
    26/04/11 às 16:09

    oi gostária de receber um cronograma com todos os conteúdos de todas as diciplinas de 1 a 4 sériie , obrigada!

  129. #129 briuna:
    04/05/11 às 18:49

    que delicia

  130. #130 evelin soares e soares:
    06/05/11 às 10:03

    preciso de um plano de aula sobre arte indigena , essa será minha primeira aula de arte, estou completamente perdida.

  131. #131 Eliazar Guimarães Brito:
    10/05/11 às 11:30

    Gostaria de uma ajuda para fazer um plano de ensino mensal ou anual, se for possivel ficarei muito grato.

  132. #132 matheus farias:
    13/05/11 às 19:08

    eu quero saber o que é iten bye

  133. #133 jose julio fernandes:
    29/05/11 às 23:54

    gostaria de receber textos sobre o encino de ciencias e educaçao anbiemtal nas series iniciais.

  134. #134 juliana:
    20/06/11 às 11:39

    Olá, gostaria de fazer um plano de aula sobre (matematica,portugues,ciencias) com:

    Objetivo geral
    Desenvolvimento
    Métodos
    Recursos
    Avaliação

    Obrigado!

  135. #135 Ailton:
    23/06/11 às 21:39

    Ola, gostaria fazer um plano de aula anual na disciplina (Ciências 9º ano): Tenho que entregar no dia 30/06/2011. Com Objetivo geral
    Desenvolvimento
    Métodos
    Recursos
    Avaliação

    Obrigado! mim ajude por favor.
    Meu Email ailtonp-silva@hotmail.com

  136. #136 Lidiane:
    28/07/11 às 21:25

    Sou professora iniciante de português. Por favor, preciso c/ urgência de planejamentos para o 6º ao 9º. Desde já agradeco!

  137. #137 henrique:
    02/08/11 às 14:32

    oi adorei eu me formo pra professor daqui 3anos e meio e gostaria de saber como lidar com crianças de primeira a quarta

  138. #138 cristina:
    03/08/11 às 10:47

    oi eu gostei muito eu estudo o magisterio e so tenho 16 anos,mas estou no 2° ano do ensino medio e queria saber de mais imformações sobre aeducação infantil

  139. #139 Gilberto:
    09/08/11 às 20:12

    Olá,
    Goataria poder receber através de emai, um plano de aula, para ensino médio, na disciplina Sciologia, destinado desde o 1º ao 3º ano, Algo diferenciado, capaz de chamar de direcionar mais o olhar e entendimento dos alunos. Desde já, sou grato pela atenção e disponibilidade de quem se puder me ajudar.

  140. #140 Gilberto:
    09/08/11 às 20:15

    Olá,
    Goataria poder receber através de emai, um plano de aula, para ensino médio, na disciplina Sciologia, destinado desde o 1º ao 3º ano, Algo diferenciado, capaz de chamar de direcionar mais o olhar e entendimento dos alunos. Desde já, sou grato pela atenção e disponibilidade de quem puder me ajudar.

  141. #141 hellen christina veloso:
    24/08/11 às 10:12

    Eu preciso de um plano de aula do ensino fundamental 6°ano tema e solo

  142. #142 joão pacheco:
    25/08/11 às 09:42

    olá, eu preciso de um plano de aula semanal para o 8ªano do ensino fundamental com o tema: texto poético.

  143. #143 Bruna Agata Santana de Souza:
    28/08/11 às 10:51

    Achei super bacana pois para professores iniciantes isso e uma boa!!!!!!!!!!
    bjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj$$$$$$

  144. [...] Planejamento de Aula (Futuro Professor) [...]

  145. #145 Antonio marco do carmo:
    31/08/11 às 10:13

    ola, chamo Antonio marco e sou professor de 4a ETAPA(EJA) e gostaria que possivel recebesse umas dicas de como criar um plano de aula que venha envolver amaioria da turma ja que cada aluno tem o seu diferencial de atençao e aprendizagem.Desde ja grato!

