A educacão em nove anos: mudanças no Ensino Fundamental

Em 6 de janeiro de 2007, por Rafael Rocha
mais leituras no site do MEC
mais informações com o MEC

Uma recente alteração no Ensino Fundamental vem trazendo certo debate, e merece nossa atenção: a aprovação da lei 11.274, em fevereiro de 2006, que muda a duração do ensino fundamental de oito para nove anos, transformando o último ano da educação infantil no primeiro ano do ensino fundamental.

Desse modo, o aluno deve ser matriculado na primeira série (agora chamada de “primeiro ano”) com seis, e não com 7 anos de idade (como é no sistema atual). Outra lei, 11.114, de 2005, que alterava a LDB (Lei nº 9.394, de 96), já aceitava a matrícula de alunos com seis anos de idade no ensino fundamental.

As escolas tem até o ano de 2010 para se adequar à lei. Em algumas capitais brasileiras (e o Distrito Federal), o ensino fundamental de nove anos já é oferecido.

O importante de se discutir e refletir sobre esse assunto é se, realmente, essas mudanças irão melhorar o ensino nas escolas e irão preparar melhor o aluno, ou se essas novas mudanças apenas servirão para se trocar o nome do último estágio do ensino infantil pelo nome de primeira série do ensino fundamental.

Analisando páginas de algumas escolas particulares sobre o assunto, vemos que é, para elas, apenas uma questão de nomenclatura:

9 anos 8 séries
1º ano Jardim III
2º ano 1ª série
3º ano 2ª série
4º ano 3ª série
5º ano 4ª série
6º ano 5ª série
7º ano 6ª série
8º ano 7ª série
9º ano 8ª série

Por outro lado, a decisão permite (forçosamente) que alunos que não teriam acesso à pré-escola, alunos mais carentes, possam ter um ensino um pouco maior. Mas é claro que, como a medida vem sem demais ajustes no ensino fundamental, ela, sozinha, não consegue diminuir de forma concreta o abismo entre a qualidade dos ensinos público e privado.

O que você acha?

Leia mais sobre o assunto:

IMPORTANTE!

Para tentar responder ao grande número de dúvidas relacionadas à Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, criamos o artigo Ensino Fudamental de Nove Anos – dúvidas freqüentes, neste mesmo site. Leia também abaixo as discussões entre os leitores sobre o assunto.

421 Comments

  1. Viviane disse:

    Existe uma lei que fale sobre a data limite pra eu efetuar a transferencia numa escola estadual ou municipal?

  2. Kraus disse:

    You actually actually cause it to appear really easy along with your powerpoint presentation but I actually to find the following matter that they are actually one thing that I believe I’d by no means have an understanding of. It seems very complex plus extremely huge to do. I’m having a look ahead on your subsequent submit, I’ll attempt to purchase the hang than me!

  3. Alexsandro Menezes disse:

    Podem aumentar para até 200 anos o tempo de permanência em sala de aula que nada vai mudar em relação à educação no Brasil. As crianças são “educadas” pela família (que perdeu sua base moral – Deus), pela TV (essencialmente comercial/imoral) e pelas redes sociais. Enquanto estes meios não sofrerem uma alteração moral, as crianças continuarão sem vontade nenhuma de estudar, apenas “farriar”. Claro, há sempre as exceções.

  4. rosangela disse:

    meu filho esta na uqarta série,em que ano devo matricula-lo ,com essa nova lei?

  5. Sweet blogging site! I discovered it even while searching on Yahoo Information. Does one have any helpful hints regarding how to get outlined in Yahoo Information? I have been seeking for just a though but I hardly ever look to have there! Quite a few thank you

  6. Rafael barreto disse:

    Estou aqui pra entender melhor isso.
    Aqui em Aracaju minha filha estuda em um colégio e ela terá que repetir o maternal 2 sendo que ela faz 4 anos dia 3 de abril e aqui em Aracaju o promotor sancionou que só poderia passar de ano aqueles que fizessem 4 anos ate 31 de março.
    Mas aqui existem colégios que dizem que fazem um termo de responsabilidade para os pais assinarem para que o aluno passe de serie, gostaria de saber se isso pode ser feito, e se contraria a lei.
    E outro colégio diz que minha filha poderia avançar sem problema nenhum e que quando ela fosse para o 1 ano ela faria uma prova e nessa prova saberia se ela tinha capacidade de avançar existe isso?

  7. Elizamar Silva de lima disse:

    Concordo com as mudanças ,desde que os educadores,tenham comprometimento,responsabilidade,compromisso com a sua profissão.Para que essas mudanças se os educadores,não saber ,o que está avaliando,quem será avaliado,para que se avalie, com a função de avaliar o educando…. OS EDUCANDOS…. precisam de ser acompanhado….. para ser avaliado de verdade…. com muita….responsabilidade… para não ser desmotivado…. ao longo de sua trajetoria escolar….. bjs PENSEM NISSO COMPROMISSO ,COMPROMETIMENTO E REPONSABILIDADE… São esses educandos o futuro de nossa NAÇÃO….

