Deixe que seus sites favoritos venham até você

Em 18 de junho de 2007, por André Pasti

Logotipo do RSSSe você não sabe o que RSS, feed, XML, Bloglines, Google Reader, Netvibes: PARE TUDO E LEIA ESSE TEXTO.

Perdemos muito tempo acessando os sites favoritos em busca de novidades. Após quatro ou cinco visitas e nenhuma atualização, você nunca mais abre aquela página, certo? Se você ainda navega na internet deste modo, preste atenção: de hoje em diante, deixe que as atualizações venham até você.

Como?

A maior parte dos sites oferece para os visitantes um “feed” (do inglês, alimento). O Feed, também conhecido pelo nome RSS, é um arquivo especial que, ao ser cadastrado em seu leitor RSS, traz os dados e as atualizações do site que você “assinar”. Deste modo, o seu leitor RSS te avisa quando um site tem novidades, economizando assim o seu precioso tempo online.

Você pode identificar um Feed por esses símbolos: [XML] [RSS] [ATOM], além do padrão www.feedicons.com. Em geral, os feeds também são destacados pelos rótulos “Assine”, “Receba Novidades”, “Atualizações”. Sempre que encontrar um desses ícones em um site, você pode clicar sobre ele com o botão direito do mouse, copiar o atalho e colar no seu leitor. Pronto, você já está cadastrado para ser avisado das atualizações dos seus sites, blogs, fotoblogs, wikis favoritos.

Como usar um leitor RSS:

Usar um leitor RSS é tão fácil como adicionar páginas aos favoritos de seu navegador. Há duas opções de leitores: online e offline. A Luciana, que também explicou para que serve esses tais de feeds, disse o seguinte sobre a escolha:

Se você acessa a internet de um único computador, o agregador offline é uma boa opção. Se você paga por minuto conectado à internet, definitivamente o agregador offline é uma excelente opção. Você pode conectar-se à internet em horários mais baratos, deixar o agregador offline “puxar” o conteúdo, desconectar e ler as novidades quando desejar, sem gastar com conexão.

Se você possui banda larga, mesmo acessando a internet de um único computador os agregadores online são, também, uma boa opção, já que alguns possuem muitas funcionalidades extra interessantes. Veja a seleção de leitores RSS que fizemos. Todos são gratuitos.

Leitores Baseados na Web

Você acessa de qualquer computador conectado à rede. Como se fosse um webmail, que necessita cadastro e login em cada visita.

  • Netvibes (www.netvibes.com) – muito completo e fácil de usar e, além de ser um leitor de feeds, é um gerenciador da ‘vida virtual’. Ele permite que você mantenha sempre a conta ativa no seu computador, sem precisar efetura o login a cada acesso.
    Preparamos um tutorial para você iniciar sua conta no Netvibes, não deixe de acessar.
  • Bloglines (www.bloglines.com) – simples e eficiente. Copie com o botão direito o endereço do feed que você quer assinar. Na aba Feeds, clique em Add. Cole o endereço do feed na barra e clique em Subscribe. Permite que você separe o feed por categorias.
  • Rojo – (www.rojo.com) – um pouco mais complexo que o Bloglines. Apresenta funcionalidades muito interessantes, como organizar os feeds por tags. Na aba My Feeds você pode adicionar as URLs dos seus RSS.

Leitores instalados na máquina

Softwares instalados na máquina:

Tecnicamente como funciona?

(Esse trecho é para os curiosos, você não precisa entender para usar feeds.)
É tudo muito simples: RSS e Atom são, na verdade, padrões. Foi estabelecido um padrão para que todos os portais de notícia, blogs e outros sites atualizados constantemente seguissem para disponibilizar seu conteúdo, de forma a permitir, também, que programas – os tais “agregadores” – pudessem ler e manipular esse conteúdo, já que o formato é padronizado. Nada mágico, apenas organização.

Comece já, com feeds de sites e blogs de Educação!

Além de preparar o tutorial do Netvibes, caso você use esta ferramenta, montamos e compartilhamos uma ABA completa com feeds de educação brasileiros. Para adicioná-la, basta clicar aqui! Para quem não usa o Netvibes, os feeds que constam lá nesse momento são:

Veja também:

_________________________

Débora e André fizeram esse texto juntos porque notaram que seus leitores desconheciam essa tecnologia muito útil.

12 Comments

  1. André disse:

    Há muito tempo eu procurava um texto que explicasse de um jeito “leigo” e funcional o que é RSS.

    Com certeza esse post vai ganhar um link no lendo.org, para meus leitores :)

  2. Mary Grace disse:

    Muito bom! Vou indicar e deixar linkado no meu site também. Será útil para muita gente. Parabéns pela iniciativa e agradeço também a indicação da Vivência!
    bjs
    Mary

  3. Vocês arrasaram neste post, hein?
    Mas, por que não apresentaram o Google Reader? Ele é tão facinho.
    Posso usar em meus cursos?
    Obrigada pelo link.
    Abs

  4. Ricardo Righetto disse:

    Eu uso o Mozilla Thunderbird pra ler feeds e acho muito bom, é bem fácil de configurar (acho que todos são, não?), mas já aconteceu de não ter compatibilidade com alguns feeds. Isso foi antes da última atualização, não sei como está agora.
    Dica: o Orkut agora suporta que você adicione seus feeds de preferência ao seu perfil.

  5. [...] Convidamos todos a participarem das atividades e das decisões do Centro Acadêmico – em especial àqueles que, de alguma forma, não se sentiam à vontade a participar até este momento. Para saber como participar, procure algum membro da chapa, fique de olho nas atividades que serão divulgadas pelos murais, paredes e listas de e-mail do Instituto e acesse este site regularmente, ou acompanhe as notícias via RSS (saiba mais). [...]

  6. Pedro Paulo disse:

    Parabéns pelo tutorial, muito objetivo e de fácil entendimento. Uso o Netvibes atualmente e hoje me considero quase um viciado em feeds. :) Se puder fazer uma sugestão gostaria de recomendar um link a mais para o veja mais: O Projeto RSSficado 2, que trata exatamente de introduzir os leigos ao mundo maravilhoso dos feeds RSS.

    Abraços
    Pedro Paulo

  7. [...] Conosco Assine nosso feedO que é isso?2194 [...]

  8. Livros disse:

    Muito claro e esclarecedor o artigo.

    A tecnologia RSS deve ser compreendida e está se expandido rapidamente.

    Abraços!

  9. Good blog dude! I just added this article to my Twitter account. Keep it up!

  10. Howdy are using WordPress for your site platform?

    I’m new to the blog world but I’m trying to get started and set up my own.
    Do you need any coding expertise to make your own blog?
    Any help would be really appreciated!

  11. I constantly emailed this blog post page to all
    my contacts, for the reason that if like to read it after that my friends will too.

    Also visit my web-site … fat burning foods

Deixe sua opinião

Levando em conta a proposta do site, os comentários devem ser utilizados para discussão e expressão de idéias e opiniões sobre o artigo "Deixe que seus sites favoritos venham até você"