  146. #146 Antonio marco do carmo:
    31/08/11 às 10:15

    e chamo Antonio sou professor de 4a ETAPA(EJA) e gostaria que possivel recebesse umas dicas de como criar um plano de aula que venha envolver amaioria da turma ja que cada aluno tem o seu diferencial de atençao e aprendizagem.Desde ja grato!

  147. #147 arlem jose rodrigues:
    01/09/11 às 21:57

    queria que tivesse mas aulas de ingues

  148. #148 Walfrido gomes dos santos filho:
    02/09/11 às 20:55

    Bom dia! Sou professor de História de Pernambuco do ensino fundamental e médio, gostaria que fosse enviado um plano de aula onde eu pudesse trabalhar de formas diferente. desde já agradeço a sua atenção.

  149. #149 maristela:
    08/09/11 às 14:21

    oi boa tarde estou escrevendo porque preciso de ajuda para fazer um plano de aula sob texto verbal e texto nao verbalpara aplicar para 3 serie do ensino fundamental desde ja agradeço obrigado

  150. #150 neide:
    07/10/11 às 18:14

    como fazer um pranejamento de aula 2 serie estou com muito deficudade

  151. #151 neide:
    07/10/11 às 18:18

    como fazer um pranejamento de aula 2 serie esuto com muito deficudade

  152. #152 ERALDO:
    25/10/11 às 20:22

    Muito bom, gostei, quero que continuem pois tem muita utilidade a todos os professores

  153. #153 ERALDO:
    25/10/11 às 20:37

    Meu caro Rafael, sou acadêmico do 3º ano de Artes Visuais e talvez um dia eu possa vir a precisar da ajuda a vocês, não sou muito bom em língua portuguesa mas com certeza tem pessoas de brincadeira no seu blog(faso,mim ajuda,só pode ser brincadeira) mas não fique triste com essa gente, acho que você deve usar como estímulo para crescer cada vez mais! UM GRANDE ABRAÇO!

  154. #154 giselle:
    31/10/11 às 16:32

    olá primeiramente gostaria de parabeniza-los pela pagina…preciso de idéias de um planejamento semanal para trabalhar a inclusão de crianças que sofrem bulliyng na educação infantil.alguém pode me ajudar? obrigado!

  155. #155 Ceh:
    01/11/11 às 16:22

    Socorro preciso de um plano de aula sobre o transito !!]

    Objtivo

    materias

  156. #156 Ralda Aparecida Ribeiro:
    10/11/11 às 21:35

    Olá meu nome é Ralda estou precisando de um plano de aula de educação infantil,e de um plano para uma turminha de 1 a 4 série estou começando agora e estou com muita dificuldade .Por favor me ajude!!!! Obrigada

  157. #157 Andréa Alcaires:
    12/11/11 às 20:04

    Olá, meu nome é Andréa, estou precisando preparar uma aula de Ciências, Matemática e Ed. Física, com o tema : Animais.
    Preciso muito dessa ajuda. Se alguém por acaso, já deu uma aula com esse tema e puder me passar o planejamento eu agradeço muito!

  158. #158 kelly matins:
    13/12/11 às 15:56

    muito interessante o que vcs fazem para ajudar o professor, principalmente aquele que estar iniciando. parabéns!

  159. #159 edna:
    28/01/12 às 11:26

    Preciso de 5planos de aula referentte ao ensino medio assunto :o rações subordinadas adverbiais.

  160. #160 aline:
    30/01/12 às 22:05

    gostaria muito de recerber um pranerjamento de aula do ensino fundamental do 1ano obeigado

  161. #161 Carmen Lúcia dos Santos:
    02/02/12 às 15:32

    Oi acabei de ler o comentário de número 156 e estou na mesma situação pois não sei como trabalhar no dia a dia na educação infantil, pois só lecionei do 1° ao 5° ano. Estou precisando muito de ajuda sobre a rotina na educação infantil. Obrigado

Comente!

Levando em conta a proposta do site, os comentários devem ser utilizados para discussão e expressão de idéias e opiniões sobre o artigo "Planejamento de Aula"

Estante de livros