BlogBlogs.Com.Br

Salário-base de R$ 850,00

Auto Date Sexta-feira, 13/04/2007 às 19:04, por Rafael

Uma notícia talvez muito interessante para nós, futuros professores. No final de março e início de abril, foi apresentado ao Congresso Nacional o projeto de lei que

“regulamenta o art. 60, inciso III, alínea ‘e’ do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica”.

Ou seja, irá para votação ainda esse projeto que propõe um salário-base de R$ 850,00, por 40 horas semanais, para os profissionais do magistério público da educação básica.

Por que isso é bom?

As divergências entre os salários desses profissionais de região para região são absurdas. O piso garantia que até mesmo as cidades mais pobres mantivessem um salário desses para seus professores. O dinheiro extra virá do Fundeb.

Mas tudo não mudará de repente. Primeiro, o projeto ainda nem foi votado. Segundo, a mudança poderá ser gradativa, veja este recorte do Artigo 2º do próprio projeto:

“Art. 2º A integralização do valor de que trata o art. 1o pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios será feita progressiva e proporcionalmente até janeiro de 2010, observado o seguinte:

I - acréscimo de um terço da diferença entre o valor atual e o valor referido no caput do art. 1o até janeiro de 2008;

II - acréscimo de dois terços da diferença entre o valor atual e o valor referido no caput do art. 1o até janeiro de 2009.”

Mas qual o problema?

Esse valor de R$ 850,00 é apenas uma atualização dos R$ 300,00 do Pacto Nacional pela Valorização do Magistério e Qualidade da Educação, de 1994. Calculando a inflação desses últimos treze anos, chegamos ao valor atual.

Sendo assim, muitos não gostaram da proposta. A CNTE, por exemplo, defende um salário-base de R$ 1.050,00 para os professores de ensino básico por 30 horas semanais. Para a Apeoesp, o bom salário inicial seria de R$ 1.576,00 - já com as gratificações.

E vocês, o que acham?

Acompanhe o andamento da votação desse projeto aqui.

Leia mais:

56 Respostas para “Salário-base de R$ 850,00”

  1. #1 Lucas Andrietta:
    14/04/07 às 23:24

    Rafael,

    Uma dúvida: dizer 40 horas/semanais significa 40 horas/aulas, ou é um regime de dedicação, considerando tempos de preparação de aula?

    De qualquer maneira, entendo a importancia do projeto padronizando o nivel de salarios em todo o territorio nacional, mas acho o valor ultrajante, dada a importância da função de professor e do esforço que ela exige de um profissional que se importe em realizar um bom trabalho.

  2. #2 Rafael:
    15/04/07 às 14:01

    Caro Lucas,

    Assim como lhe respondi no e-mail, escrevo também aqui algumas partes para quem mais estiver com a mesma dúvida:

    Reli alguns dos textos relacionados na própria matéria para tentar elucidar sua dúvida, e então, pesquisei um pouco.

    Pelo que tudo indica, a Exposição de Motivos nº 16, encaminhada ao Presidente da República pelos ministros Fernando Haddad e Paulo Bernardo Silva, diz que essas quarenta horas são da jornada de trabalho que incluem não só o “exercício estrito da docência”, mas como também as “atividades de administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional.”

    Essa explicação também se encontra no projeto de lei, no Artigo 3º, onde encontramos:

    “Art. 3o Para os fins desta Lei, são consideradas atividades do magistério público da educação básica as exercidas por professores e especialistas em educação no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimento de educação básica em seus diversos níveis e modalidades, incluídas, além do exercício da docência, as de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico.”

    Sendo assim, deduzo que tudo diz respeito à jornada completa, não só horas/aula. Contudo, não posso dizer com toda a certeza; além disso, devemos lembrar que o projeto ainda irá para votação e poderá sofrer modificações durante todo esse processo. Não se esqueça de acompanhar o andamento do processo de votação por aqui. Claro, que quando ele for aprovado, farei uma nova matéria explicando como tudo ficou resolvido.

    De qualquer forma, visite também o site do SINPRO-SP , lá, há páginas explicativas sobre a composição atual do salário do professor. Acredito também que eles atualizem a página, logo o projeto seja aprovado.
    Espero ter ajudado,

    Um abraço!

  3. #3 Fátima:
    15/04/07 às 23:23

    Oi, André:
    Eu contratei um pedreiro,o mês passado, que me explicou que o salário dele é oitocentos reais, mais o almoço e café. Perguntei quanto tempo ele estudou. Ele me respondeu orgulhoso:
    - Fiz até sexta série!
    Bom prá ele o salário, não?
    E aí me pergunto prá que estudamos tanto?
    Abs e seja bem vindo ao blogs educativos.

