O ENEM e algumas conclusões sobre a avaliação

Em 18 de fevereiro de 2007, por André Pasti

Como falamos dias atrás, o MEC liberou os relatórios de avaliação do ensino básico e médio. Após análise do balanço o SAEB, agora analisaremos os resultados do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Sei o quanto as estatísticas são desgastantes na leitura, mas creio que a análise de algumas informações pode enriquecer nossos debates.

ENEM?ENEM

O ENEM nasceu em 1998, e em sua última edição (2006) teve 2,8 milhões de participantes. Para melhor compreendermos a iniciativa, precisamos conhecer o objetivo do exame. Ele foi elaborado com o intuito de avaliar o desempenho dos alunos quando concluem o ensino médio. Além disso, o MEC destaca como objetivos prover, à qualquer pessoa, uma auto-avaliação consistente para tomada de decisões de continuação dos estudos ou trabalho; possibilitar uma opção alternativa ou complementar aos processos de seleção do mercado de trabalho e de acesso a cursos pós-médios profissionalizantes e ao ensino superior, e criar condições para participação em programas governamentais da área de educação.

Avaliação

Na edição deste ano, a avaliação geral dos alunos foi muito fraca. Para nossa comparação, utilizaremos as notas alcançadas nas questões objetivas da prova. Na média nacional, o índice de acerto das questões foi de apenas 36%. O resultado, ainda pior que o do ano anterior, ainda destaca uma disparidade grande entre o resultado das escolas particulares (50% da prova objetiva na média nacional) e públicas (34%). Os melhores resultados, nas escolas públicas e particulares, se deu nos estados das regiões sul e sudeste, além do Distrito Federal. O ensino público pior avaliado é o de Tocantins (29% das questões objetivas), assim como o Maranhão é o pior resultado entre as particulares (37%).

Outro dado interessante: São Paulo é o Estado onde a diferença entre os resultados das escolas públicas e privadas é maior (quase 18%), enquanto o Rio Grande do Sul é o segundo Estado que possui menor disparidade (6,5%, e conservando uma avaliação alta em relação às demais unidades federativas), perdendo apenas para Roraima. Além disso, a média de notas é praticamente mantida ao redor do país: a mais baixa é da região norte (32%) e a mais alta da sudeste (38%).

Comparação com outros anos

Se compararmos os resultados alcançados neste ano com o ano anterior, o desempenho piorou (nas provas objetivas, 3%) – e isso foi noticiado pela mídia – ligando o resultado a uma piora no ensino médio. Porém, temos que tomar cuidado em relação a esse tipo de conclusão. O ENEM não é uma prova que mantém o nível durante os anos, segundo o MEC. Diferente do SAEB, o exame permite, no máximo, uma análise entre os resultados do próprio ano – como as comparações acima. Como exemplo, uma experiência pessoal: no ano em que fiz o exame, meus professores pregavam que o exame era muito fácil e sem “pegadinhas” – e que eu não precisava me preocupar com elas. Porém, a prova estava, de fato, muito diferente dos anos anteriores, e repleta das tais “pegadinhas”.

Não estou querendo, com isso, discordar que a qualidade do ensino médio esteja piorando. Mas não concordo com os que acreditam que os dados do ENEM possam ser utilizados com tanto critério para tal conclusão.
A proposta do exame não inclui a necessidade de manter o mesmo nível durante todos os anos. Com base nisso, levanto ainda outra questão: se o próprio MEC diz que o nível do exame não se mantém, seria justo as universidades aceitarem resultados de mais de um ano de exame em seus processos seletivos?
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28 Comments

  1. JC disse:

    É, bem colocada a questão de comparação. Comparar o Enem de um ano com os anos anteriores não parece ser um caminho viável, mesmo. Quando penso nisso vem-me à mente a Fuvest: há anos em que a Fuvest tem nota de corte alta, há anos em que acontece o contrário, e isso não é gradativo, linear, mas diferente para cada prova, já que cada ano tem sua singularidade. O mesmo pode estar acontecendo com o ENEM. A nota de corte baixar não quer dizer que os alunos estão menos instruídos, menos estudados.

    E parece não ser justo as universidades aceitarem resultados de mais de um ano, mas pensando num aluno que fez dois, três anos, não é ruim, embora os mais novatos sejam prejudicados por isso, tendo apenas um ano para a conta. De fato, para estes últimos é injusto.

  2. Gustavo Haruki disse:

    Enquanto mídia e a oposição utilizam-se da “piora” nos resultados no Enem (e teoricamente, piora do ensino no país) para levantar falsas bandeiras, não se vê que tanto nesse ano, quanto no passado, o resultado do exame é vexatório, independente da ligeira oscilação da média. Um resultado de 36% ou 39% numa prova de elementaridades com o Exame Nacional do Ensino Médio é alarmante e demonstra a precária situação do ensino no país, que a cada ano se perpetua.