  8. O problema da educação brasileira está na forma como o sistema insiste em operar, sem levar em conta a realidade dos Estados e Regiões.
    O metodo como o MEC opera e a forma como impõe, nesse modelo neoliberal, elitista, quando é imposta de alto para baixo, por visão destes tecnocratas, que nada fazem de mal menos que prejudicar e atrapalhar o desenvolvimento de educação, pautando em seus trabalhos um modelo educacional totalmente revestido de elitização favorecendo o Ensino privado em detrimento da Educação Pública…
    Ciente desse disparate, e sabedor de quanto esse modelo é cruel e insano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criou o Sistema de Cotas, pra abrir vaga para os filhos de trabalhadores pobres que jamais, teriam condições de concorrer em pé de igualdade com os “filhinhos” de papais que já nasceram em berço de ouro, estudando nas melhores escolas privadas e ingressando nas faculdades Publicas…
    Esse é um modelo que poderiamos chamar de CRIMINOSO por que elimina a maioria em beneficio, institucionalizado, pela forma de disputa (mesma coisa que um cidadão pacata enfrentava se via obrigado enfrentar num duelo, qualquer pistoleiro, hábil no gatilho – sob essa circunstancia de contexto cultural, era morte certa!). Assim, era o modelo de vestibular, antes da Lei das cotas…

  9. Cláudia disse:

    Senhores pais, estive neste a alguns anos questionando o fato de minha filha não ser aceita no primeiro ano e fui orientada pelo colégio a mante-la no infantil pela idade. No periodo, fiquei magoada, por pagar colégio particular e ter de separa-la dos colegas. Fiz avaliações em outros colégios do mesmo padrão onde ela foi muito bem e aceita em todos para iniciar no primeiro ano, matriculei ela e, infelizmente nos anos seguintes tive muitos problemas com ela, sempre com resultados baixos e um esforço excessivo dela para acompanhar o grupo, necessitando até hoje de reforço escolar, acompanhamento com psicopedagoga e muita dedicação dela. Hoje minha opinião sobre o assunto é Não antecipe idade de seus filhos, deixo-os viverem a infancia e principalmente percebi que mudou o nomenclatura das turmas e os conteúdos permanecem, minha filha esta antecipada em idade de acordo com a turma 1 ano e pelo conteudo mais 1. Penso em mante-la neste ano na série em que está…

  10. Elizaude Ribeiro disse:

    penso que essa mudança do ensino de 8 anos para 9 anos ,gerou opiniões diferentes se a criança passa mais um ano de ensino com certeza terá chance de aprender mais, a inteligência da criança é estimulada desde cedo. Eu queria ter colocado meu filho com seis anos na primeira série mas não existia essa lei,vamos acreditar na educação de qualidade ,assim teremos um país melhor.

  11. Escola Eb disse:

    Quero saber as alteracoes que houveram na saude, comunicaçao e educaçao

  12. Escola Eb disse:

    a informaçao que eu pretendo sao as mudancas que ocorreram na educaçao, saude e comunicaçao. preciso de resposta o mais rapido possivel.
    merci

  13. suely dalsenter disse:

    Gostaria de saber se pela nova lei um aluno da 7.a serie pode ser reprovado por não ter passado em inglês, mesmo tendo sido aprovado em todas as outras matérias

  14. Tatiana alves da costa disse:

    Entaõ eu errei muito ,quando nos mudamos e um colegio em que eu matriculei ele me obrigou a matricula-lo no 1 ano,ele tinha 4 pra 5 anos.teve dificuldades pra acompanhar a turma e elas diziam que por ele fazer aniversario no meio do ano estava certo.mais hoje vejo que eles erraram em terem interferido tanto assim,no ensino do menino.ou seja ele com 5 anos ja estava no primeiro ano. e depois matriculei ele com 5 pra 6 em outro colegio no primeiro ano de novo.

  15. eliana disse:

    ontem 22/08 tive uma reunião na escola do meu filho em que eles nos avisaram que meu filho de 5 anos,ele fará 6 emv 29/05/2014,ele que está no jardim ñ irá frequentar o pré,sendo que em reunião dia 16/08/2013 assinei a matrícula dele para o pré,diziam que essas crianças trão para o primeiro ano ,na hora fiquei em choque,mas argumentos ñ adiantam qdo leis são postas em vigor,meu maior medo na hora é acontecer com ele o que aconteceu com o filho da Tatiane alves costa ,relato acima,torço para que tudo fique certo para essas crianças.gostaria de saber se isso é correto.

  16. Paulo Josué disse:

    No futuro, os criadores desta aberração educacional de nove anos serão considerados ou vigaristas ou incompetentes e sobretudo, ignorantes da realidade escolar pública do Brasil. Prefeitos incompetentes, secretários de educação despreparados, indicados pelo puxa saquismo e não pela capacidade. Escolas em péssimas condições e professores despreparados e desmotivados.
    Piaget e Montessori devem estar se revirando na cova.

  17. Therefore gloss which includes a dry out cloth and let a cover to help you environment arid.

  18. These days, the particular trench cover transcends virtually all social problems and is also widely used between most amounts of modern society because well-designed properties.

  19. Liliam disse:

    A ASSESSORIA ACADÊMICA – Trabalhos Acadêmicos presta serviços de assessoria e consultoria em
    trabalhos acadêmicos e elabora diversos tipos de trabalhos acadêmicos.
    Nossa assessoria abrange desde simples trabalhos escolares (nível fundamental e médio) ao nível superior
    (graduação) e pós-graduação / especialização. e-mail: contatoacademicco@gmail.com

  20. Hi to every , because I am actually eager of reading this website’s post
    to be updated daily. It consists of good material.

Deixe sua opinião

Levando em conta a proposta do site, os comentários devem ser utilizados para discussão e expressão de idéias e opiniões sobre o artigo "A educacão em nove anos: mudanças no Ensino Fundamental"