  4. #4 Fortunato Góes:
    20/04/07 às 14:04

    Sou professor de Matemática, já atuo no magistério a uns 10 anos. Fico indignado em saber como as autoridades parlamentares, senadores, governantes e até mesmo prefeitos, encaram a educação não como investimento em sua própria gente, mas sim como uma despesa. Não adianta dar cursos de capacitação e gastar fortunas com reciclagens, que muitas vezes são ministradas por entidades educativas particulares que seguem o regimento tradicional de ensino, e de docentes que nunca estiveram em uma escola pública, que mal sabem da verdadeira realidade. Pagar bem o profissional seja qual for a sua área de trabalho, é prova de reconhecimento pelo seu esforço e dedicação. Enquanto não existir uma melhoria das condições da escola pública, e uma política educacional voltada para a preparação profissional do educando, e uma valorização do profissional do magistério, não deixaremos de ser país do 3º mundo. Afinal a vida política e social de um cidadão começa na escola.

  5. #5 Antonio Kuntz:
    21/04/07 às 15:02

    Caso você não tenha se dado conta ainda, o governo brasileiro permite que a profissão professor seja um sub-emprego, incentivando, através do MEC e outras instâncias, a contratação de professores por hora/aula e por tempo determinado. O que obriga todo professor a procurar emprego a cada seis meses e trabalhar em quatro a cinco escolas diferentes, sem planos de carreira, sem chances de criar vínculos efetivos com qualquer estabelecimento. Infelizmente, este tipo de contexto afasta os melhores profissionais e restam apenas os medianos que por natureza se sujeitam a essa venda de mão de obra quase escravista. Caso o governo proibisse a contratação de professores por hora/aula e por contrato temporário, os estabelecimentos escolares seriam obrigados a se reorganizar para criar e manter equipes melhores e mais engajadas com as propostas educativas e o cotidiano da escola. Teríamos a eduçação de qualidade que tanto almejam e já possuímos no passado. O quadro atual se deve a um pouco de tudo, à ditadura militar, ao anacronismo das idéias socialistas e pedagógicas e ao pseudo neoliberalismo que deu lugar a manipulações de poder que consideram a educação um serviço assistencial como outro qualquer. A ausência de planos gerais ou ideais educacionais pragmáticos nivela a educação à assistência social filantrópica e retira dela o status de privilégio, transformando-a em direito, porém, sem as salvaguardas necessárias que a garantam enquanto qualidade e oportunidade real. No final das contas, o problema educacional é um problema trabalhista, trata-se de mão de obra não organizada socialmente. Em vez de salários, os professores devem lutar pela eliminação da contratação hora/aula e pela proibição de poder trabalhar em mais de um estabelecimento escolar. Todo professor só deveria ser contratado em tempo integral, com dedicação exclusiva. Somente a partir disso os salários subiriam, naturalmente. Pois os professores se tornariam trabalhadores comuns e não mais sub-empregados. A solução é simples e, por isso, mais viável que outras quimeras e pudendices.

  6. #6 Ricardo Righetto:
    22/04/07 às 23:01

    Acho muito interessante a idéia de unificação do salário base, mas considero também ultrajante a quantia de R$850,00 para o exercício da profissão de professor por 40h semanais, em qualquer nível. É uma quantia muito baixa se comparada aos anos de estudo e a responsabilidade requerida para um professor. É mais baixo do que ganham certos profissionais sem especialização nenhuma.
    Achei muito pertinente o comentário do Antonio Kuntz acima, por tratar da contratação de professores por hora/aula. É, com certeza, uma prática totalmente condenável, visto que aborda o ensino apenas como um serviço ou produto qualquer. Ela existe inclusive no ensino superior e é a grande propulsora das faculdades “parceladoras de diploma” (não ficarei se surpreso se descobrir que tal prática existe também nas universidades públicas…) e não respeita a necessidade de um laço forte do educador com a instituição de ensino e os alunos, cujo aprendizado tem melhores condições de ser acompanhado quando o professor é efetivo no cargo e possui um plano de carreira. É fácil de se enxergar a má-qualidade da educação prestada nessas condições.
    Talvez seja válida apenas para a execução de cursos de especialização e curta duração, que não requerem necessariamente grande interação entre alunos, professores e escola.