  3. André disse:

    JC, acho que não podemos supor que todos vão prestar três anos consecutivos. Acredito que fosse melhor aceitar somente o resultado do próprio ano para todos.
    Gustavo Haruki, concordo com você, e nesse ponto, com a Débora também, que seria “uma amostra alarmante da qualidade das nossas escolas”, ao meu ver, principalmente dessa disparidade entre públicas e privadas. Meu ponto foi que o ENEM não é um base de comparação, mas que de fato, média de acertos menor de 25 póntos naquela prova é muito baixa (tendo como referência minha própria experiência com ela).

  4. Ênio Carlos disse:

    A análise do dados do ENEM, de fato nos revela que a educação do país não está bem e que está piorando, como podemos comprovar através do relatório do ENEM-BRASIL 2006 , no qual a média dos egressos do Ensino Médio é melhor que a dos concluintes. Outro fato importante é o destaque que esta prova está tendo a partir da edição de 2005, em que o MEC julgou imprescíndivel a participação no ENEM para o aluno que deseja pleitar uma vaga no Prouni (Programa Universidade para Todos). Esta foi a causa do aumento expressivo no número de inscritos no ENEM, sendo assim foi interessante pois em 2 anos podemos ter uma radiografia do ensino no país e a constatação do que já era óbvio para muitos educadores, a qualidade do esino no país está péssima.Enquanto a utilização das notas no ENEM obtidas pelos candidatos em mais de um ano nos vestibulares, acredito que não há problemas, desde que seja utilizado a nota do ano atual ou a do ano anterior (prevalecendo a maior) como é adotado pelo vestibular da Unicamp, sustento esta opinião por dois fatores: pela baixa oscilação no desempenho geral do ENEM como escreveu o Gustavo; e pelo o número de egressos ser maior que o de concluintes, situação que acredito que prevalecerá por mais alguns anos.
    Abaixo segue um endereço que contém um texto que li em uma Lista de Discussão na Internet, o texto trata do projeto Universidade Nova, no qual a nota do ENEM terá uma grande importância, o autor desmonstra através da sua opinião o que está por “trás” deste projeto, a postagem deste texto na lista foi feito pela Prof. Drª Regina Célia do IG-Unicamp.Boa Reflexão!

    http://br.groups.yahoo.com/group/listageografia/message/42282

    PS.:André e Rafael brilhante idéia a criação deste site. Parabéns!

  5. André disse:

    Ênio Carlos, obrigado pela excelente colocação. Porém, em dois pontos ainda não concordo: creio que o fato dos egressos ter nota maior que dos concluintes, também dá-se devido à ampla propagação dos cursinhos (pré-vestibular); E ainda mantenho dúvidas quanto a essa “baixa oscilação” das notas do ENEM durante os anos (por mais que haja, de fato, uma variação pequena), já que como a prova não tem como requisito manter o nível, pode sem problemas mudar no próximo ano, tornando-se, por exemplo, um pouco mais difícil. Isso seria injusto com os alunos que só fizeram nesse ano (ao meu ver).

  6. [...] Estou aqui só para lembrá-los que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está na sua 10ª edição. Aquela prova aplicada em 1998 cresceu e ganhou muita força. O André também já tratou dela por aqui. [...]

  7. [...] O Enem já foi assunto dos artigos do Futuro Professor uma ou duas vezes, e se trata de um tema muito polêmico. Agora, com o exemplo da Unicamp, alguns outros vestibulares podem começar a fazer a mesma mudança e considerar, de uma maneira ou de outra, a redação no exame. O que vocês acham: esse tipo de mudança acarretará em benefícios para a educação brasileira? Ou é apenas uma forma forçada de “empurrar” a redação? Eu acredito que a Comvest faz bem em exigir do vestibulando, no mínimo, uma redação com nota diferente de zero. [...]

  8. Helaine Ferreira Hassen Dam disse:

    Bom dia!
    Terminei o segundo grau em 2001. Na época perdi a grande oportunidade de fazer o ENEM, mas hoje vejo o quanto faz falta para mim.
    Quero saber se ainda hoje t êm como eu realizar a prova e se puder o que preciso fazer para me inscrever.
    Desde já agradeço a atenção!
    Helaine

  9. monize disse:

    gostaria de saber alguma dica para todos podermos ir bem no enem

  10. jane disse:

    sim, acho muito legual isso porq

  11. Eliane disse:

    Boa Tarde.
    Quero saber como faço , para saber a minha nota
    da redação do Enem 2006.

    Desde já agradeço!