    Andréa, seu pedreiro está ganhando bem. Não que isso me alegre, pois a maioria pega no batente por muito menos.

  7. #7 André:
    26/04/07 às 08:51

    Fátima, tenho uma visão diferente - eu, ao menos, não vejo o estudo como uma forma de ganhar mais, tampouco acho que seu pedreiro, que deve ralar pra caramba e fazer um ótimo trabalho, muito cansativo, deva ganhar menos simplesmente por ter feito até a 6ª série. Mas é fato que um país que quer levar a sério a educação precisa valorizar o professor - aliás, valorizar em igualdade o professor de educação básica e universitário.
    Fortunato, a preparação dos professores é primordial para a educação, mas lembro que há outros fatores para que a educação atinja o patamar desejado.
    Antonio Kuntz, discordo que seja uma solução tão “simples” assim - acho que há um sistema de coisas a serem pensadas, e o salário do professor não é o único determinante da qualidade da educação. Mas achei muito interessante sua proposta, apesar da dificuldade dessa exclusividade - até hoje, só vi funcionar nas universidades públicas, mas mais pela pesquisa do que pelo ensino.
    Ricardo Righetto, em resumo acho que o piso é uma medida necessária e boa, mas o valor é muito baixo mesmo, e certamente está longe do justo. Claro, é sempre mais fácil pensar em cifras estando do lado de cá.

  8. #8 Rosa:
    27/04/07 às 15:09

    Sou educador infantil, trabalho diretamente com criança 40 horas, mas não sou considerada professora, porém fiz concurso com titulação de magistério e agora tenho ensino superior completo. minha dúvida é: Nosso cargo será contemplado com esse sálario fome que o governo esta oferecendo ao profissional de educação?

  9. #9 Gilberto Couto:
    27/04/07 às 22:42

    Esse piso de 850,00 proposto pelo projeto de lei do governo não passa de uma piada, pois ele não leva em consideção o tempo de serviço nem grau de formação. Um piso único sem a ele poder encorporar gratificações de direito. Minha esperança é que a proposta da CNTE seja acatada pelo governo. Se o dinheiro chega e sobra nos cofres dos municípios, os gestores têm mesmo é que pagar um salario mais digno.

  10. Então o salário do professor chegará a esse teto sub-merso? Com o fundef o dinheioro que vinha nunca era repaçado totalmente aos professores, imagine com o fundeb. Então vem a questão. Será se os governantes irão desenpenhar seus deveres éticos na formação e qualificação dos professores e repassar o salário que é justo para a classe docente. Como diz” Renato Russo ” o Brasil é um país do futuro. Será?. Eu acreditar e ao mesmo tempo não acredito.

  11. #11 Edimilson Castro:
    19/05/07 às 09:55

    Eu li os comentários dos demais professores. Considero todas as opiniões pertinentes. E , às vezes , me pergunto: Quando os nossos parlamentares vão deixar de usar a EDUCAÇÂO simplesmente como um “degrau de escada” para a sua ascensão política e realmente valorizá-la , para que o BRASIL acorde e se desenvolva.

  12. #12 FATIMA ALVES QUARESMA:
    20/05/07 às 22:01

    GOSTARIA DE SABER COMO FICARÁ A SITUAÇÃO DO PROFESSOR QUE TEM DOIS CARGOS EFETIVOS NO MUNICIPIO, OU QUE TENHA UM CARGO NO ESTADO E OUTRO NO MUNICIPIO.

  13. #13 FATIMA ALVES QUARESMA:
    20/05/07 às 22:03

    COMO FICARÁ A SITUAÇÃO DO PROFESSOR EM DESVIO DE FUNÇÃO OU EM AJUSTAMNETO FUNCIONAL

  14. #14 Vera:
    21/05/07 às 09:07

    Eu acredito que os professores não se deram conta da proposta indescente que o Governo faz. RS 850,00 ? Menos de dois salários mínimos por uma jornada de trabalho de 40 horas.
    Eu não gosto nem de escutar uma coisa dessa. É no mínimo desrreipeitosa.
    Segundo pesquisa , a Paraíba é um dos Estados que menos ao professor. E recebe em torno de 500,00 a 600,00 por 40 horas , mas só fica 25 em sala de aula , o resto das horas é reservado para os trabalhos de preparação de material.
    Ainda lhe sobra 20 horas para outra instituição.
    Aqui no Nordeste, a maioria dos profissionais em educação , amparado pela Constituição tem atividades em duas Escolas , dando assim ao profissional a ter um salário melhor. Muito melhor que RS 850,00.
    Que tal propormos trocar os nossos salários com os salários do presidente da república ( que não presisou de estudar, para ganhar o salário que ganha) , os ministtros , deputados, senadores e funcionario dos congresso , senado e palácio)

    Oh!

  15. #15 Adelcio Sperber Santana:
    31/05/07 às 09:30

    Olá, ou Adélcio!
    Meu filho tem o Ensino Médio e ganha para trabalhar seis horas diárias, aproximadamente 8OO por mês. Tem carteira assinada, Plano de Saúde e participação no lucro da Empresa. Eu fico pensando que incentivo eu tenho para continuar dando aula como professor de Filosofia.

  16. #16 Adelcio Sperber Santana:
    31/05/07 às 09:32

    O valor correto é Oitocentos reais por mês.

  17. #17 claudio:
    29/06/07 às 16:07

    tenho uma duvida , piso salarial, e salario base, sao a mesma coisa. ficarei grato se esclarecerem minha duvida.valeu!

  18. #18 alcileno Henrique dos santos:
    14/07/07 às 09:24

    o salario de 850,00 e muito ruim por quarenta horas trabalhada.uma duvida todo professor tera direito a 40 horas

  19. #19 Webert:
    06/08/07 às 14:26

    Ídem ao comentário N#8:
    O cargo de “Educador Infantil” será contemplado por este salário?

  20. #20 Rafael:
    08/08/07 às 10:19

    Recebemos muitas perguntas sobre as mudanças no salário. Contudo, é importante lembrar que ainda estamos aguardando a as votações no projeto e ver todas as modificações no texto. Para, então, darmos informações acertadas.

    Grato.

  21. #21 Graziella:
    12/08/07 às 22:43

    Fiz 4 anos de magistério,mais 4 anos de Pedagogia e leciono há 10 anos numa escola da rede municipal do interior de São Paulo,como professora efetiva do Ensino Fundamental.Fico humilhada,desmotivada,”sem chão”,de saber que CHAMAM DE PROJETO UM SALÁRIO BASE DE R$850,00 E O QUE É PIOR,POR 40 HORAS.Eu trabalho 30 horas semanais(incluindo 5 horas de htpc) e ganho um pouquinho a mais que R$850,00, e é pouco.Pouco porque estudei,fiz curso superior,mereço um salário digno!!Se continuar assim,o povo vai ficar sem educador…

  22. #22 Graziella:
    12/08/07 às 22:49

    …e tem mais, e o plano de carreira?Como fica?E os educadores com Pedagogia?

  23. #23 LILIAM:
    11/09/07 às 13:01

    sou assistente tecnico de educaçao básica, vou receber este salario “sensacional” gostaria de ser informada .

  24. #24 Thiago:
    21/09/07 às 14:39

    Meus caros a questão trata de professores, pessoas que preparam para o surgimento de novos cidadãos e profissionais. Certamente eles precisam de um salário digno pra poder dar aulas com entusiasmo. 850 é medíocre.

  25. #25 REJIANE DAIANY:
    10/10/07 às 15:04

    Estou me formando neste ano (2007), o Ensino Médio. Espero me formar em Letras/Potuguês-Inglês,e fico decepcionada com a baixa remuneração concedida aos professores.
    POIS NÃO TEM COMO OFERECER AOS ALUNOS UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COM UM SALÁRIO TÃO DESMOTIVADOR!

  26. #26 aldemircarvalhal:
    23/10/07 às 15:44

    salario base é muito pouco para quem realmente nasceu com o dom de lecionar,mas infelizmente apenas 20% da categoria merecem receber,aprendemos em sala de aula a reclamar mais,culpar tudo e todos mas esquecem de ensinar algo que a muito não existe ,patriotismo…boa sorte a todos

  27. #27 link:
    23/10/07 às 17:48

    greatings…

    great post…

  28. #28 MÁRCIO ANDRE:
    03/11/07 às 12:48

    ESTOU FAZENDO MAGISTÉRIO E TENHO ESPERANÇA DE GANHAR ESSE SALÁRIO EM BREVE. SE NÃO SOU COCURSADO E SIM CONTRATADO, TAMBÉM GANHAREI ESSE SALÁRIO?