  12. Richar disse:

    Vejo em muitas cidades que os alunos estão fazendo cursinhos particulares para terem notas altas no ENEM.
    O objetivo do ENEM é avaliar o desepenho do aluno através de metodos que nem quero comentar, mas quando eles fazem cursos para tirarem notas altas torna a avaliação do ENEM inútel, pois será considerada uma nota de um aluno de um cursinho particular e não do conteudo aprendido nas escolas públicas.
    A avaliação na verdade não avalia nada, tem muitas falhas.
    Ao invés de se gastar tanto tempo e dinheiro com avaliações, deveria-se investir em boa educação.
    Retirar diretores e professores sem qualificação dos cargos e colocar pessoas que se importam com a educação. Quem é professor sabe muito bem que, os ocupantes de cargos altos na área de educação são pessoas totalmente despreparadas. Lobistas de prefeitos, ou outros politicos.
    A população tem sua parte de culpa nisso, pois, a nova geração de pessoas não sabem educar seus filhos, satisfazem suas vontades, não impôem limites às crinças. Não ensinam nada sobre moral, empatia, etc. É muito fácil meter o pau no governo pelo fracasso da criação de seus filhos. A preocupação maior pela educação dos filhos é dos pais. Se não cobrarem resultados seus filhos serão tão burros quanto eles mesmos.
    Evolução começa em nossos filhos terem o melhor do homem e da mulher e acrescentarem a sua parte de conhecimento, moral, etica, e outros valores. Tornar um ser com o melhor dos dois indivíduos somados as qualidades que ele desenvolveu formano um novo ser. Infelismente não é isso que acontece.
    Vemos novos adultos que não sabem o que é limite, ética, moral, empatia.
    Adultos sem educação, gentileza, com puca paciência. Verdadeiros homens das cavernas modernos.
    Vou parando por aqui, mas esse assunto tem muito à ser discutido… mas o ponto principal é que. A EDUCAÇÂO não vem da escola mas sim de berço. A escola é apenas um complemento. Infelismente a escola hoje é um grande problemas devido as pessoas erradas estarem no comando.
    obs: Sou Analista de suporte e não professor ou algo parecio.

  13. leni fagundes ferreira disse:

    Gostaria de saber qual foi o meu desempenho real na prova do enem e como me saí na redação.

  14. leni fagundes ferreira disse:

    Achei a prova do enem muito bem eleaborada, e gostaria de saber qual o meu desempenho (em nota), e como me saí na redação.

  15. Flávio Poci Cabral Junior disse:

    Gostaria de saber qual foi a minha classificação geral no Provão 1998 (eng Civil), como faço para obtê-la? Soube que acertei 85% da prova.
    Para o curso de mestrado nas Universidades públicas levaria alguma vantagem?
    Obrigado.

  16. soraia lisboa disse:

    sou estudante do eja de Itu estou terminando este ano,obtive 35 acertos na PROVA NAS QUESTÕES Objetivas,e que conclui 55% da prova será que tenho chance de bolsa?a redação tem peso na avaliação final?obrigada.

  17. site disse:

    hi…

    wonderful post…

  18. fernando antonio disse:

    eu gostaria de saber,qdo chega o resultado final da prova!!!
    bom!!!!eu acredito q vida nao é feita de resultado,mas sim de atitudes,pq se eu nao vou muito bem,ai eu tomo a atitude de fezer novamente quem sabe eu nao posso ser o melhor,como diz”tudo é possivel ao que crê….

  19. [...] O ProUni – Programa Universidade para Todos – é um programa do governo federal criado no primeiro mandado do presidente Lula, que tem como objetivo principal inserir estudantes de baixa renda na Universidade através de Bolsas de estudo (parciais e integrais) em instituições privadas de ensino superior (que recebem isenção de impostos). A seleção é feita a partir dos resultados no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. O programa, segundo o MEC, está articulado com a criação de novas universidades públicas federais e novos campi para as existentes – além de ampliação de vagas nas mesmas – para cumprir as metas de ter 30% dos jovens entre 18 a 24 anos no ensino superior (contra os atuais 12%, segundo o Ministério). [...]

  20. edimar da silva araújo disse:

    eu sou universitário e já fiz o enem. não acho que a prova é bem elaborada pois naõ exige o máximo do aluno e sim decoração de fórmulas!!!!!!!!

  21. [...] Enem já foi assunto dos artigos do Futuro Professor uma ou duas vezes, e se trata de um tema muito polêmico. Agora, com o exemplo da Unicamp, alguns [...]

  22. Thamires disse:

    Aff fleei que ia fazeer maais foi só papo ¬¬” Axa que vou fazeer está merdaa ?! Aff que tontisse não perco meeu tempo não !

  23. Felicia Torres Gouveia disse:

    Eu queria saber se alunos providos da rede pública de ensino supletivo a distância,mais especificamente estudantes do CES(centro de ensino supletivo), têm direito ao PROUNI depois de obter rendimento maior que 45% no ENEM?

  24. Jonkacio disse:

    naw axo que o enem seja uma boa alternativa,,

  25. Jonkacio disse:

    naw axo que o enem seja uma boa alternativa,,
    nunca fiz essa merda de avaliaçao,,,e nem preciso,,,

  26. Jonkacio disse:

    vcs axam que tem alguem que gosta de ficar lendo qestoes com maior senso de drama,,questao simples,eles colocam um texto na frente so pra a pessoa se cansar e acabar errando,,enem é uma furada!!!!!!!!!!!!!

  27. Fernanda disse:

    Fiz o enem,consegui uma bolsa e nao tenho nada a reclamar somente a agradeçer.

  28. radiologia disse:

    WOW just what I was searching for. Came here by searching for radiologia

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