  29. #29 tiago:
    28/12/07 às 06:11

    RECEBI A VISITA DE UM EX ALUNO Q HOJE É POLICIAL MILITAR E CHEIO DE “ONDA” VEIO TIRAR SARRO DE MIM. TENDO APENAS O ENSINO MÉDIO, ELE GANHA COMO SALÁRIO INICIAL 1.200 REAIS. TENHO 15 ANOS DE PROFISSÃO, CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO, 1 QUINQUÊNIO, GRATIFICAÇÃO DE 50% DE PÓ DE GIZ E RECEBO APENAS 893 REAIS LÍQUIDO. NÃO Q ELE NÃO MEREÇA O SALÁRIO, MAS ACHO DESMOTIVANTE, HUMILHANTE, REVOLTANTE UM PROFESSOR TER ISSO COMO REMUNERAÇÃO. SEM CONTAR Q O PISO DE 950 REAIS SÓ CHEGARÁ AO BOLSO DO PROFESSOR EM 2010, ATÁ LÁ, VAI POR CONTA-GOTAS. ESSE PISO AGORA NÃO ME AGRADA, IMAGINE EM 2010. PIADA DE MUITO MAU GOSTO. KKKKKKKKKKKK VOU SER POLICIAL MILITAR. ABRAÇO.

  30. #30 Vera:
    02/01/08 às 12:48

    Sou professora do Ensino Fundamental do Paraná e aqui é 20 horas semanais.Quero saber se esse salário para nós tambem vai valer?Lembrando que 850,oo sem os reais descontos.

  31. #31 tenisson:
    03/01/08 às 18:41

    Estava numa festa de rua e via um senhor catando latinhas de cervejas e refrigerantes com uma camisa com o nome “sou professor”. Perguntei se ele estava fazendo bico, ele respondeu que bico faz na escola lecionando. Com esse piso ele tem razão de catar latinhas.

  32. #32 Eluza Mara Pedroso:
    03/01/08 às 23:29

    Moro no estado do Paraná onde a carga horária de trabalho do professor é de 20 horas ( 1 padrão ) obviamente para 40 horas tenho que ter dois concursos. Como será feito a aplicação do piso em meu estado. Acho uma falta de respeito com os professores um piso de R$ 950,00 por 40 ou 30 horas. Como seria bom se conseguissemos despertar nos governantes a importância que tem um professor, para a formação da sociedade, pois só haverá igualdade social, inclusão através da educação e isto só se efetivará quando os profissionais de educação forem realmente valorizados, mas não a passos de tartaruga como estão propondo e temos que digerir, pois é só discurso. Todos querem qualidade na Educação mas dessa maneira? Acho impossível!

  33. #33 celia:
    22/01/08 às 21:28

    A maioria dos professores trabalham 25horas porque não é fácil dá aulas à salas superlotadas(49 à 50) alunos por sala, pois nossos alunos estão muito dispersos e temos que mudar contantemente as aulas para não termos evasão, por tanto 40h com este salário é inadmissivel ´.

  34. #34 tatiane:
    06/02/08 às 00:17

    gostaria de saber se esse salário vale para quem trabalha em centros de educação infantil pois, faço 40 horas semanais e nem chego a ganhar isso, é uma vergonha, isso é aqui no paraná.

  35. #35 Robson Pereria Novaes:
    12/02/08 às 12:31

    Essa situação só poderá mudar um se todos os professores pararem de trabalhar depedrar onibus, sequestrar politicos corruptos colcar fogo nas escolas e parar o Brasil. A coisa tem que drástica como na Koréia não adianta ser modreda não.

  36. #36 Lisandra:
    21/02/08 às 02:05

    É, devo concordar com o Robson… não q violência me agrade mas somos tão desrespeitados q dá até vontade de fazer isso mesmo. Me formei em Letras mas trabalho na companhia de água da cidade q me paga o mesmo q se estivesse lecionando com a vantagem de ser meio-turno e não levar trabalho para casa. Isso sem falar q lá tenho ar condicionado, mesa nova, bom computador. O que temos de condições de trabalho nas escolas? NADA É frustrante e desesperador… ah, R$ 850 é mesmo uma piada mas eles falam disso como se estivessem nos prestando um grande favor, querem q nos sintamos lixo e fiquemos contentes com essa migalha. Há concursos federais a nível de ensino médio com salário acima de R$ 2000. É pra rir ou prá chorar?

  37. #37 Humberto Costa Santos:
    28/02/08 às 10:15

    gostaria de saber quanto vai ficar o salário de um professor aposentado recentemente. de 20 carga horária 20 horas ???
    obrigada..

  38. #38 Davi Campos:
    03/03/08 às 16:26

    Quanto e o salario de assistente tecnico de educação basica?

  39. #39 thaysa:
    17/03/08 às 09:10

    eu acho legal

  40. #40 Rosileide Maria de Albuquerque:
    21/03/08 às 20:59

    Gostaria de saber como vai ficar o salário dos professores quato às gratificações? Elas vão ser incorporados à esse piso, ou se vão recebê-las por fora?

  41. #41 Audair José de Oliveira Caldas:
    27/03/08 às 16:46

    A final essa proposta só será aplicada para quem trabalha 40 horas? E quem já trabalha 20 e tem gratificações e já ganha 600 reais. Como fica essa proposta do governo?

  42. #42 erick:
    11/04/08 às 16:23

    realmente acho esse salario de R$ 850,00 uma micharia o governo acha q os professores são obrigados a dar aulas e é o que está acontecendo por que com esse salário isso passou a ser uma obrigação . Será que os governantes não percebem que ser professor precisa de vontade de ter que aguentar alunos sem intesse , mais mesmo assim tentar ainssinar algo a eles.Realmente acho que o PRESIDENTE deveria si preocupar mais com o esnino do nosso país e não ficar si preocupando com conflitos de outros paises . É isso obrigado.

  43. #43 Joseph Branches:
    13/04/08 às 01:35

    acho esse salário uma piada, pensei até que fosse para 20 horas, defendo uma isonomia, ou seja quem tem nível superior 40 horas ficaria em R$ 2.500,00. O Brasil está crescendo, tem que se priorizar a Educação.

  44. #44 CLERISSON:
    15/04/08 às 07:48

    BOM DIA A TODOS, ACHEI OS COMENTARIOS DE VOCES UM TANTO RACISTA, SER PEDREIRO, QUER DIZER SER CACHORRO? VOCES ESCOLHERAM MAGISTERIO CERTO! EU TENHO ENSINO MEDIO ( FORMAçAO GERAL), E SOU PEDREIRO! E NAO ME TROCO POR NENHUM DE VOCES, NEM TAO POUCO ME SINTO MENOS! E MUITO BOM QUANDO TEM UM PAI O UMA MAE, QUE PAGUEI TEUS ESTUDOS, E AO CONTRARIO MUITOS PEDREIROS TEM QUE COMEçAR A TRABALHAR AOS 11 DE IDADE! BONITO ISSO PARA UMA CRIANçA, NAO, O QUE PRCISA MUDAR NO BRASIL E A POLITICA MEDIUCRE, E O POVO SE CONCIENTIZAR, QUE TEM QUE TRABALHAR… ATUALMENTE VIVO NA EUROPA
    E SOU PEDREIRO, E MEU GANHO MENSAL E DE 1900 EUROS POR 22 HORAS SEMANAIS! SO QUE AQUI NAO E NADA FACIL! DETALHE SOU PEDREIRO E FALO 3 IDIOMAS, COISA QUE MUITOS PROFESSORES NAO SABEM NEM POR ONDE COMEçAR, E NEM PRECISEI ESTUDAR TANTO COMO VOCE, #3 FATIMA (RACISTA)
    VOCES PRECISAR ABRIR MAS A MENTE E APRENDER A VIVER…..

  45. #45 luciana:
    27/04/08 às 00:19

    Também acho um absurdo esse novo salário, estou me formando em letras (português e inglês) e pretendia ser professora porque realmente amo e sei que tenho o dom de ensinar, porém com este salário até me decepciono, pois meu retorno de gastos com a faculdade irá demorar anos. Tenho também uma coisa a declarar, eu acho que o #44 Clerisson foi um pouco precipitado ao dizer sua mensagem daquela maneira, afinal todos estão revoltados porque levaram 4 anos ou mais se formando, com um investimento de mais ou menos R$30.000,00, para ganhar R$850,00 reais imagine se ele tivesse que ganhar R$28,33 por dia sabendo que teve que pagar faculdade para um dia receber esse salário hipócrita, sorte dele se consegue ganhar mais do que isso, e acho também que não houve nenhum comentário racista, houve apenas uma indignação da parte de todos com o salário, talvez foi até esse assunto que o levou a morar na Europa, pois com um salário deste ele não iria gostar de deixar seus filhos estudando aqui no Brasil.
    Afinal para aprender é necessário professores e para viver é necessário dinheiro, e há pessoas que não sabem diferenciar, mas de mais, fora outros erros de português, então “é melhor calar a boca de vez em quando”, ainda mais para pessoas que falam 3 idiomas e não sabem nem se quer seu próprio idioma direito.
    OBS.: Eu pago meus estudos, exercendo outra profissão e não meus pais, até porque eles já faleceram.

  46. #46 Alberto Vitor Ximenes Reis:
    07/05/08 às 14:54

    O professor deve ter um salário digno. E como salário digno deve-se entender que esse salário seja o top de todos os salários, como já acontece em paises do primeiro mundo. Não se pode olvidar que todas as profissões tiveram um professor. Assim ninguém deve ganhar mais do que o professor, no máximo ter o mesmo salário. É claro que se deve adequar o salário do professor de acordo com o seu nível de estudo e de trabalho, bem como horas trabalhadas, etc. Fora disso, não há qualquer dignidade de salário para o professor.

  47. #47 Degmar:
    13/05/08 às 18:28

    É realmente absurdo este piso salarial oferecido por nossos governantes, deveriam se envergonhar em apresentar políticas públicas desse calibre, a educação é, se não a maior, mas uma das mais importantes profissões, pois é através dela que formamos a sociedade que vivemos. A sociedade de hoje é o retrato da educação do nosso país. Não adianta investir em segurança, em recuperação de delinquentes tudo isso é conversa, balela para ludibriar o cidadão brasileiro.
    Não adianta tratar o doente sem que se apresente um meio de prevenir esta mesma doença.
    Temos um país doente, com saúde, segurança e
    políticas doente, retrato de uma educação também doente.
    Sou educadora infantil e não ganho nem mesmo esse piso salarial, fico indignada quando vejo que não somos considerados e respeitadas como professores, pois exercemos muito mais que a função de professor.
    Além de educar ainda cuidamos.

  48. #48 Degmar:
    13/05/08 às 18:38

    Educar significa proporcionar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens, possibilitando a construção de conhecimentos de maneira lúdica, através das diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita. é assim que trabalha o educador infantil preparando a criança para uma melhor alfabetização.
    É preciso cuidar da primeira infancia esse é fato. Será possível que vão fazer de conta que não existimos? idem#19 WebertN#8, #34

  49. #49 Leandro:
    11/06/08 às 11:43

    Tenho apenas a 8ª serie incompleta,mais tenho um “Dom”,como diz a LUCIANA sou musico e trabalho 8 horas por semana ou talvez nem isso e ganho 1000 reais por mês ou até mais que isso.Se realmente ela tem o dom de ensinar,também tem que ter o dom de aprender,se ela fosse tão boa no que ela pretende fazer que é ensinar ela teria feito vestibular em uma faculdade publica e não teria gasto 30.000 reais para se formar sabendo que o salario do professor é tão baixo.quando se tem um dom como o clerisson que é pedreiro se deve dar valor por que ta dificil encontrar profissionais em qualquer area que estejam fazendo seu trabalho com amor e dedicação,talvez se eu não tivesse me dedicado a musica não estaria ganhando tão bem por tão pouco tempo de trabalho.e teve sim preconceito da parte da fatima quando se referiu a um pedreiro,só uma pessoa idiota não perceberia que ela foi mediucre qunado falou que o pedreiro tava orgulhoso de ter apenas a 6ª série e tava ganhando mais que ela,posso não saber escrever direito e as vezes não sei me expressar da forma que eu queria mais sou humilde e estudo as possibilidades de sucesso antes de começar qualquer coisa.

  50. #50 Lin:
    12/06/08 às 23:14

    O Leandro realmente falou tudo. Outra coisa que eu queria questionar: essa de que “ninguém deve ganhar mais que o professor”… Sinceramente, não nego que toda profissão tem seu professor, e nem que a Educação é fundamental para o crescimento social e econômico do País, mas há profissões que exigem certos risco que, em teoria, um Professor não corre(não preciso exemplificar, preciso?). Outra: devemos admitir que não há férias tão extensas(não que não sejam merecidas, não me entendam mal) em muitas outras profissões. Acho que coisas assim merecem seus méritos… Aliás, já adiantando, fiquei um tanto indignada com o Ego de alguns de vocês…

  51. #51 Lin:
    12/06/08 às 23:19

    Obs 1: concordo que é necessário aumentar os salários na Educação Básica.

    Obs 2: não querendo ser chata, mas já sendo, se escreve “medíocre”, com “O”… Desculpem-me, não me contive…

    Obs 3: tenho 17 anos e sou estudante do Ensino Médio, 3ºano.

  52. #52 luciana:
    12/07/08 às 22:25

    Concordo com o Leandro quando ele disse que esta difícil de encontrar profissionais em qualquer área, mas o que ele não percebeu é que esse site é para discutir o futuro do professor e não para fazer comparações de quem merece ou desmerece alguma coisa, eu pago meus estudos mesmo, sabe por quê? Porque o dinheiro é meu, e se eu não fiz vestibular para escola pública é porque eu tenho os meus motivos, afinal eu sou boa no que eu gosto de fazer e não em todas as coisas. Talvez ele também tenha pagado para aprender a tocar violão ou coisa parecida e hoje tem uma profissão, eu também desejo isso e sei que o salário do professor é pouco, mas nem por isso vou desistir ou mudar de profissão, eu posso até ter duas profissões para poder me manter, mas ser professora irá ser uma realização na minha vida, pois quero poder fazer desse mundo um pouquinho melhor e sei que quando fazemos algo com amor podemos alcançar o sucesso, não vê o Silvio Santos, de onde ele começou?! Não quero ironizar ninguém, mas sinceramente o mundo está uma bosta e não é só por causa da educação não, é porque existem muitas pessoas que não se colocam no lugar de outras, mas não é só na questão de ser professor, é em qualquer situação, pois se o LEANDRO tivesse que ganhar R$ 850,00 trabalhando 40 horas semanais com certeza que ele também não iria gostar nadinha, já o fato de ele ter me chamado de idiota na cara de pau, acredita que ele tem muita sorte de existirem pessoas como eu e como muitas outras que passaram por aqui, porque mesmo sendo humilhadas por este salário e também por pessoas que não valorizam a profissão do professor ainda continuamos com o nosso trabalho ou com o nosso sonho, pois com certeza Leandro se você sabe alguma coisa hoje foi porque alguém ensinou e se por algum acaso algum dia ninguém mais quisesse ser professor certamente você teria que virar um para educar seus filhos.

  53. #53 HELENA DE ARAÚJO BORGES:
    20/07/08 às 20:27

    Que tal propormos trocar os nossos salários com os salários do presidente da república ( que não presisou de estudar, para ganhar o salário que ganha) , os ministtros , deputados, senadores e funcionario dos congresso , senado e palácio#14 Vera:
    21/05/07 às 09:07
    CONCORDO COM A VERA QUANDO FAZ A PROPOSTA DE TROCAR ESSE “SALÁRIO” NÃO PELOS SALÁROS DOS IMORTAIS DEPUTADOS, SENADOS, PRESIDENTES, PREFEITOS E VEREADORES SEM FALAR EM OUTROS CARGOS DE GOVERNO. E SIM POR UMA DAS GRATIFICAÇÕES DE UM DELES, SERIA O MELHOR SALÁRIO JÁ RECEBIDO NA HISTÓRIA DO MAGISTÉRIO NACIONAL. COMENTAR ESTE SALÁRIO!!! ME RECUSO NÃO MEREÇO PASSAR POR ESTA TORTURA!!!!
    O GOVERNO DEVERIA PARA DE ADMINISTRAR CPIS E GOVERNAR O BRASIL NÃO DÁ PARA CONTINUAR ASSIM. LEMBRO O MANDATO ESTÁ ACABANDO! CORRA QUE AINDA DÁ TEMPO!!! ME DESCUPEM OS LETORES ISTO É U DESAPAFO!!!
    SOUI PROFESSORA NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO COM UMA CARGA HORÁRIA ,OU SEJA, TENHO DUAS MATRÍCULAS 25 + 25 HORAS SEMANAIS IGUAL A 50 HORAS É PENOSO TRALHAR TANTO E GANHAR TÃO POUCO +OU - 2 X ESSE PISO. PERGUNTO ENTÃO COMO FICA O MEU PISO?

  54. #54 DEIR:
    22/08/08 às 17:15

    Como anda a situação atual do projeto de lei?

    Em qual casa já passou?

    Onde ainda deve passar?

    Obrigado.

  55. #55 Prof. Dindio:
    04/09/08 às 01:17

    Esta esmola deveria ser o salario dos parlamentares que pouco soma para a educação e desenvolvimento da nossa cultura.

  56. #56 Prof. Dindio:
    04/09/08 às 01:24

    Etrágico cômico o anúncio de que o salário dos professores passarão para o valor (R$ 850,00 ), que não dá a mínima condição para ele sustentar uma familia e ter que aturar indivíduos mal-educados e transformá-los em cidadãos. ISTO É UMA VERGONHA

Comente!

Levando em conta a proposta do site, os comentários devem ser utilizados para discussão e expressão de idéias e opiniões sobre o artigo "Salário-base de R$ 850,00"